A) Em Karl Marx, a educação deve comportar três aspectos: o intelectual, o corporal, tal como nos exercícios de ginástica, e o tecnológico, abrangendo os princípios gerais e científicos de todos os processos de produção.
Certa! Marx defendia que a educação politécnica levaria a formação de um homem omnilateral (ou integral), abrangendo três aspectos: o físico (ou corporal), o mental (ou intelectual) e o técnico (ou tecnológico), adequado à idade das crianças, jovens e adultos.
B) Henry Giroux defendia uma visão radical da educação, na qual a escola, apesar de ser um local de dominação e reprodução, permitiria às classes oprimidas um espaço de resistência.
Certa! A partir de uma visão radical da educação, Giroux defende que, apesar de ser um local de dominação e reprodução social, a escola possibilita a ação de resistência ao povo (massa dominada).
C) Émile Durkheim via a educação como um esforço contínuo para preparar a criança para a vida em comum, suscitando e desenvolvendo certos estados físicos, intelectuais e morais exigidos pela sua sociedade.
Certa! Durkheim preocupava-se em preparar a criança para a vida em comum (visando a manutenção das estruturas sociais estabelecidas). Sendo assim, procurou estabelecer certos estados físicos, além de uma educação moral – e não apenas intelectual – que não recorra à religião (força impositiva da sociedade, que reforça a solidariedade entre seus membros) nem a ideologias puras, sendo fundada na razão.
D) Para Ivan Illich, a educação deve ser obtida, preferencialmente, na escola, pois é um lugar privilegiado para se aprender uma habilidade, a partir da aprendizagem intencional de um formato curricular.
Errada! Illich criticou de forma severa os sistemas escolares, rotulando-os de reprodutores da sociedade. Nesse sentido, propôs a teoria que chamou de desescolarização da sociedade.
E) Para Christian Baudelot e Roger Establet, a cultura transmitida e elaborada na escola não é única, pois tudo o que passa por ela é atravessado pela divisão da sociedade, sendo, portanto, os fins da educação opostos e antagônicos.
Certa! Para os referidos autores, a cultura transmitida e elaborada na escola não é única, tudo passa pela divisão da sociedade (sociedade de classes), sendo, portanto, os fins da educação opostos e antagônicos.
GABARITO: alternativa “D”