SóProvas



Questões de Principais Correntes do Pensamento Sociológico


ID
63373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.

Para a tendência liberal tradicional, a função primordial da escola é formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, articulando a educação com o sistema produtivo.

Alternativas
Comentários
  • TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL 
    Segundo esse quadro teórico, a tendência liberal tradicional se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral. De acordo com essa escola tradicional, o aluno é educado para atingir sua plena realização através de seu próprio esforço. Sendo assim, as diferenças de classe social não são consideradas e toda a prática escolar não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno.
     
    Quanto aos pressupostos de aprendizagem, a idéia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para o espírito da criança é acompanhada de outra: a de que a capacidade de assimilação  da criança é idêntica à do adulto, sem levar em conta as características próprias de cada idade. A criança é vista, assim, como um adulto em miniatura, apenas menos desenvolvida.
     
    No ensino da língua portuguesa, parte-se da concepção que considera a linguagem como expressão do pensamento. Os seguidores dessa corrente lingüística, em razão disso, preocupam-se com a organização lógica do pensamento, o que presume a necessidade de regras do bem falar e do bem escrever. Segundo essa concepção de linguagem, a Gramática Tradicional ou Normativa se constitui no núcleo dessa visão do ensino da língua, pois vê nessa gramática uma perspectiva de normatização lingüística, tomando como modelo de norma culta as obras dos nossos grandes escritores clássicos. Portanto, saber gramática, teoria gramatical, é a garantia de se chegar ao domínio da língua oral ou escrita.
     
    Assim, predomina, nessa tendência tradicional, o ensino da gramática pela gramática, com ênfase nos exercícios repetitivos e de recapitulação da matéria, exigindo uma atitude receptiva e mecânica do aluno. Os conteúdos são organizados pelo professor, numa seqüência lógica, e a avaliação é realizada através de provas escritas e exercícios de casa.
  • A questão refere-se à Tendência Liberal Tecnicista
  • A assertiva está se referindo a Tendência Liberal Tecnicista, então não é a tradicional que concebe essa função

  • ERRADO!!


    A tendência se refere à Liberal Tecnicista!


    Conforme Libâneo:


    Num sistema social, orgânico, harmônico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas. Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos  "competentes" para o mercado de trabalho, transmitindo , eficientemente , informações precisas, objetivas e rápidas.



    FOCO#@


  • Tecnicista.

  • não pdoeria ser tb tradiconal??


ID
63376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.

Em uma escola fundada na concepção liberal renovada não-diretiva, o resultado do processo educativo é muito semelhante ao de um tratamento terapêutico.

Alternativas
Comentários
  • A concepção renovada não-diretiva atribui à escola o papel de formar atitudes. Para isso, esta deve estar mais preocupada com os aspectos psicológicos do que com os aspectos pedagógicos ou sociais. A ideia de uma boa educação passa pelo propósito de favorecer à pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal no sentido de bem estar próprio e do seu semelhante, onde o centro da atividade escolar não é o professor nem os conteúdos disciplinadores, mas sim o aluno ativo e curioso, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências significativas.


ID
63382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.

Na concepção liberal tecnicista, o papel da escola é preparar intelectualmente o aluno. Sendo assim, o compromisso da escola deve ser com a cultura e não com aspectos sociais.

Alternativas
Comentários
  • A escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas especificas. a escola assim, funciona no aperfeiçoamento da ordem social vigente (sistema capitalista)articulando assim diretamento com o sistema produtivo.sendo assim empregará a tecnologia comportamental (mudança de comportamento), seu interesse imediato é produzir individuos "COMPETENTES" o mercado de trabalho com eficiencia, objetivas e rapídas.
  • "A tendência Liberal Tecnicista surge no século XX, com o objetivo de implementar o modelo empresarial na escola, ou seja, aplicar na escola o modelo de racionalização típico do sistema de produção capitalista. Com forte influência das teorias positivistas e da psicologia americana behaviorista, o tecnicismo busca ensinar o aluno por meio do treinamento."

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/37579/a-tendencia-liberal-tecnicista#ixzz2e4FoOG95
  • Na concepção liberal tecnicista, o papel da escola é preparar intelectualmente o aluno. Sendo assim, o compromisso da escola deve ser com a cultura e não com aspectos sociais.

    As concepções estão invertidas na questão:

    A tendência liberal tecnicista  preocupa-se com os aspectos sociais, no sentido de formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho; não está preocupado em transmitir valores culturais em si.

    A tendência liberal tradicional  preocupa-se com o ensino humanístico e valores culturais, no qual o aluno é educado para atingir sua plena realização como indivíduo através de seu próprio esforço, além de não ter nenhum envolvimento com o cotidiano do aluno, dispensando is aspectos sociais (diferenças de classes, por exemplo) que o envolve.


ID
63388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.

Na concepção progressista libertária, a escola deve desenvolver nos alunos a dimensão autogestionária do ser, de forma a influenciar todo o sistema social.

Alternativas
Comentários
  • Papel da escola- A pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário.

ID
63391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.

A escola, na tendência progressista crítico-social dos conteúdos, busca contribuir para que o aluno supere a experiência sintética do conhecimento, desenvolvendo uma visão sincrética.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    É ao contrário, do sincrético para o sintético.
  • Uma das mediações pela qual o aluno, pela inter­venção do professor e por sua própria participação ativa, passa de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada (sincrética) a uma visão sintética, mais organizada e unificada

  • ERRADO!!


    Conforme Libâneo:


     A educação é uma atividade mediadora no seio da prática social global, ou seja, uma das  mediações pela qual o aluno, pela intervenção do professor e por sua própria participação ativa, passa de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada (SINCRÉTICA) a uma visão sintética, mais organizada e unificada.


    FOCOFORÇAFÉ#@


ID
213826
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Criador da sociologia da educação, autor de uma teoria que se opõe vivamente ao idealismo, corrente segundo a qual a sociedade é formada pelo 'espírito' ou 'consciência' humana, Durkheim acreditava que a educação exerce um papel fundamental na construção social do humano, ao permitir que os indivíduos assimilem uma série de normas e princípios elaborados coletivamente para orientar sua conduta. Nesse sentido, postulava que

Alternativas
Comentários
  • Durkheim via na educação o mecanismo básico para a contituição de sistemas sociais e de manutenção e perpetuação destes em forma de sociedades. 
  • Gabarito C   Durkeim afirma que os fatos sociais são aqueles que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a adaptar-se às regras da sociedade em que vivem. Nem sempre utilizava a força física. Interiorização de normas e regras, que são socialmente construídas e que pensamos que são escolhas pessoais. E assim afirma que o homem é produto da sociedade pois apenas internaliza o que lhe é imposto.

ID
312289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais
teóricos, julgue os itens a seguir.

Para Karl Marx, a educação transita entre dois polos: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica.

Alternativas
Comentários
  • Está correta a afirmativa "Para Karl Marx, a educação transita entre dois polos: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica."

    A atividade do educador, na perspectiva de Marx, nos leva a observar, por conseguinte, os dois pólos: o da afirmação de valores e o da reflexão crítica/autocrítica; o das convicções e o das dúvidas. A educação, no âmbito do esfor­ço daqueles que lutam por uma democratização mais efetiva da sociedade, deve passar continuamente de um pólo ao outro. Se es­tacionar no primeiro, coagula os valores, ossifica-os, engessa-os e atrela a práxis a dogmas. Se ficar girando exclusivamente em torno do segundo, esvazia a práxis, emperra-a, prende-a num círculo vi­cioso, transforma-a num jogo estéril.

    http://aulasnolasco.blogspot.com/2008_12_01_archive.html
  • A questão pede que identifiquemos os dois polos em que se assenta a educação para Karl Marx.

    Para este autor, fundador da doutrina comunista e precursor do materialismo histórico, a educação transitava em dois níveis: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica.

    GABARITO: questão “CERTA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - Direção Concursos

    A questão pede que identifiquemos os dois polos em que se assenta a educação para Karl Marx.

    Para este autor, fundador da doutrina comunista e precursor do materialismo histórico, a educação transitava em dois níveis: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica.

    GABARITO: questão “CERTA”


ID
312301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais
teóricos, julgue os itens a seguir.

Max Weber considerava que as práticas pedagógicas, como fato social, são determinadas pela estrutura social em vez de por decisões arbitrárias de educadores.

Alternativas
Comentários
  • Tentando determinar características capazes de distinguir o
    homem, podemos afi rmar que, enquanto o animal vive em um meio,
    o homem vive em um mundo. Ou seja, os animais, até o ponto em que
    podemos saber, apenas reagem às condições que lhes são impostas pelo
    meio em que vivem, valendo-se de seu instinto, de sua capacidade de
    reação às ameaças e aos estímulos diversos. O homem, que partilha com
    os demais seres vivos essa condição de animal, vai além: cria um mundo,
    isto é, constrói seu próprio ambiente humano, cheio de artefatos e pleno
    de signifi cados por ele mesmo atribuídos. O homem é, em suma, um ser
    capaz de construir a CULTURA.
  • Errado. Quem fala da educação ser determinda por estruturas é DURKHEIM.

  •  

    TJES10_020_43.pdf

    Max Weber considerava que as práticas pedagógicas, como fato social, são determinadas pela estrutura social em vez de por decisões arbitrárias de educadores.E a mesma questão e lá estava ERRADO

  • Sua preocupação fundamental é  individuo e suas ações, a SOCIEDADE NÃO E EXTERNA, logo não está acima dos individuos.


ID
406891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx
aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas
simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais,
em diversos lugares do planeta .

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São
Paulo: Avercamp
, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para Marx e alguns estudiosos do marxismo, a educação é um instrumento de inculcação da ideologia dominante.

Alternativas
Comentários
  • Althusser e Paulo Freire absorveram um pouco da filosofia de Marx, no que tange a essa perspectiva de que se deve lutar pela conscientização da classe oprimida.
    Os crítico-reproduvistas denunciam o caráter perverso da escola capitalista, onde a escola da maioria reduz-se totalmente à inculcação da ideologia dominante, enquanto as elites se apropriam do saber universal nas escolas particulares de boa qualidade, reproduzindo, assim, as contradições inerentes e necessárias ao capitalismo.
    Marx apoiava a luta pela democratização do ensino e da escola única, a valorização do pensar e do fazer, a desmistificação da alienação e ideologia, ou seja, ideologia dominante, como citada na questão.
  • A questão cobra conhecimentos sobre o pensamento pedagógico de Karl Marx.

    Este pensador defendia que a educação operava como um instrumento de inculcação da ideologia dominante, sendo esta educação, em seu tempo, mais especificamente, um elemento de manutenção da hierarquia social, de dominação da burguesia sobre o proletariado.

    GABARITO: questão “CERTA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    A questão cobra conhecimentos sobre o pensamento pedagógico de Karl Marx.

    Este pensador defendia que a educação operava como um instrumento de inculcação da ideologia dominante, sendo esta educação, em seu tempo, mais especificamente, um elemento de manutenção da hierarquia social, de dominação da burguesia sobre o proletariado.

    GABARITO: questão “CERTA”


ID
406894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx
aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas
simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais,
em diversos lugares do planeta .

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São
Paulo: Avercamp
, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para o marxismo, a educação é considerada um problema individual, sujeito a um processo de aperfeiçoamento espiritual.

Alternativas
Comentários
  • Para Marx a educação reproduz o interesse da classe dominante. Esta classe, na sociedade capitalista, seria a classe burguesa. ... Formando os filhos dos operários, as instituições de ensino têm a responsabilidade de direcionar o conhecimento científico para denunciar a exploração do homem pela sociedade capitalista.


ID
406897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx
aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas
simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais,
em diversos lugares do planeta .

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São
Paulo: Avercamp
, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Na utopia revolucionária, a educação é considerada um elemento importante para a emancipação humana.

Alternativas
Comentários
  • GAB CERTO
    Para Marx a classe dominada tem que se unir e inverter os papeis e assim obter a emancipação. Sua sociologia é revolucionária
  • A esperança de Marx por uma nova sociedade não pode ser construída sem a presença também da ação educativa. No Manifesto, ele deixa claro que a educação deve ser levada em consideração no momento de se elaborar qualquer projeto de superação das relações sociais burguesas. É preciso, segundo ele, arrancar a educação da influência da classe dominante, do modo burguês de ver o mundo, se não quisermos que as crianças sejam transformadas “em simples objetos de comércio, em simples instrumentos de trabalho” (1984: 32).

     

    Entre as medidas a serem implementadas para que um novo tipo de educação seja construído, é preciso praticar uma “educação pública e gratuita de todas as crianças”. Pensando a educação como parte de sua utopia revolucionária, Marx identificou nela uma arma valiosa a ser empregada em favor da emancipação do ser humano, de sua libertação da exploração e do jugo do capital - a construção da sociedade comunista.

     

    Fonte: https://www.espacoacademico.com.br/038/38cabcarvalho.htm


ID
406900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx
aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas
simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais,
em diversos lugares do planeta .

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São
Paulo: Avercamp
, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para os marxistas, a prática educativa é uma atividade que favorece a transformação da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • GAB CORRETO
    Caracteristas da educação Marxistas : Afirma valor e reflexão crítica,e com isso há  favorecimento da trasformação da sociedade.
            

ID
468910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subseqüente com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.

Para Althusser, a escola tem a função de formar o intelectual orgânico e lutar pela hegemonia na sociedade.

Alternativas
Comentários
  • É GRAMSCI e não Athusser- Intelectuais Orgânicos (Proletariado)

    Intelectuais Tradicionais (Classe Dominante)

  • Althusser: O Estado se mantem no poder por meio de 2 aparelhos:

     

    Aparelhos IDEOLÓGICOS do Estado: Igreja, Educação (aqui a escola atua, discretamente, conforme orientações do Estado, exercendo um poderio ideológico)

     

    Aparelhos REPRESSIVOS dos Estado: uso da violência, repressão.

     

    Obs.: Althusser argumenta que a escola favorece a formação social capitalista quando pretende sujeitar os indivíduos à ideologia dominante, garantir a reprodução da força de trabalho por meio da reprodução de habilidades, além de garantir a reprodução da submissão às regras da ordem estabelecida dentro desse regime de exploração e repressão.

     

    http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/CI-204-05.pdf

     

    Gramsci:

    Julgava necessário criar um novo intelectual, desta vez coletivo, “orgânico”, capaz em consequência de assentar valores e prioridades próprias do proletariado, sendo elemento integrador de um novo bloco histórico formado pelas classes subalternas.

     

    Os intelectuais de tipo orgânico, ao se desenvolverem, deparam-se com os de tipo "tradicional", herdados de formações histórico-sociais anteriores: clérigos, filósofos, juristas, escritores e outros. Estes intelectuais tradicionais têm um forte sentimento de continuidade através do tempo e veem-se como independentes em relação às classes sociais em luta. De um certo modo, estas últimas tentam capturar para si estes intelectuais tradicionais no processo da luta pela hegemonia. No caso da classe operária, para Gramsci, a luta seria no sentido de afirmar um novo intelectual, não mais afastado do mundo produtivo ou encharcado de retórica abstrata, mas capaz de ser, simultaneamente, especialista e político. Em outras palavras, capaz de exercer uma função dirigente no novo bloco histórico.

    https://letrasparaumrio.wordpress.com/2011/11/14/gramsci-o-intelectual-organico/

  • Esse pensamento era de Gramsci e não de Althusser! Para GRAMSCI, a escola tem a função de formar o intelectual orgânico e lutar pela hegemonia na sociedade.

    GABARITO: questão “ERRADA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    Esse pensamento era de Gramsci e não de Althusser! Para GRAMSCI, a escola tem a função de formar o intelectual orgânico e lutar pela hegemonia na sociedade.

    GABARITO: questão “ERRADA”


ID
468913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subseqüente com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.

Para Jonh Dewey, a função da escola é possibilitar a experimentação, a fim de que o aluno esteja preparado para viver na sociedade.

Alternativas
Comentários
  • A experiência educativa é, para Dewey, reflexiva, resultando em novos conhecimentos. Deve seguir alguns pontos essenciais: que o aluno esteja numa verdadeira situação de experimentação, que a atividade o interesse, que haja um problema a resolver, que ele possua os conhecimentos para agir diante da situação e que tenha a chance de testar suas idéias.

     

    À medida que as sociedades foram ficando complexas, a distância entre adultos e crianças se ampliou demais. Daí a necessidade da escola, um espaço onde as pessoas se encontram para educar e ser educadas. O papel dessa instituição, segundo ele, é conduzir as crianças ao sentido e à compreensão das coisas mais complexas. Em outras palavras, o objetivo da escola deveria ser ensinar a criança a viver no mundo. 

     

    Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/john-dewey-307892.shtml

  • John Dewey compreendia que a escola – baseada em uma convivência democrática – não seria apenas uma preparação para a vida e sim a própria vida. Nesse sentido, a função da escola é possibilitar a experimentação, a fim de que o aluno esteja preparado para viver na sociedade.

    GABARITO: questão “CERTA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    John Dewey compreendia que a escola – baseada em uma convivência democrática – não seria apenas uma preparação para a vida e sim a própria vida. Nesse sentido, a função da escola é possibilitar a experimentação, a fim de que o aluno esteja preparado para viver na sociedade.

    GABARITO: questão “CERTA”


ID
468916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subseqüente com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.

Durkheim acredita que a educação é feita a partir da geração mais velha para a mais nova, por meio da transmissão de valores dominantes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


    Segundo Émile Durkheim, haveria duas gerações - de jovens e de adultos - esta repassaria os códigos e os valores dominantes àquela. Ressalta-se que o autor considerava a geração de jovens "vazia", ou seja, esses indivíduos seriam apenas receptáculos para os conhecimentos. 

  • Como a educação é entendida por Durkheim como um meio de manutenção das estruturas sociais estabelecidas, é correto concluir que se trata da transmissão de valores dominantes da geração mais velha para a mais nova.

    GABARITO: questão “CERTA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - Direção Concursos

    Como a educação é entendida por Durkheim como um meio de manutenção das estruturas sociais estabelecidas, é correto concluir que se trata da transmissão de valores dominantes da geração mais velha para a mais nova.

    GABARITO: questão “CERTA”


ID
818434
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está

Alternativas
Comentários
  • O que pensou

    Para Rousseau, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.

    Frase

    “A instrução das crianças é um ofício em que é necessário saber perder tempo, a fim de ganhá-lo”;
    “Que a criança corra, se divirta, caia cem vezes por dia, tanto melhor, aprenderá mais cedo a se levantar”
    “Que se destine o jovem para a espada, para a Igreja, para advocacia, pouco importa. Antes da vocação dos pais, a natureza o chama para a vida. Viver é o ofício que eu lhe quero ensinar”.

    Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao/jean-jacques-rousseau.shtml

  • "A concepção de infância, em Rousseau, tem como nuclear a criança, seu tempo, seus desejos, sentimentos e a liberdade como base sob a qual deve ser educada."

     

    https://pluralesingulares.wordpress.com/tag/jean-jacques-rousseau-1712-1772/

  • Essa questão no exige conhecimentos do pensamento pedagógico de Rousseau. Vamos à análise!

    A) a consideração da criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida.

    Correta! Esse é de fato um dos pontos defendidos por Rousseau, a criança deve ser vista como um ser peculiar, que possui características próprias e inerentes ao grau de desenvolvimento no qual se encontra.

    B) a ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.

    Errada! Para Rousseau a criança deve ser vista como um ser particular e não como um adulto e miniatura. Além disso, o papel da educação, para este autor, visa a formação do ser humano, do cidadão; para se ter adultos é preciso educá-los desde criança, ou seja, a educação não se direciona meramente para o futuro, mas sim, exige uma formação contínua, presente.

    C) a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, desde os anos iniciais.

    Errada! Para Rousseau a educação é um processo natural, fundamentado no desenvolvimento interno da criança; seus interesses e necessidades imediatas é que determinam a organização do estudo e o seu desenvolvimento.

    D) a ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais.

    Errada! Segue a mesma linha de resposta que a alternativa anterior.

    E) o foco na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo.

    Errada! Para Rousseau a criança nasce boa, o adulto é que, com sua falsa concepção de vida, a perverte.

    GABARITO: alternativa “A”


ID
821770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Louis Althusser, herdeiro intelectual de Karl Marx, elaborou crítica radical aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.

Alternativas
Comentários
  • Altusser ( filóso francês, 1918-1990): influenciado pelo marxismo considera que a função da escola não deve ser compreendida de forma isolada, mas enquanto inserida no contexto da sociedade capitalista. O sitema escolar capitalista e outras intituições reproduzem a força de trabalho qualificada para empresas e industrias.
    Para Altusser o Estado é composto de dois tipos de aparelhos que viabilizam a imposição da ideologia: 

    Aparelho Repressivo do Estado ( ARE): compreende o Governo, a Administração , o Exército, a Polícia, que funcionam pela "violência". Nem todos são punidos da mesma forma, uma vez  que a classe dominante legisla e aplica lei, favorecendo a sim mesma.
    Aparelhos Ideólogicos do Estado (AIE): embora se situem ao lado dos aparelhos repressivos de Estado não se confundem com ele, funciona pela "ideologia" AIE Religioso, AIE Escolar, AIE Familia...
    A escola é o AIE mais influente, pois ela alcança um número expressivo de pessoas durante um longo perído.
    Fonte: Conhecimentos Pedagógicos para Concursos Públicos.
    Fabiana Lagar- 2. ed. - 2012


    Gabarito: Correto
  • Althusser foi um filósofo francês, herdeiro intelectual de Karl Marx, que criticou veementemente aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.

    GABARITO: questão “CERTA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    Althusser foi um filósofo francês, herdeiro intelectual de Karl Marx, que criticou veementemente aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.

    GABARITO: questão “CERTA”


ID
821773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das contribuições de Célestin Freinet para a educação diz respeito ao uso de grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Suas propostas de ensino estão baseadas em investigações a respeito da maneira de pensar da criança e de como ela construía seu conhecimento. Através da observação constante ele percebia onde e quando tinha que intervir e como despertar a vontade de aprender do aluno. De acordo com Freinet, a aprendizagem através da experiência seria mais eficaz, porque se o aluno fizer um experimento e der certo, ele o repetirá e avançará no procedimento; porém não avançará sozinho, precisará da cooperação do professor.

    Na proposta pedagógica de Freinet,a interação professor-aluno é essencial para a aprendizagem. Estar em contato com a realidade em que vive o aluno é fundamental. As práticas atuais de jornal escolar, troca de correspondência, trabalhos em grupo, aula-passeio são idéias defendidas e aplicadas por Freinet desde os anos 20 do século passado.

    Além das técnicas pedagógicas, o aspecto político e social ao redor da escola não deve ser ignorado pelo educador. Isto porque sua pedagogia traz em seu bojo a preocupação com a formação de um ser social que atua no presente. O professor deve mesclar seu trabalho com a vida em comunidade, criando as associações, os conselhos, eleições, enfim as várias formas de participação e colaboração de tudo na formação do aluno, direcionando o movimento pedagógico em defesa da fraternidade, respeito e crescimento de uma sociedade cooperativa e feliz. Para Freinet, "a democracia de amanhã se prepara na democracia da escola".

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lestin_Freinet#T.C3.A9cnicas_desenvolvidas_por_Freinet
     

  • Errado

    Freinet foi um educador francês, desenvolveu atiividades que hoje são bem comum, tais como a aula-passeio, cantinhos pedagógicos, o jornal de classe, troca de correspondência entre escolas. Criou projeto de escola popular, moderna  e democrática. O pedagogo acrescentou uma visão marxista e popular na organização da rede de ensino  no aprendizado em sim. Criou uma pedagogia do trabalho, pois acreditava que a atividade é o que orienta a prática escolar. O objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce. 

    FONTE: FABIANA Margarita Gomes Lagar, Conhecimentos pedagógicos para concurso públicos
  • Só complementando o excelente comentário da Jéssica.. quem fazia uso de "grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando" era Montessori. 

    https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_Montessori
  • Freinet = Libertária

  • A descrição feita pela questão não relaciona-se a Freinet, mas sim, a Maria Montessori.

    GABARITO: questão “ERRADA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    A descrição feita pela questão não relaciona-se a Freinet, mas sim, a Maria Montessori.

    GABARITO: questão “ERRADA”


ID
1249498
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tomando para a escola os pensamentos de Karl Marx, o que torna o aluno um ser alienado em seu processo de aprendizagem, tanto quanto o trabalhador na sua relação de trabalho, é a:

Alternativas
Comentários
  • Karl Marx defendia que, o que torna o aluno um ser alienado em seu processo de aprendizagem, tanto quanto o trabalhador na sua relação de trabalho, é a separação entre o pensar e o agir.

    GABARITO: alternativa “B”


ID
1301011
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o texto abaixo:

Com relação aos estudos que versam a respeito da história e dos fundamentos da educação pode-se dizer que………………trouxe contribuições para o Pensamento Pedagógico………………

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Marx trouxe contribuições para o pensamento pedagógico liberal.

  • Libertário colega.

  • A questão pede que completemos as lacunas com o nome do autor e do respectivo pensamento pedagógico. Vejamos. Skinner e Freud, embora tenham influenciado a educação com suas teorias, são autores mais afeitos à psicologia. Karl Marx foi expoente do pensamento pedagógico socialista e Paulo Freire da pedagogia libertadora. Sendo assim, a alternativa correta é a que informa: Freinet e a pedagogia antiautoritária.

    GABARITO: alternativa “B”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    A questão pede que completemos as lacunas com o nome do autor e do respectivo pensamento pedagógico. Vejamos. Skinner e Freud, embora tenham influenciado a educação com suas teorias, são autores mais afeitos à psicologia. Karl Marx foi expoente do pensamento pedagógico socialista e Paulo Freire da pedagogia libertadora. Sendo assim, a alternativa correta é a que informa: Freinet e a pedagogia antiautoritária.

    GABARITO: alternativa “B”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    A questão pede que completemos as lacunas com o nome do autor e do respectivo pensamento pedagógico. Vejamos. Skinner e Freud, embora tenham influenciado a educação com suas teorias, são autores mais afeitos à psicologia. Karl Marx foi expoente do pensamento pedagógico socialista e Paulo Freire da pedagogia libertadora. Sendo assim, a alternativa correta é a que informa: Freinet e a pedagogia antiautoritária.

    GABARITO: alternativa “B”


ID
1333993
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para muitas perspectivas, sobretudo para o senso comum, a escola é um espaço de democratização do conhecimento e ascensão social das camadas sociais mais carentes. Entretanto, para pensadores como Bourdieu, não é isso que a escola vem propiciando, desde sua origem.

Para o autor, com a entrada dos menos abastados na escola, o que se fez foi substituir a eliminação clara e evidente dessa camada social logo no início da escolarização, por uma eliminação suave e diluída desses jovens ao longo desse processo. Dessa forma, criam-se no cenário escolar diversas mecânicas, como classes de aceleração ou a aprovação com dependência em disciplina para maquiar a exclusão desses jovens.

Como consequência desse processo, vemos alunos saindo da escola com uma grande defasagem idade/série e, quando se formam, com diplomas socialmente desvalorizados. Dessa forma, para Bourdieu, essa escola “para todos” é ainda mais perversa do que seu modelo anterior, na medida em que:

Alternativas

ID
1338169
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia os fragmentos a seguir.

“O método científico deveria subsidiar o trabalho de sala de aula.”
“O caminho mais viável para aprender é o fazer.”
“Grande defensor da escola pública e laica.”


Os fragmentos apresentam ideias presentes na obra de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B  Considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Teixeira foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos,  suas idéias.  eram inspiradas na filosofia de John Dewey 

  • O educador propôs e executou medidas para democratizar o ensino brasileiro e defendeu a experiência do aluno como base do aprendizado.


ID
1406242
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione os nomes dos pensadores clássicos com suas respectivas definições de educação.

1. Émile Durkheim
2. Max Weber
3. Karl Marx

( ) A educação é um elemento de manutenção da hierarquia social, de dominação da burguesia sobre o proletariado.
( ) A consolidação da solidariedade orgânica da sociedade passa pela difusão de uma educação secular e científica.
( ) A educação é fator de seleção e de estratificação social.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 3 1 2


ID
1406836
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Exu - PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Karl Heinrich Marx foi o fundador da doutrina:

Alternativas
Comentários
  • Comunismo (do latim communis - comum, universal "coisa pública", segundo Platão) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção.

    Um dos seus principais mentores filosóficos, Karl Marx, postulou que o Comunismo seria a fase final do desenvolvimento dasociedade humana e que isso seria alcançado através de umarevolução proletária, isto é, uma revolução encabeçada pelos trabalhadores das cidades e do campo.

  • Questão besta, assim como as demais dessa banca e prova específicas. É isso o que se espera de um educador? Ser capaz de resolver uma prova capaz de ser feita por alunos do ensino fundamental?

  • Karl Marx foi um filósofo e economista alemão, fundador da doutrina comunista e precursor do materialismo histórico.

    GABARITO: alternativa “C”


ID
1582288
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação é um fenômeno cujo conhecimento exige a intuição de suas raízes culturais, psíquicas, sociais, econômicas, filosóficas, a memória de seus eventos históricos e o domínio de seus aspectos técnicos instrumentais.


Sobre o estudo desse fenômeno em que se religam discursos (teorias), instituições e práticas, é correto afirmar:


Entre as principais Ciências da Educação, estão a Psicologia da Educação, a Sociologia da Educação e a História da Educação.

Alternativas

ID
1582315
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


A Sociologia da Educação, ao abordar a educação nas diversas sociedades, mostra sua diferenciação por classes sociais, sexo/gênero, idade, raça/etnia e por instituições e práticas em que se desenvolvem – família, escolas, fábricas, quartéis, entre outros.

Alternativas

ID
1582330
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


O sociólogo inglês Anthony Giddens explicou o processo educacional em sua teoria da reprodução, através dos conceitos de Habitus, capital cultural e violência simbólica, entre outros.

Alternativas

ID
1596694
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola tem a função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura, da formação do cidadão e de constituição do sujeito social. No entanto, há divergentes formas de analisar o papel da Instituição escola na sociedade. Marque a alternativa em que correspondem pensador e seu pensamento acerca da função da escola.

Alternativas
Comentários
  • Bourdieu, tece uma severa crítica a escola, por afirmar que a mesma serve a reproduzir e contribuir para uma continuidade do sistema de dominação de classes, segundo ele, existe ainda uma falsa idéia do dom, na verdade o que ocorre é uma significativa exclusão das demais classes a escola e aos estudos. nos anos 1960 este sociólogo frances perpetrou reiterados comentários sobre o papel da escola na sociedade

  • Gabarito: A
    Acerca da função da escola o sociólogo francês, Bourdieu, considera que a função social da escola é conservar as desigualdades e reproduzir as classes sociais.

  • b) Saviani afirma que a função social da escola é promover o homem, elaborando, a partir daí, um método que permitiria à escola exercer tal função. 

    c) Para Durkheim, a escola tem o papel de ordenar e sistematizar as relações homem-meio. Portanto, trata-se da socialização da jovem geração pela geração adulta.

    d) Para Gramsci, a escola é o instrumento para formar os intelectuais de diversos níveis. Pessoas capazes de pensar, de estudar, de dirigir ou de controlar quem dirigem.

    e) Segundo Dewey, a função da escola é funcionar como um laboratório da vida social, assim tem finalidade concreta e presente. 


ID
1645573
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola tem a função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura, da formação do cidadão e de constituição do sujeito social. No entanto, há divergentes formas de analisar o papel da Instituição escola na sociedade.

Marque a alternativa em que correspondem pensador e seu pensamento acerca da função da escola.

Alternativas
Comentários
  •  Gramsci via nelas (AIE,escola) a possibilidade do início das transformações por intermédio do surgimento de uma nova mentalidade ligada às classes dominadas. 

    Na escola prevista por Gramsci, as classes desfavorecidas poderiam se inteirar dos códigos dominantes, a começar pela alfabetização. A construção de uma visão de mundo que desse acesso à condição de cidadão teria a finalidade inicial de substituir o que Gramsci chama de senso comum – conceitos desagregados, vindos de fora e impregnados de equívocos decorrentes da religião e do folclore. Com o termo folclore, o pensador designa tradições que perderam o significado, mas continuam se perpetuando. Para que o aluno adquira criticidade, Gramsci defende para os primeiros anos de escola um currículo que lhe apresente noções instrumentais (ler, escrever, fazer contas, conhecer os conceitos científicos) e seus direitos e deveres de cidadão.

    Uma parte importante das reflexões de Gramsci sobre educação foi motivada pela reforma empreendida por Giovanni Gentile, ministro da 
    Educação de Benito Mussolini, que reservava aos alunos das classes altas o ensino tradicional, “completo”, e aos das classes pobres uma escola voltada principalmente para a formação profissional. Em reação, Gramsci defendeu a manutenção de “uma escola única inicial de cultura geral, humanista, formativa”. Para ele, a Reforma Gentile visava predestinar o aluno a um determinado ofício, sem dar-lhe acesso ao “ensino desinteressado” que “cria os primeiros elementos de uma intuição do mundo, liberta de toda magia ou bruxaria”. Ao contrário dos pedagogos da escola ativa, que defendiam a construção do aprendizado pelos estudantes, Gramsci acreditava que, pelo menos nos primeiros anos de estudo, o professor deveria transmitir conteúdos aos alunos. “A escola unitária de Gramsci é a escola do trabalho, mas não no sentido estreito do ensino profissionalizante, com o qual se aprende a operar”, diz o pedagogo Paolo Nosella. “Em termos metafóricos, não se trata de colocar um torno em sala de aula, mas de ler um livro sobre o significado, a história e as implicações econômicas do torno.”
  • O sociólogo francês, Pierre Bourdieu, explicita, em seu artigo, os mecanismos objetivos que determinam a função social da escola: conservar as desigualdades e reproduzir as classes sociais.

  • b) Saviani afirma que a função social da escola é promover o homem, elaborando, a partir daí, um método que permitiria à escola exercer tal função. 

    c) Para Durkheim, a escola tem o papel de ordenar e sistematizar as relações homem-meio. Portanto, trata-se da socialização da jovem geração pela geração adulta.

    d) Para Gramsci, a escola é o instrumento para formar os intelectuais de diversos níveis. Pessoas capazes de pensar, de estudar, de dirigir ou de controlar quem dirigem.

    e) Segundo Dewey, a função da escola é funcionar como um laboratório da vida social, assim tem finalidade concreta e presente. 


ID
1685362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com referência ao planejamento de ensino, julgue o item que se segue.

Um educador que almeje uma sociedade mais justa deve planejar suas atividades de ensino de modo a contribuir para a transformação social e a realização de seu ideal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO


    Segundo Vasconcellos (1995), “planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real a ser comandado pelo ideal”. Assim, para esse autor, o planejamento ajuda a realizar aquilo que se deseja. Se o educador almeja uma sociedade mais justa, ele deve atuar na busca desse ideal ao planejar sua ação educativa (relação teoria-prática). Dessa forma, ele poderá interferir de alguma maneira na realidade.


    Assim, a decisão de planejar significa crer que a realidade pode ser mudada; perceber a necessidade de situar-se entre o teórico e o metodológico; enxergar a possibilidade de realizar determinada ação. O educador, então, perceberá que o planejamento é imposto, como uma questão política, pois envolve, entre outros fatos, o compromisso com a transformação, ou reprodução, da sociedade brasileira.


    Fonte: http://www.acpms.com.br/arquivos/5eabf6392549325412df46de08d02cd2.didatica_organizacao_do_trabalho_pedagogico.pdf

  • Ótima explicação!!!

  • O professor é o mediador entre o aluno e a sociedade.

    A partir desta visão podemos perceber que aquele profissional que não busca desenvolver alunos (cidadões) ativos, apenas repassa os conteúdos de oficio que o curriculo escolar destaca (conteudismo).

    Ser professor é desenvolver aulas que transformem não o mundo, mas o mundo de um aluno. "Leonardo Sousa Viera", podendo assim transforma a sociedade em que vivemos.


ID
1685398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento participativo.

O processo do planejamento participativo envolve distribuição do poder, análise da situação, descentralização e diversidade de olhares sobre a realidade.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Planejar é muito mais do que elaborar planos e programas. É um processo de reflexão sobe a prática educativa por aqueles que nela estão envolvidos, principalmente pela equipe docente, que tem o desafio de fazer com que os alunos cheguem ao final do curso tendo desenvolvido as competências previstas [...]. (Gonçalves, 2003, pg. 33)

    Contextualizando o planejamento no campo da educação, percebe-se que se trata de uma área bastante delicada, tendo em vista as características democráticas do processo educacional, como um todo. É preciso promover a igualdade e construir saberes que culminem com a cidadania dos indivíduos e, acima de tudo, que estejam integrados com a realidade social da escola.

    Assim coloca Couto (2007), evidenciando que planejar o processo educativo é planejar o indefinido, porque a educação não é um processo cujos resultados podem ser completamente pré-definidos. O planejamento deve ser apenas norteador do processo, e não delimitador, deve adequar-se a cada realidade educativa. São muitas as transformações ocorridas no decorrer do processo e, acima de tudo, são muitas as diferenças sociais, psicológicas, emocionais, existentes por parte tanto do educador quanto do educando. Neste sentido, surge a importância do planejamento participativo no contexto escolar:


     O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO é uma forma de planejar que envolve todos os atores da ação educativa nas decisões sobre aonde se quer chegar e de que maneira chegar. E, se na sala de aula, o aluno tem a possibilidade de participar das decisões, o resultado, sem dúvida, é outro. (Gonçalves, 2003, pg. 34)

    Todos os atores devem estar envolvidos no processo de planejamento participativo, pois a atitude de todos deve estar pautada nos interesses sociais do grupo, não havendo espaços para preferências. E educação é direito básico garantido constitucionalmente, não devendo ser visualizada como regalia de uma minoria.

    Ainda, para Oliveira (2010), um planejamento participativo é baseado nos princípios democráticos, cuja característica principal é a participação de todos os membros da comunidade escolar nos processos decisórios da escola. Assim, retoma-se a idéia central da democracia como norteadora das ações escolares, num contexto em que a participação de todos é primordial na luta pelo direito à educação de todos.

    Fonte: http://www.ijui.com/artigos/46582-gestao-escolar-a-importancia-do-planejamento-participativo-para-uma-gestao-democratica.html

  • Distribuição do poder: As decisões deverão ser tomadas com a colaboração de todos não sendo apenas o gestor.

     

    Análise da situaçãoApós o levantamento de dados desse problema por todos os seguimentos da escola, torna-se necessário nomeá-los e hierarquizá-los, priorizando aqueles mais voltados para a comunidade em que a escola está inserida.

     

    Descentralização: Um dos pilares do planejamento participativo e da gestão democrática na escola é a descentralização financeira (e não a centralidade orçamentária).

     

    Diversidade de olhares sobre a realidade: O planejamento participativo a ideia é que todos possam crescer juntos, transformando a realidade de forma coordenada.

     

     

    "Diga a eles que estou chegando!". Dragon Warrior


ID
1685407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item a seguir.

Na participação em um grupo, seja ele social, de estudo ou de trabalho, deve-se ter comprometimento com os objetivos pessoais de cada um dos participantes.


Alternativas
Comentários
  • Não é com os objetivos pessoais de cada participante e sim com os objetivos do GRUPO.

    Gabarito: errado

  • Objetivos PESSOAIS, como assim CESPE. Pegadinha em!!!

  • A norma é pensar no coletivo, em grupo e não em objetivos pessoais. 

  • Questão ERRADA. Para que um grupo consiga seus respectivos objetivos, o grupo deve agir em prol do coletivo, visando metas que foram estabelecidas, e não agir conforme os interesses pessoais daqueles que fazem parte do grupo.

  • GABARITO: E.

    "Na participação em um grupo (equipe) , seja ele social, de estudo ou de trabalho, deve-se ter comprometimento com os objetivos pessoais de cada um dos participantes."

    Grupo X Equipe

    Grupo: é um conjunto de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idênticos, porém, individualizados.

    Equipe: todos os membros de um grupo compartilham, pelo menos, de um objetivo que só pode ser atingido pelo esforço conjunto de todos.


ID
1712587
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Apesar das contribuições das Teorias da Reprodução Social, estas não foram capazes de desenvolver uma teoria da escolarização que unisse a estrutura social e a ação humana. Indique as três Teorias da Reprodução Social:

Alternativas
Comentários
  • É o comentário mais didático!


ID
1712602
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola tem sido analisada por duas modalidades de abordagens: a sociopolítica e a pedagógicoorganizacional. A dissociação entre estas abordagens tem como consequência

Alternativas

ID
1714993
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Como processo de investigação das questões relacionadas à sociologia da educação três grandes pesquisas foram realizadas com o objetivo de um melhor entendimento das relações que se estabelecem entre escola e a sociedade.

A primeira geração de estudos, de base na mobilidade social, obteve conclusões pessimistas quanto à capacidade da escola de reverter as desigualdades socioeconômicas dos alunos, oriundas de suas famílias. Contrapondo‐se a esta, uma segunda geração buscou o efeito das oportunidades escolares, através do desempenho escolar, para demonstrar que a “escola faz diferença", podendo alcançar maior eficácia e equidade de resultados.

Conjugando a sociologia urbana e a sociologia da educação, surge uma terceira geração para ampliar além da família e da escola, a organização social do território e seus possíveis efeitos sobre as oportunidades educacionais.

Relacione as três gerações de estudos com os fatores a ela associados:

1. Primeira geração de estudos sobre desigualdades educacionais:

2. Segunda geração de estudos sobre desigualdades educacionais:

3. Terceira geração de estudos sobre desigualdades educacionais:

(   ) a escola, através de suas práticas pedagógicas e sua organização curricular, é responsável pelo sucesso ou fracasso dos alunos.

(   ) as desigualdades educacionais são decorrentes da origem socioeconômica do aluno.     

(   ) equidade e eficácia escolar são articulados como uma necessidade em busca de uma educação de qualidade.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1752784
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere as alternativas:

I – Para John Locke todas as ideias que temos eram inatas, portanto não derivam da experiência nem interna e nem externa.

II – Para Auguste Comte, o conhecimento científico é baseado na observação dos fatos e nas relações entre fatos que são estabelecidos pelo raciocínio. Essas relações excluem tentativas de descobrir a origem, ou uma causa subjacente aos fenômenos, e são, na verdade, a descrição das leis que os regem.

III – O conhecimento científico adquire em Marx, o caráter de ferramenta a serviço da compreensão do mundo para sua transformação, transformação que deve ocorrer na direção que interessa àqueles que são os produtores reais da riqueza do homem – os trabalhadores – e que por sua própria condição histórica estão em antagonismo com os detentores dos meios de produção – os donos do capital.

Baseado nos estudos de Andery et. al. (2007), que traz uma perspectiva histórica para compreendermos a ciência nos dias de hoje, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • John Locke pertence ao campo do empirismo/associonismo/ambientalismo. A corrente inatista pertence ao campo racionalista, logo a proposição I está incorreta. Gabarito A.

    #vousernomeado


ID
1772965
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron fizeram uma leitura social da educação em que atacaram o discurso dominante, segundo o qual a conquista da escola para todos tornaria possível a realização das potencialidades humanas. Acerca da teoria desses autores, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • para Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron:


    A ação pedagógica é vista como uma violência simbólica, porque nega o arbítrio cultural;



  • Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron:

    -> A escola exerce dupla violência sobre os estudantes, pois possui o poder de imposição das ideias;

    -> A escola é vista como um local, uma instituição que reproduz a sociedade e seus valores e que efetiva e legaliza as desigualdades em todos os aspectos;

    -> A escola não é neutra, não é justa, não promove a igualdade de oportunidades, e também não transmite da mesma forma determinados conhecimentos, pois é cultura da classe dominante;

    -> A escola, ao tratar de maneira igual tanto em direitos quanto em deveres aqueles que são diferentes socialmente, acaba privilegiando os que por sua herança cultural já são privilegiados.

    -> A escola utiliza o exame para selecionar os indivíduos tecnicamente mais competentes;

    -> A escola é vista como uma oportunidade de ascensão social, ou um meio, um caminho para isso.

    Fonte: https://carolcampos.wordpress.com/2009/08/12/a-escola-segundo-bourdieu-e-passeron/

  • ALTERNATIVA : C Apenas uma cortina de FUMAÇA

  • O problema é que o texto da questão não contém a palavra "NUNCA". Assim, eu interpreto a questão, via de regra, como CORRETA já que a banca deixa a questão "GENERALIZADA"

  • "ELE PODE RECUSAR SE HOUVER ILEGALIDADE, sendo, portanto, uma exceção.

    Via de regra, não podem recusar!!

  • Pois é. Eu acertei pq não li direito, agora que acertei queria ter errado.

  • Pois é. Eu acertei pq não li direito, agora que acertei queria ter errado.

  • Que viaja na maionese o que caboco..

    A questão vem generalizando em regra ele tem que intaurar, a questão pra ta certa teria que dizer que era ilegal.

  • nesse caso seria a excecao e nao a regra, pois a regra e que deve atender a requisicao do juiz ou mp. logicamente uma ordem manifestamente ilegal nunca se cumpre. complicado o entendimento da banca pra essa questao

  • exceção à regra. Como se trata de uma prova de Delegado, é pertinente considerar que o delegado pode recusar. Inclusive já foi tema de questão discursiva, se nao me engano de DELTA DF

  • Dizer que ele não pode recusar é fechar os olhos para eventual ilegalidade, falta de competencia etc.

  • Delegado tb poderá se recusar se houver impossibiliade fática, p. ex., MP requisita que delegado escute uma testemunha que já faleceu.

  • "ELE PODE RECUSAR SE HOUVER ILEGALIDADE, sendo, portanto, uma exceção.

    Via de regra, não podem recusar!!"

    Mike EB disse tudo. Para CESPE, quando não se especificar, vale a regra geral.

    E a regra geral, Nesse caso, é que o Delta não pode recusar a instauração do IP.

  • Manifestamente ilegal


ID
1800280
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa correta. Várias tendências de educação relacionadas à ética já foram registradas. Entre elas:

Alternativas
Comentários
  • Cinco Linhas Educacionais para o Ensino da Ética e dos Valores

    1. Tendência Cognitivista – Não trabalha com conteúdos prévios, mas com situações, dilemas e experiências. Dá grande importância ao arrazoamento e à reflexão crítica sobre as questões morais e aos valores. Preocupa-se em criar condições para o estabelecimento de linhas de raciocínio que expliquem ou justifiquem as atitudes.

    2. Tendência Afetivista – Preocupa-se com as experiências e o impacto que elas causam em cada um. Procura fazer com que cada um tome consciência de suas orientações afetivas concretas e assim, de bem consigo mesmo, procurem conviver de forma harmoniosa com os seus semelhantes.

    3. Tendência Filosófica – Apresenta os vários modelos filosóficos do pensamento, da ética e do comportamento (ex. empirismo, inatismo, existencialismo, etc.). Não há uma preocupação em enfatizar o que é certo e o que é errado, mas apenas apresentar opções para que os alunos escolham dentre os modelos trabalhados.

    4. Tendência Moralista – Tem um objetivo normatizador, pois há o estabelecimento de atitudes e valores considerados corretos de antemão. Por um lado é explicíta, pois os alunos ficam sabendo quais são os valores que a escola almeja que sejam desenvolvidos, por outro é impositiva, pois evidencia os valores e determina as ações.

    5. Tendência Democrática – Busca democratizar as relações entre os membros da comunidade escolar de tal forma que sempre haja espaço para a participação de todos. Na busca do consenso, evita criar espaço para discussões de valores e temas morais, para não enfrentar situações e contextos polêmicos. Democratiza a elaboração das regras, as discussões e as tomadas de decisão.

    http://frankvcarvalho.blogspot.com.br/2011/06/cinco-linhas-para-se-trabalhar-etica-na.html


ID
1812268
Banca
CISCOPAR
Órgão
CISCOPAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Anísio Teixeira pensava a educação escolar como um direito que deveria ser estendido a toda a população, o que demandaria escolas gratuitas de todos os níveis de ensino. Esse pensador brasileiro fez parte de um movimento de intelectuais brasileiros, o qual deu origem a uma nova tendência pedagógica, denominada:

Alternativas
Comentários
  • "Com a liderança de Anísio Teixeira e outros educadores, formour-se no início da década de 1930 o Movimento dos Pioneiros da Escola Nova, cuja atuação foi decisiva na formulação da política educacional, na legislação, na investigação acadêmica e na prática escolar". (LIBÂNEO, 2013, p. 65)

    LIBÂNEO, J. Didática. 2a edição. São Paulo: Cortez, 2013.


ID
1814530
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conhecimento humano, dependendo dos diferentes referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade educação, etc. Diversos autores têm analisado e comparado as abordagens do processo de ensino aprendizagem classificando e agrupando as correntes teóricas segundo critérios diferentes. Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • C) A relação entre professor e aluno deve ser vertical.  

     

    Deve ser HORIZONTAL


ID
1885450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue o próximo item.

A pedagogia nova considera que a escola é vida e não preparação para a vida. As bases filosóficas dessa corrente encontram-se no positivismo, e a relação pedagógica professor-aluno desloca o centro de interesse do saber e do valor para se concentrar na criança.

Alternativas
Comentários
  • A escola nova entende que, na relação professor-aluno, não há lugar privilegiado para o professor; antes, seu papel é auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo da criança. Influenciada pela tendência liberal renovada, está ligada à concepção de aprender fazendo, que considera a utilização prática em oposição à teoria. O positivismo também defende que conhecimento verdadeiro só é possível por meio da observação e da aferição empírica, ou seja, que resulta da prática, da observação e não da teoria. Essa corrente entende que o conhecimento científico sistemático é baseado em observações empíricas, na observação de fenômenos concretos, passíveis de serem apreendidos pelos sentidos do homem.

  • Escola nova( renovada progressivista)

    Adequar as necessidades individuais ao meio social( a escola e a própria vida) o aluno e ativo e desenvolve.

    -Parte das experiencias vividas pelos alunos frente as situações problemas.

    -O professor e auxiliador no desenvolvimento livre da criança

    -Baseada na motivação e na estimulação dos problemas.

    Pensadores: Montessori, Decroly, Dewey, Piaget, Lauro de Oliveira Lima


ID
1891795
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A teoria que se torna “uma atividade epistemológica que não se restringe à identidade e ao conhecimento sexuais, mas que se estende para o conhecimento e a identidade de modo geral.” (SILVA, 1999, p. 107), chama-se:

Alternativas
Comentários
  • A teoria queer, oficialmente queer theory (em inglês), é uma teoria sobre o género que afirma que a orientação sexual e a identidade sexual ou de gênero dos indivíduos são o resultado de um constructo social e que, portanto, não existem papéis sexuais essencial ou biologicamente inscritos na natureza humana, antes formas socialmente variáveis de desempenhar um ou vários papéis sexuais.

    De uma forma geral, é possível afirmar que a teoria queer busca ir além das teorias baseadas na oposição homens vs. mulheres e também aprofundar os estudos sobre minorias sexuais (gays, lésbicas, transgêneros) dando maior atenção aos processos sociais amplos e relacionados que sexualizam a sociedade como um todo de forma a heterossexualizar e/ou homossexualizar instituições, discursos, direitos.

    A teoria queer propõe explicitar e analisar esses processos a partir de uma perspectiva comprometida com aqueles socialmente estigmatizados, portanto dando maior atenção à formação de identidades sociais normais ou "desviantes" e nos processos de formação de sujeitos do desejo classificados em legítimos e ilegítimos. Neste sentido, a teoria queer é bem distinta dos estudos gays e lésbicos, pois considera que estas culturas sexuais foram normalizadas e não apontam para a mudança social. Daí o interesse em estudar a travestilidade, a transgeneridade e a intersexualidade, mas também culturas sexuais não-hegemônicas caracterizadas pela subversão ou rompimento com normas socialmente prescritas de comportamento sexual e/ou amoroso.


ID
1996213
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O sociólogo Pedro Demo critica severamente os cursos de formação de Pedagogia. Dentre outras observações, diz que a Pedagogia fala de inovação e de necessidade de transformação, mas não sabe aplicá-la a si mesma.

Para o autor, a pior consequência dessa situação é que, enquanto a Pedagogia fala de transformação mas nunca a faz, o mercado não fala, faz; tornando a educação:

Alternativas
Comentários
  • Gab A


ID
2071858
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Pierre Bourdieu, a ação pedagógica é uma violência simbólica devido a:

Alternativas
Comentários
  • B) Uma imposição do arbitrário cultural das classes e grupos dominantes por meio dos sistemas de ensino.

    a violência simbólica, conceito criado pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, segundo o qual a ação pedagógica é objetivamente estruturada e impõe um arbitrário cultural de um grupo de classe a outro grupo de classe. Analisando o fenômeno da violência simbólica é possível identificar sua presença no contexto histórico escolar brasileiro.

  • A questão cobra conhecimento sobre o conceito de violência simbólica. Vejamos. Para Bourdieu, a ação pedagógica é uma violência simbólica porque trata-se de uma imposição do arbitrário cultural das classes e grupos dominantes por meio dos sistemas de ensino. Nesse sentido, as alternativas “A”, “C”, “D” e “E” não condizem com o pensamento do autor exigido na questão. Marcarei, a seguir, as desconformidades das alternativas:

    A) Existir um respeito às diferenças pessoais e sociais existentes na comunidade escolar.

    C) Uma desigualdade na relação teoria e prática.

    D) Uma relação de equilíbrio entre os saberes escolares e culturais.

    E) Um diálogo entre os diferentes grupos de interesse existentes no meio educacional.

    GABARITO: alternativa “B”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    A questão cobra conhecimento sobre o conceito de violência simbólica. Vejamos. Para Bourdieu, a ação pedagógica é uma violência simbólica porque trata-se de uma imposição do arbitrário cultural das classes e grupos dominantes por meio dos sistemas de ensino. Nesse sentido, as alternativas “A”, “C”, “D” e “E” não condizem com o pensamento do autor exigido na questão. Marcarei, a seguir, as desconformidades das alternativas:

    A) Existir um respeito às diferenças pessoais e sociais existentes na comunidade escolar.

    C) Uma desigualdade na relação teoria e prática.

    D) Uma relação de equilíbrio entre os saberes escolares e culturais.

    E) Um diálogo entre os diferentes grupos de interesse existentes no meio educacional.

    GABARITO: alternativa “B”


ID
2086285
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Quase até o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzia o pensamento religioso medieval. Foi graças ao pensamento iluminista trazido da Europa por intelectuais e estudantes de formação laica, positivista, liberal, que a teoria da educação brasileira pôde dar alguns passos, embora tímidos.”

                                                                                               (GADOTTI, 2001.)

Acerca do trecho anterior e considerando as contribuições que o pensamento pedagógico brasileiro recebeu no início do século anterior, analise.

I. O pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia com o desenvolvimento das teorias da Escola Nova, que representou o mais vigoroso movimento de renovação da educação depois da criação da escola pública burguesa.

II. A criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924, foi fruto do projeto liberal da educação que tinha, entre outros componentes, um grande otimismo pedagógico: reconstruir a sociedade através da educação. Sua criação foi um acontecimento marcante para impulsionar reformas importantes.

III. Em 1932, 0 Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova é assinado por 27 ilustres educadores, em favor do Plano Nacional da Educação. Ainda, nesta década, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) foi fundado (1938), o qual até os dias de hoje acompanha a história da educação no Brasil.

IV. Após a era Getúlio (1937-1945) abre-se um período de democratização no país, que foi interrompido em 1964. Nesse período, em que as liberdades democráticas foram respeitadas, ocorreram dois grandes movimentos: o da Escola Tradicional e os Democratas da Escola Pública.

Estão corretas as afirmativas 

Alternativas

ID
2120623
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O iluminismo foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação.                                                                                                                        (Gadotti, 2001.)

Considerando o texto dado, assinale a alternativa que apresenta um pensador que não foi iluminista. 

Alternativas

ID
2133418
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os resultados das pesquisas desenvolvidas por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, nos anos de 1970, contribuíram para que melhor compreendêssemos como a escola, em conjunto com outras instituições sociais,

Alternativas
Comentários
  • Gab: A. Refere-se ao currículo critico.

  • Autores como Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron*, em sua obra “A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino”, buscaram evidências para mostrar que a escola e todo o sistema de ensino moderno existem como ferramenta de manutenção dos paradigmas sociais estabelecidos, passando por cima ou excluindo os diferentes e neutralizando as diferenças. Os autores baseiam-se no conceito de “violência simbólica”, isto é, o ato de imposição arbitrária do sistema simbólico da cultura dominante sobre os demais sujeitos.

    Para Bourdieu e Passeron, o processo educativo baseia-se na ação pedagógica, que seria a manifestação integral da violência simbólica. Isso quer dizer que a ação pedagógica seria o meio pelo qual as instituições de ensino subjugam o sujeito e sua individualidade, obrigando-o a se posicionar no mundo social em conformidade com as noções preestabelecidas pelo pensamento ou cultura dominante.

    https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/educacao-reproducao-social.htm

  • Manutenção do status quo.


ID
2165920
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque a opção que expressa uma correspondência INCORRETA entre o pensador em destaque e suas ideias sobre educação e/ou escola.

Alternativas
Comentários
  • Resposta D- Pelo contrári,  o Filosofo Ivan Illich criticava a institucionalização do ensino, e tem um livro muito conhecido cujo o nome é "Sociedade sem Escolas", para ele deve existir uma teia de aprendizagem, o conhecimento não deve ser monopolizado por uma instituição. 

  • A) Em Karl Marx, a educação deve comportar três aspectos: o intelectual, o corporal, tal como nos exercícios de ginástica, e o tecnológico, abrangendo os princípios gerais e científicos de todos os processos de produção.

    Certa! Marx defendia que a educação politécnica levaria a formação de um homem omnilateral (ou integral), abrangendo três aspectos: o físico (ou corporal), o mental (ou intelectual) e o técnico (ou tecnológico), adequado à idade das crianças, jovens e adultos.

    B) Henry Giroux defendia uma visão radical da educação, na qual a escola, apesar de ser um local de dominação e reprodução, permitiria às classes oprimidas um espaço de resistência.

    Certa! A partir de uma visão radical da educação, Giroux defende que, apesar de ser um local de dominação e reprodução social, a escola possibilita a ação de resistência ao povo (massa dominada).

    C) Émile Durkheim via a educação como um esforço contínuo para preparar a criança para a vida em comum, suscitando e desenvolvendo certos estados físicos, intelectuais e morais exigidos pela sua sociedade.

    Certa! Durkheim preocupava-se em preparar a criança para a vida em comum (visando a manutenção das estruturas sociais estabelecidas). Sendo assim, procurou estabelecer certos estados físicos, além de uma educação moral – e não apenas intelectual – que não recorra à religião (força impositiva da sociedade, que reforça a solidariedade entre seus membros) nem a ideologias puras, sendo fundada na razão.

    D) Para Ivan Illich, a educação deve ser obtida, preferencialmente, na escola, pois é um lugar privilegiado para se aprender uma habilidade, a partir da aprendizagem intencional de um formato curricular.

    Errada! Illich criticou de forma severa os sistemas escolares, rotulando-os de reprodutores da sociedade. Nesse sentido, propôs a teoria que chamou de desescolarização da sociedade.

    E) Para Christian Baudelot e Roger Establet, a cultura transmitida e elaborada na escola não é única, pois tudo o que passa por ela é atravessado pela divisão da sociedade, sendo, portanto, os fins da educação opostos e antagônicos.

    Certa! Para os referidos autores, a cultura transmitida e elaborada na escola não é única, tudo passa pela divisão da sociedade (sociedade de classes), sendo, portanto, os fins da educação opostos e antagônicos.

    GABARITO: alternativa “D”

  • Ivan Illich pelo contrário, acredita que deve haver um processo chamado desescolarização; considera que os conhecimentos são adquiridos fora do ambiente escolar. Gabarito D.

    #vousernomeado


ID
2165950
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Karl Marx foi um dos principais representantes do pensamento pedagógico socialista. Para o autor:

Alternativas
Comentários
  • Letra C - temos que lembrar que Marx aborda as influências da econômia.

  • A) A educação está isenta da intromissão direta determinada pelas relações sociais que estabelecemos ao longo da vida.

    Errada! Para Marx a educação sofre influência direta das relações sociais estabelecidas na sociedade.

    B) A educação do futuro não deveria nascer do sistema fabril, pois este método não colaboraria para produzir seres humanos integralmente desenvolvidos.

    Errada! Marx entendia que a educação do futuro deveria nascer do sistema fabril.

    C) A educação é parte da totalidade social, incluindo as relações de determinação e influência que ela recebe da estrutura econômica.

    Certa! Para Marx, a transformação da educação deveria ocorrer simultaneamente à revolução social. Ela deveria acompanhar e acelerar esse movimento revolucionário, mas não se encarregar exclusivamente de desencadeá-lo, nem de fazê-lo triunfar. Por essa lógica, a educação é parte da totalidade social, incluindo as relações de determinação e influência que ela recebe da estrutura econômica.

    D) Apenas a educação deveria se encarregar de desencadear o desenvolvimento total do homem e a mudança das relações sociais.

    Errada! Marx entendia que a educação é parte da totalidade social, a transformação da educação deveria ocorrer simultaneamente à revolução social.

    E) A transformação educativa deveria ocorrer após a revolução social, pois seria necessária a mudança das condições sociais para se criar um novo sistema de ensino.

    Errada! Mesma justificativa da letra “D”.

    GABARITO: alternativa “C”


ID
2173360
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao longo da história a educação vem sendo permeada por diferentes correntes filosóficas que influenciam o modo de pensar e da ação pedagógica. Dentre os pensadores que contribuíram para o desenvolvimento dessas correntes temos:

Alternativas
Comentários
  • A) Gabarito

     

    John Dewey, pragmatista, ensino centrado no aluno, aprender a aprender, escola nova.

    Paulo Freire, pedagogia libertadora, crítica à educação bancária.

    Gramsci, pedagogia socialista

    Florestan Fernandes, escolanovista

  • A) Rousseau, que propõe uma educação para a liberdade como exercício da autonomia do educando.

    Certa! Rousseau foi responsável por centralizar, pela primeira vez, o tema da infância na educação. Para ele, deve-se considerar as crianças como seres com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida. Elas deveriam viver o máximo de tempo possível em um estado “natural" de inocência, dando à infância um valor próprio. Portanto, Rousseau propunha uma educação para a liberdade e autonomia do educando.

    B) John Dewey, propondo uma educação em que o professor, enquanto detentor do saber deve transmitir os conhecimentos de forma enciclopédica.

    Errada! Dewey defendia um modelo de escola ativa, em que o educando passa a ser o centro do processo educativo. A educação era essencialmente um processo e não um produto, era uma constante reorganização ou reconstrução da experiência. Por isso é incorreto afirmar que o professor, enquanto detentor do saber, deve transmitir os conhecimentos de forma enciclopédica.

    C) Paulo Freire, cujo centro de sua pedagogia encontra-se na educação bancária.

    Errada! É exatamente o contrário. Paulo Freire criticava a educação bancária (transmissão unilateral do conhecimento) e defendia uma educação libertadora, a partir da qual o aluno pudesse ser sujeito ativo no processo educacional.

    D) Gramsci, ao propor a retomada da perspectiva tradicional de ensino.

    Errada! Gramsci foi um pensador revolucionário, ligado ao pensamento pedagógico socialista. Ele concebeu uma visão dialética à educação e à escola, visto que, ao mesmo tempo que as considerava aparelhos ideológicos do Estado, enfatizava que elas forneciam os instrumentais cognitivos e culturais necessários à superação da dominação de classe. Desse modo, é errado afirmar que ele retoma a perspectiva tradicional de ensino.

    E) Florestan Fernandes, defensor da educação tecnicista e doutrinal.

    Errada! Florestan Fernandes defendia a escola pública para todos e via na educação um instrumento de materialização da democracia, com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais percebidas no Brasil. Este autor era partidário de uma educação de cunho progressista e não tecnicista e doutrinal.

    GABARITO: alternativa “A”


ID
2176417
Banca
INTEGRI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Saviani em “A pedagogia histórico-crítica”, afirma que a escola não é o único local para a educação e saber, mas é nela que todo aquele conhecimento sistematizado será:

Alternativas
Comentários
  • Gab A


ID
2201470
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Pierre Bourdieu desenvolveu muitos estudos sociológicos mostrando como a educação atuaria como uma máquina ideológica, na medida em que transformaria herança cultural em capital escolar. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que NÃO está em concordância com a teoria da reprodução desenvolvida pelo autor.

Alternativas
Comentários
  • Que questão confusa.

    Ela não está pedindo a errada?


ID
2201479
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Nova Sociologia da Educação (NSE) agrega estudos sobre currículo e linguagem, e, com a diversificação dos anos 80, abarca, também, perspectivas interacionistas e etnográficas. Sobre esta corrente, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) a pesquisa e a análise se deslocam para os processos internos à instituição, tentando compreender como eles podem vir a produzir desigualdades.

    Michael Young deu início à Nova Sociologia da Educação como corrente que procurou discutir principalmente questões realacionadas ao currículo escolar. Havendo, assim, uma mudança de foco das discussões, transferindo-se este do universo de estratificação social para os processos educacionais do currículo.

    Young, relaciona o conhecimento com a experiência do aluno, abordando questões sociológicas e questionando as relações sociais dentro da sala de aula.

    A Contribuição de Young é muito importante, já que "sugere" que a NSE busque minimizar as desigualdades sociais, encontrando novas alternativas, e estas democráticas, de currículo.


ID
2213149
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

"A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social (...)". (Aranha, 1996) O mérito desta abordagem está no fato de ter acentuado o caráter social dos fins da educação e instituído a pedagogia como disciplina autônoma, desligada da filosofia, da moral e da teologia.

A qual sociólogo refere-se essa abordagem? 

Alternativas

ID
2235265
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conhecimento humano, dependendo dos diferentes referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade educação, etc. Diversos autores têm analisado e comparado as abordagens do processo de ensino aprendizagem classificando e agrupando as correntes teóricas segundo critérios diferentes. Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A relação professor e aluno deve ser horizontal.


ID
2247817
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Muitos são os autores que discutem e conceituam ética. Uma das possíveis definições é de que ela seria uma parte da filosofia que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata‐se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo quanto no âmbito individual. Analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(  ) Sócrates, Platão e Aristóteles foram responsáveis por propor uma espécie de “estudo” sobre o que de fato poderia ser compreendido como valores universais a todos os homens, buscando, dessa forma, ser correto, virtuoso, ético.

(  ) Os sociólogos clássicos foram os primeiros a discutir sobre ética, num esforço pelo exercício de um pensamento crítico e reflexivo quanto aos valores e costumes dos seres humanos.

(  ) A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, nossa forma de conduta.

(  ) Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis à vida ética ou moralmente correta.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Os sociólogos clássicos foram os primeiros a discutir sobre ética, num esforço pelo exercício de um pensamento crítico e reflexivo quanto aos valores e costumes dos seres humanos. Você acha que o examinador teria condições de afirmar isso, pense que deve ser muito difícil encontrar algum documento que afirme que os sociólogos clássicos foram os primeiros a discutir sobre ética. Questão invalidada.


ID
2285722
Banca
Centec
Órgão
Centec
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Inúmeros educadores, psicólogos, sociólogos e outros profissionais que se envolvem com a educação defenderam e opinaram acerca do tema “ a sala de aula é como espaço de aprendizagem e interação”. Aponte o pensador que em sua obra defendia o conhecimento praxeológico, o conceito de campo e a noção de habitus.

Alternativas
Comentários
  • Bourdieu


ID
2331958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nas interpretações clássicas do Brasil desenvolvidas por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior, julgue o item que se segue.

O homem cordial representa o brasileiro de boa índole.

Alternativas
Comentários
  • É o malandro!!


ID
2331988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Texto 26A2AAA

      O desencaixe entre a escola e os jovens não deve ser visto como decorrente nem de uma suposta incompetência da instituição, nem de um suposto desinteresse dos estudantes. As análises se tornam produtivas à medida que enfoquem a relação entre os sujeitos e a escola no âmbito de um quadro mais amplo, que considere as transformações sociais em curso. Essas transformações estão produzindo sujeitos com estilos de vida, valores e práticas sociais que os tornam muito distintos das gerações anteriores. Entender tal processo de transformação é relevante para a compreensão das dificuldades hoje constatadas nas relações entre os jovens e a escola.

                                                    Parecer CNE/CEB n.º 5/2011 (com adaptações).

Tendo como referência inicial as informações do texto 26A2AAA, julgue o item a seguir.

A legislação vigente estabelece ser obrigatória a utilização das obras de autores clássicos como Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim no ensino de sociologia, o que constitui um desafio de difícil resolução pedagógica quando os alunos mostram-se desinteressados pelo estudo de tais obras.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.


ID
2415538
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No livro “Linguagem e Escola: uma perspectiva social”, Magda Soares busca articular e integrar teorias originárias da Sociologia, da Sociologia da Linguagem e da Sociolinguística, ao discutir as relações entre sociedade, escola e linguagem. Ao abordar as relações entre origem social e fracasso escolar, a autora aponta três explicações comumente utilizadas: a ideologia do dom, a ideologia da deficiência cultural e a ideologia das diferenças culturais. Segundo a ideologia das diferenças culturais:

Alternativas

ID
2415565
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos “Cadernos do Cárcere” (2001), Gramsci considera que “a escola é o instrumento para elaborar os intelectuais de diversos níveis”. Para Gramsci, os intelectuais classificam-se como:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão exige conhecimentos sobre a classificação de “intelectuais” para Gramsci. Vejamos:

    A escola, na visão deste pensador, seria o instrumento para elaborar os intelectuais de diversos níveis, os quais definiu como “um grupo social que nasce no terreno originário de uma função essencial no mundo da produção econômica, dividindo-se em orgânicos e tradicionais”. Portanto, a letra “c” é única alternativa condizente com o pensamento pedagógico Gramsciano.

    GABARITO: alternativa “C”


ID
2415613
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cresce a relação entre a educação escolar e a desigualdade escolar no cotidiano das grandes cidades brasileiras. Esse fato vem sendo estudado pela Sociologia há algum tempo. Alguns autores, a partir de correntes de pensamento, explicam sobre a relação escola-desigualdade no contexto brasileiro. Se a desigualdade social é um elemento cada vez mais presente, o sistema educacional, fruto de um processo histórico, configura-se no bojo das relações sociais e de produção. Entretanto, embora haja grandes diferenças entre países e épocas, a escolarização progressiva da população:

Alternativas
Comentários
  • Embora haja grandes diferenças entre países e épocas, a escolarização progressiva da população:

    acompanha o aumento das exigências educacionais do mercado de trabalho. LÓGICA


ID
2586205
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das manifestas características das sociedades que vivem em uma democracia social é que grande parte do conflito de classe se torna institucionalizado, isto é, o conflito entre as classes não ocorre de forma direta, como previra Marx, mas através de mecanismos institucionais, em, grande parte localizados no aparelho de Estado. Sobre o ensino do tema Desigualdade social e as classes sociais - a social-democracia, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2586235
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os livros didáticos de História já incorporaram o vocabulário marxista sem mencionar suas origens. O estudante secundarista é permanentemente exposto a conceitos como “modo de produção”, “luta de classes”, “exército industrial de reserva” sem qualquer referência aos escritos marxistas. Esses conceitos são fundamentais para:

Alternativas
Comentários
  • Muito subjetiva essa questão e mal formulada. Odeio isso, gostaria de saber quais os critérios para uma p.o.r.r.a dessa. Deveria ser anula sabia?


ID
2682922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir.


A obra de Karl Marx traz elementos importantes para pensar a educação em uma visão transformadora do contexto social capitalista. Para o autor, os conteúdos educacionais devem contemplar três dimensões: educação mental, educação física e educação tecnológica.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA

  • "Um dos objetivos da revolução prevista por Marx é recuperar em todos os homens o pleno desenvolvimento intelectual, físico e técnico.

    É nesse sentido que a educação ganha ênfase no pensamento marxista. Combater a alienação e a desumanização era, para Marx, a função social da educação. Para isso seria necessário aprender competências que são indispensáveis para a compreensão do mundo físico e social. O filósofo alertava para o risco de a escola ensinar conteúdos sujeitos a interpretações "de partido ou de classe". 

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/algumas-consideracoes-sobre-a-educacao-concebida-por-karl-marx/45082/

    Autora do artigo: Maria Suzie de Oliveira


ID
2682925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir.


Para Max Weber, existem três tipos fundamentais de educação: o carismático, o tradicional e o racional-burocrático, cada um com finalidades diferentes, sendo o tradicional o tipo mais comum nas sociedades capitalistas.

Alternativas
Comentários
  • Esse pensamento é de Tayllor

  • O erro é que Weber previu que existem três formas de liderança carismática, tradicional e racional-burocrático; e não três formas de educação.

  • Há três tipos de DOMINAÇÃO e não tipos fundamentais de educação, segundo Max Weber. 

  • A Educação, segundo o modelo ideal weberiano, (WEBER, 1982). é socialmente conduzida a três tipos de finalidades: 1. Despertar o carisma (não estabelece exatamente uma pedagogia, pelo fato de não se destinar a pessoas simples, mas tão somente àquelas com capacidade de demonstrar qualidades excepcionais: características dos heróis guerreiros da antiguidade e do mundo medieval, que eram educados para adquirir uma “nova alma”, renascer); 2. Preparar o aluno para uma conduta de vida (Weber chama de pedagogia do cultivo, pois propõe-se a formar o homem culto, cujo ideal de cultura seja condicionado ao meio social para o qual está sendo preparado, implicando sua preparação para algumas formas de comportamento); 3. Transmitir conhecimento especializado (pedagogia do treinamento: que ocorre com a racionalização da vida social, o aumento do processo de burocratização do aparelho estatal, dominação política e do corporativismo capitalista privado. Neste processo, a educação deixa gradualmente de ter como objetivo a formação do homem para o exercício da cidadania no contexto social mas para formar o especialista funcional que o capital precisa). (WEBER, 1982, p.482).

    QConcursos

  • A questão ficou errada, porque não é a Tradicional a mais comum nas sociedades capitalistas é a Educação Burocrática.

    Para Max Weber, existem três tipos fundamentais de educação: o carismático, o tradicional e o racional-burocrático, cada um com finalidades diferentes, sendo o tradicional o tipo mais comum nas sociedades capitalistas.

  • Para Max Weber, existem três tipos fundamentais de dominação: o carismático, o tradicional e o racional-burocrático, cada um com finalidades diferentes, sendo o tradicional o tipo mais comum nas sociedades capitalistas. NÃO EDUCAÇÃO E SIM DOMINAÇÃO

  • Para Weber, existem três tipos fundamentais de educação: a) o tipo carismático, b) o tipo tradicional, e c) o tipo burocrático. Weber apresenta a finalidade de cada um tipo de educação.

    O tipo de educação carismática visa "despertar o carisma", ou seja, "qualidades heróicas ou dons mágicos" (Weber, 1971: 482). Este tipo de educação corresponde ao tipo de dominação carismática (e, sendo assim, está ligado à ação social afetiva, predominante em sociedades pré-capitalistas). Ela é voltada para heróis e feiticeiros e busca fazer o "noviço adquirir uma nova alma", despertando um "dom de graça exclusivamente pessoal".

    O tipo de educação tradicional, ou do "cultivo", visa educar "um tipo de homem culto", cuja natureza é dependente do ideal de cultura do respectivo estamento ao qual se pertence. Visa preparar o aluno para "uma conduta de vida" que pode ser religiosa ou mundana, mas sendo uma "conduta de estamento".

    O terceiro tipo é o racional-burocrático( tipo mais comum), voltado para o treinamento e transmissão do conhecimento especializado e corresponde ao tipo de dominação burocrático. Ela busca treinar os alunos para finalidades práticas, visando treinar o aluno para "finalidades práticas úteis à administração", tanto na organização das autoridades públicas, quanto nos escritórios, oficinas, laboratórios industriais, exércitos displinados (Weber, 1971: 482).

    Errado


ID
2682928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir.


Para Antonio Gramsci, a educação se constitui em um instrumento fundamental de luta para estabelecer uma nova relação hegemônica e uma nova cultura política na sociedade.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • O intelectual italiano Antônio Gramsci refletiu sobre hegemonia cultural, conferindo-lhe novo status. Gramsci observava a historia italiana e seu desenvolvimento influenciava as relações de classe e os grupos intelectuais na produção da cultura deste país (POZZOLINE, 1968, p. xvii) Devido as suas condições próprias, industrialização tardia, a relação entre a estrutura e a superestrutura foram percebidas de forma distinta do que tinha sido proposto por Marx. Para Gramsci a superestrutura possuía enorme influencia sobre a estrutura; os intelectuais e a ideias que divulgam alteram a maneira como os homens se relacionam com a política e com os meios de produção. E o proletariado, para alcançar a revolução, tinha que conquistar, também, a hegemonia das ideias.

    https://www.infoescola.com/sociologia/hegemonia-cultural/

  • Afirmação correta! Gramsci realmente considerava que a educação se constituía em um instrumento fundamental de luta para estabelecer uma nova relação hegemônica e uma nova cultura política na sociedade.

    GABARITO: questão “CERTA”


ID
2750923
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto abaixo.


Assim, para os positivistas que estudaram a História, esta assume o caráter de ciência pura: é formada pelos fatos cronológicos e o que realmente significam em si. São objetivos à medida que possuem uma verdade única em sua formação (que é o seu sentido e sua única possibilidade de compreensão) e não requerem a ação do historiador para serem entendidos: como já dito, o papel deste é coletá-los e ajeitá-los, constatando, pela análise minuciosa e liberta de julgamentos pessoais, sua validade ou não. O saber histórico, dessa forma, provém do que os fatos contêm, e assume um valor tal qual uma lei da Física ou da Química, ciências exatas.

O Positivismo, Os Annales e a Nova História. Angela Birardi, Gláucia Rodrigues Castelani, Luiz Fernando B. Belatto. Disponível em: http://www.klepsidra.net/klepsidra7/annales.html. Acesso em 11/04/2016.


Marque a opção que define, com precisão, o Positivismo em relação aos estudos da História.

Alternativas
Comentários
  • Positivismo em História = Pesquisadores devem encontrar um fator que determine a verdadeira História. Ela seria indiscutível e encontrada nos documentos governamentais que, por isso, nunca estariam errados. De acordo com esse pensamento, apenas as histórias políticas teriam a importância de serem verificadas


    GAB: D


ID
2775343
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione as teorias pedagógicas listadas a seguir, com suas respectivas características.


1. Teorias não‐criticas

2. Teorias crítico‐reprodutivistas

3. Teorias histórico‐crítica


( ) A educação é autônoma do que acontece na sociedade e é proponente da equalização social.

( ) A educação é condicionada pela estrutura econômica da sociedade e é fator de discriminação social.

( ) A educação é vinculada aos problemas sociais e econômicos da sociedade e tem função transformadora.


Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Teorias não críticas: a marginalidade é um desvio, a escola é equalizadora social.

    Teorias crítico-reprodutivistas: reconhecem os condicionantes sociais, dominação, violência simbólica, inculcação de ideologia dominante.

    Teoria histórico crítica: entende que os apectos sociais estão relacionados com a escola, aborda a importância do trabalho, e do conhecimento. Gab A)

    #vousernomeado


ID
2855437
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Desde o Século XIX, o pensamento social tem oferecido contribuições à compreensão das relações entre sociedade e Estado e os papeis destes dois coletivos para a garantia da Educação às novas gerações, tal como se pode constatar no texto a seguir:


Admitido que a Educação seja função essencialmente social, não pode o Estado desinteressar-se dela. Ao contrário, tudo o que seja educação, deve estar até certo ponto submetido à sua influência. Isto não quer dizer que o Estado deva, necessariamente, monopolizar o ensino. A questão é muito complexa para que se trate dela assim de passagem. Pode-se acreditar que o progresso escolar seja mais fácil e mais rápido onde certa margem se deixe à iniciativa privada. O indivíduo é sempre mais renovador que o Estado. Mas, do fato de dever o Estado, no interesse público, deixar abrir outras escolas que não as suas, não se segue que deva tornar-se estranho ao que nelas se venha a passar. Pelo contrário, a educação que aí se der deve estar submetida à sua fiscalização. Não é mesmo admissível que a função de educação possa ser preenchida por alguém que não apresente as garantias de que o Estado, e só ele, pode ser juiz. Os limites dentro dos quais deve permanecer essa intervenção não podem ser determinados uma vez por todas; mas o princípio de intervenção não se contesta.


A citação acima foi extraída da obra de

Alternativas
Comentários
  • A- Émile Durkheim.

  • Para Durkheim, como a educação possui uma função fundamentalmente social, não poderia ficar fora do controle do Estado, de modo que, mesmo quando a iniciativa privada atue nessa área, o poder público deverá realizar a devida fiscalização para verificar o cumprimento de regras e condições.

    GABARITO: alternativa “A”

  • Emile Durkein é contra a anomia (ausência de regras) por isso afirma que o estado deva controlar a educação. O Estado é no cérebro da sociedade.


ID
2895235
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o conceito de capital social desenvolvido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002), é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão solicita a alternativa que contém a afirmação correta sobre o conceito de capital social desenvolvido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002). 
    A) A noção de capital social impôs-se, primeiramente, como uma hipótese dispensável para dar conta da desigualdade de desempenho escolar de crianças provenientes das diferentes classes sociais. 
    ERRADO -  A escola não consegue suprir as deficiências da formação familiar e social das crianças e jovens no que concerne ao capital social. Uma importante fonte de desenvolvimento do capital social que, segundo autores como Bourdieu, acaba tendo um peso maior que a escola é a família. Neste ponto, é tanto maior o capital social adquirido, quanto mais elevado for o nível cultural e o capital social e cultural da família em que o aluno se insere. Ele possibilita que seu possuidor usufrua de bens simbólicos e culturais e de serviços de boa qualidade, garantindo um melhor lugar no topo da pirâmide social. Assim, o capital social estaria mais ou menos fortemente na dependência do capital econômico da família. Para o autor, o capital cultural consiste num conjunto de qualificações que são adquiridas, basicamente, através do sistema escolar e da família e do que ela pode proporcionar. Uma família de posição social mais elevada transmitirá aos filhos um domínio da língua materna mais vasto, mais rico e mais escorreito do que aquele que os filhos de uma família de posses modestas e de posição social desfavorável será capaz de fazer pelos seus filhos. Repassará aos filhos, informalmente, no seu cotidiano, conhecimentos preciosos sobre arte, economia, finanças, história, mercado, profissões, países e outras informações que, mesmo de modo informal, vão produzindo uma diferenciação de seus filhos em relação aos filhos de famílias mais modestas. E a escola não consegue suprir totalmente as deficiências e lacunas na formação de uma pessoa originária de família de um nível cultural baixo e econômico pobre. Assim, alunos originários dessas famílias podem apresentar desempenhos escolares inferiores e índices de evasão escolar e repetência superiores. Portanto, a noção de capital social não é dispensável para dar conta da desigualdade de desempenho escolar de crianças provenientes das diferentes classes sociais. Privações e desigualdades extra escolares e condições socioeconômicas das famílias se relacionam diretamente com desempenhos escolares. Nesse sentido, é fundamental a consideração do capital social como um dos determinantes do desempenho e das desigualdades educacionais. 
    B) O capital social é o conjunto de recursos atuais ou potenciais que estão ligados à posse de uma rede durável de relações mais ou menos institucionalizadas de “interconhecimento" e “inter-reconhecimento". 
    CORRETO - Para Bourdieu o capital social consiste num conjunto de recursos potenciais de que uma pessoa dispõe, tanto de caráter intelectual, cultural, social quanto material e que podem ser mobilizados socialmente em benefício de seu detentor. É adquirido ao longo da vida por meio de relações sociais duráveis, forjadas em espaços sociais mais ou menos institucionalizados como a família, a escola, os amigos, os amigos da família, a universidade etc. Verifica-se uma amplitude no significado de capital social: ele se estende desde a facilidade de penetração e relacionamento com pessoas influentes, como qualidades pessoais, tais como o domínio da língua ou a arte de falar em público de forma clara, lógica e convincente; ou um elevado conhecimento no terreno de áreas novas e importantes como a engenharia genética ou a informática; da mesma forma, possui capital social maior ou menor alguém que tenha obtido um diploma num curso de pós-graduação conceituado, ou que saiba operar com ações na bolsa, proporcionando bons lucros para os investidores que nele confiaram suas ações. Portanto, o conceito abrange um largo espectro, é intangível e socialmente valioso. Assim sendo, o capital social apresenta uma dupla face: é individual, na medida em que é um conjunto de recursos pessoais, mas também é coletivo, na medida em que é adquirido, desenvolvido, reconhecido e legitimado pelo grupo social no qual a pessoa se insere. Para o autor, o capital social de uma família, tem a ver com a posição social que ela ocupa e este tem por base o capital econômico. 
    C) A noção de capital social impôs-se como, entre os diferentes meios de designar o fundamento de efeitos sociais, um determinante que não considera o capital econômico e cultural dos diferentes grupos. 
    ERRADO - A noção de capital social considera o capital econômico e cultural dos diferentes grupos. Além disso, o capital econômico permite o acesso a uma educação de melhor qualidade, acrescida que é pelo estudo de línguas estrangeiras, pela experiência adquirida por meio de viagens, da frequência a museus, ao cinema, pelo acesso às leituras de qualidade e, sobretudo, pela aquisição da linguagem dita oficial e, por isto, mais refinada. Enfim, o capital econômico encontrar-se subjacente ao capital social, seria um pressuposto deste. 
    D) O volume do capital social que um agente individual possui independe da extensão da rede de relações que ele pode efetivamente mobilizar e do volume do capital (econômico, cultural ou simbólico) que é posse exclusiva de cada um daqueles a quem está ligado. 
    ERRADO - Ele depende da extensão da rede de relações que ele pode efetivamente mobilizar e do volume do capital (econômico, cultural ou simbólico) que é posse exclusiva de cada um daqueles a quem está ligado. O capital social apresenta uma dupla face: é individual, na medida em que é um conjunto de recursos pessoais, mas também é coletivo, na medida em que é adquirido, desenvolvido, reconhecido e legitimado pelo grupo social no qual a pessoa se insere. O grupo social em que a pessoa se insere confere a ela, em contrapartida, um sentido de pertencimento; com ele e nele, ela estabelece laços sociais, modos de interação e, de distinção de seu grupo ou sua classe social em relação aos demais grupos sociais. 
    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.
  • O que é capital social para Bourdieu?

    Bourdieu define o capital social como [...] “um conjunto de recursos atuais ou potenciais que estão vinculados a um grupo, por sua vez constituído por um conjunto de agentes que não só são dotados de propriedades comuns, mas também são unidos por relações permanentes e úteis”

    Claramente identificamos um problema no contexto escolar: e os alunos que não detém o mesmo capital social?

    Gabarito B.

    #vousernomeado


ID
3038134
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Queiroz e Moita (2007) discorrem sobre os fundamentos sociofilosóficos da educação, a importância dos seus estudos na formação docente e explicam que Fundamentos são os princípios básicos, o alicerce para o entendimento das outras disciplinas.

Conforme as autoras, para a prática pedagógica, esses estudos representam

Alternativas
Comentários
  • D

    a indagação e o olhar crítico sobre a realidade, buscando respostas sobre os porquês dos fenômenos relacionados à educação.

  • Alternativa D

    Como fundamentos sociofilosóficos da educação e sobre um olhar na formação do docente (um olhar crítico), sempre buscando respostas sobre os porquês dos fenômenos relacionados à educação.


ID
3229672
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O que somos como seres humanos é o resultado da interação dialeticamente estabelecida entre os processos intrapessoais e interpessoais que se constituem e se transformam numa determinada cultura.

Sobre essas relações e a existência de grupos no ambiente escolar, conforme o texto Relações Interpessoais – abordagem psicológica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    estar em um grupo possibilita ao adolescente se distinguir dos outros membros como um indivíduo que tem sua autoestima e construir sua autonomia.


ID
3882334
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Gadotti, vivemos hoje em uma sociedade de redes e de movimentos, uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem, a qual ele chama de Sociedade:

Alternativas
Comentários
  • Aprendente.


ID
3882904
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Gadotti, vivemos hoje em uma sociedade de redes e de movimentos, uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem, a qual ele chama de Sociedade:

Alternativas
Comentários
  • Aprendente


ID
3882994
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Gadotti, vivemos hoje em uma sociedade de redes e de movimentos, uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem, a qual ele chama de Sociedade: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


ID
3884554
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta. E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. A criança estaria pronta para assimilar conhecimentos e o professor bem preparado, dominando as circunstâncias.

O trecho acima refere-se ao criador da Sociologia da Educação chamado:

Alternativas
Comentários
  • A questão trouxe o gabarito errado.

    Gabarito correto é LETRA C

    https://novaescola.org.br/conteudo/456/criador-sociologia-educacao

  • Poxa Qconcursos! Estava confiando em vocês, mas vi que estão errando muito.

  • Gabarito errado.

    Para Durkheim, 1983: O indivíduo não nasce sabendo previamente as normas de conduta necessárias para a vida em sociedade, ou seja, as gerações adultas transmitem às crianças e adolescentes aquilo que aprenderam.

  • De fato o gabarito é letra E, porém segundo o gabarito oficial da banca está letra E

  • Jurava que era a letra C


ID
4138708
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Manhumirim - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao educador que atua com crianças é imprescindível apreender o significado da infância, o que exige a investigação das diferentes conceituações a ela atribuída em distintos movimentos e lugares da história humana.” Nesse contexto, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na cultura grega, as crianças vivem sua primeira infância em família e são submetidas à autoridade do pai, seu tutor legal, que pode reconhecê-las ou abandoná-las.
( ) A alteração nos sentimentos e nas relações frente à infância, entre os séculos XVI e XVII, retirou a criança do anonimato e iniciou um período de conquista para a infância.
( ) A concepção de Infância, em Rousseau, tem como nuclear a família como base sob a qual a criança deve ser educada.
( ) A modernidade pôs em relevo o papel social da educação: a infância passa a ser interpretada a partir de um discurso religioso.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • O discurso religioso na educação é obra dos Jesuítas. A modernidade estabelece o papel do Estado e da laicidade.

    A visão de Rousseau é mais racionalista, no sentido de que a criança deve ser educada em seus aspectos físicos e psicológicos a partir de fases de sua própria vida.


ID
4939492
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas:

Na concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana.

I - A construção do ser social, é feita em boa parte pela educação.
II - É a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo.
III - O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.
IV - As consciências individuais são inatas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E). O erro da questão é falar que as "consciências individuais são inatas". A educação, para Durkheim, é impositiva. Como para o autor a criança é desprovida de um senso social, cabe aos adultos a tarefa de inculcar na nessa os estados físicos, morais, intelectuais que possibilitem a vida conjunta em sociedade. Resumo: as consciências individuais não são inatas.

    #vousernomeado


ID
4977703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item a seguir, a partir da relação educação e sociedade e dos seus principais pensadores ou representantes.

Marx afirma que a educação não pode encaminhar a superação efetiva do modo de produção entendido como um todo, pois a atividade do educador é apenas uma parte do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    As instituições de ensino Não são o centro irradiador do processo de revolução, mas uma peça importante nessa engrenagem. O educador é uma parte do sistema.

  • Viva Karl Marx! Nenhuma parte do sistema é autossuficiente.

  • Karl Marx acreditava que a educação se desenvolveria paralelamente à revolução, isto é, não seria a educação a responsável pela irradiação da revolução, mas sim uma peça entre várias outras. Gabarito certo.


ID
4977706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item a seguir, a partir da relação educação e sociedade e dos seus principais pensadores ou representantes.

Max Weber propõe que o ensinamento da moral não pode ser feito como fazem os sacerdotes, pois não visa inculcar as normas, mas sim explicá-las.

Alternativas
Comentários
  • Creio que trocou Weber por Durkheim.


ID
4977709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item a seguir, a partir da relação educação e sociedade e dos seus principais pensadores ou representantes.

Mannheim considerava anacrônica a concepção liberal da ação educativa que concentrava o trabalho de formação intelectual sobre personalidades individuais, com a intenção de desenvolver certos dotes, manifestos ou não.

Alternativas

ID
4977715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item a seguir, a partir da relação educação e sociedade e dos seus principais pensadores ou representantes.

Durkheim propõe a existência de três tipos de educação que correspondem aos tipos de dominação carismática, legal e tradicional.

Alternativas
Comentários
  • MAX WEBER propõe a existência de três tipos de educação que correspondem aos tipos de dominação carismática, legal e tradicional.

  • carismática (afetiva, herois);

    ed. legal (burocrático, treinamento) tipo mais comum atualmente;

    ed. tradicional (homem culto).

  • Ideias de Max Weber


ID
5029366
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Métodos Socializados de Ensino


TRABALHO EM GRUPO


O trabalho em grupo é uma oportunidade para o diálogo, a troca de ideias e de informações. É regido pelos princípios de facilitação da construção do conhecimento, troca de ideias e informações, possibilitando a prática da cooperação para conseguir um bem em comum. 


No ambiente escolar, o trabalho em grupo favorece a formação de certos hábitos e atitudes de convívio social, tais como: a cooperação e a união de esforços para que um objetivo comum possa ser atingido; o planejamento das etapas de um trabalho; a divisão de tarefas e atribuições, tendo em vista a participação de todos; a exposição de ideias e opiniões de forma sucinta e objetiva, de forma a serem compreendidas; a aceitação de críticas construtivas; a capacidade de ouvir com atenção os colegas e a esperar a vez de falar; o respeito à opinião alheia; e a aceitação de uma decisão quando ficar resolvido que prevalecerá a maioria.


ESTUDO DO MEIO


O estudo do meio é uma técnica que permite o estudo de forma direta do meio natural e social do qual o aluno participa. Essa técnica busca facilitar a construção do conhecimento e permitir a troca de ideias e informações, criando condições para que o aluno entre em contato com a realidade circundante, promovendo o estudo de seus mais variados aspectos de forma direta, objetiva e ordenada. O estudo do meio também propicia a aquisição de conhecimentos geográficos, históricos, econômicos, sociais, políticos, científicos e artísticos, entre outros. Assim, o estudo do meio contribui para o desenvolvimento de habilidades para a realização de entrevistas, para coletar dados, sintetizar e tirar conclusões, tudo isso de forma direta por meio da experiência vivida pelo estudante.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2UdWZ1o (acesso em 15/03/2020). 

Leia o texto 'Métodos Socializados de Ensino' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto apresenta ao leitor informações que permitem concluir que o trabalho em grupo favorece a aceitação de críticas construtivas, a capacidade de ouvir com atenção os colegas e esperar a vez de falar.

II. Após a análise do texto, pode-se concluir que os estudos de caso baseiam-se na análise subjetiva de dados e gráficos para que os estudantes possam propor alternativas de solução a problemas de natureza financeira, apenas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • II. Após a análise do texto, pode-se concluir que os estudos de caso baseiam-se na análise subjetiva de dados e gráficos para que os estudantes possam propor alternativas de solução a problemas de natureza financeira, apenas.


ID
5030887
Banca
Alternative Concursos
Órgão
Prefeitura de Esperança do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Parte do princípio de que toda a criança tem a capacidade de aprender através de um processo que deve ser desenvolvido espontaneamente a partir das experiências efetuadas no ambiente, que deve estar organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais da criança, estimulando a capacidade de aprender fazendo e a experimentação da criança, respeitando fatores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade dos alunos. O método é reconhecido também pela utilização de materiais desenvolvidos para proporcionar experiências concretas, estruturadas para conduzir de forma gradual abstrações cada vez maiores. Criou o Material Dourado. O trecho refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • ... "proporcionar a manifestação dos interesses naturais da criança, estimulando a capacidade de aprender fazendo e a experimentação da criança"...

    Lembra logo a TENDENCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA - Montessori

    Letra certa B

  • Mariazinha

  • O “Material Dourado” foi criado por Maria Montessori (1870-1952), primeira mulher na Itália a formar-se em medicina. Quando encarregada da educação de crianças com deficiências, verificou que elas aprendiam mais pela ação do que pelo pensamento. Desenvolveu, então, um método e material apropriado de ensino.

  • renovada, progressivista, construtivista

  • O material dourado consiste em um recurso utilizado no ensino da Matemática. A ideia é considerar que a aprendizagem do abstrato se dá inicialmente pelo concreto. Gabarito B.

    #vousernomeado


ID
5066935
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Karl Marx, seria necessária a realização de uma revolução político-econômicogovernamental para transformar totalmente o governo baseado na economia capitalista, considerada desigual pelo filósofo. A revolução do proletariado seria então a primeira fase idealizada por Marx. A fase final do estado perfeito é chamada por Marx de:

Alternativas
Comentários
  • Comunismo

  • Karl Max é o pai do Comunismo.

  • Para Marx a história é uma luta de classes. Assim o proletariado faz a revolução socialista superando o capitalismo em uma dialética histórica e por fim chegará ao estágio do comunismo sem classes sociais e o fim Estado.


ID
5189953
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Coronel Freitas - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Há vários modelos de desenvolvimento humano” (GALAHHUE & OZMUN, 2013).

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) A teoria psicanalítica do desenvolvimento e do crescimento enfatiza a maturação do sistema nervoso como principal condutor dos aspectos físicos e motores do comportamento humano.
( ) A teoria psicanalítica tem sido criticada pela dificuldade de objetivar, quantificar e validar cientificamente os próprios conceitos.
( ) A teoria do ambiente vê o desenvolvimento como uma série de tarefas que precisam ser alcançadas em determinado espaço de tempo, a fim de garantir a adequada progressão desenvolvimental do indivíduo.
( ) A teoria do desenvolvimento cognitivo enfatiza principalmente a aquisição dos processos motores do desenvolvimento.
( ) Estar “fora de foco” na teoria da maturação é quando a criança exibe elevado grau de domínio em situações no ambiente imediato e apresenta equilíbrio de comportamento.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    ( F) A teoria psicanalítica do desenvolvimento e do crescimento enfatiza a maturação do sistema nervoso como principal condutor dos aspectos físicos e motores do comportamento humano. Errada a teoria psicanalitica de Freud defende que as emoções, impulsos e crenças surgem daquilo que está no nosso inconsciente e não é controloda pelo consciente. A reoria que defende a maturação física é a de Piaget em que o indívido desenvolve depois aprende. ( V ) A teoria psicanalítica tem sido criticada pela dificuldade de objetivar, quantificar e validar cientificamente os próprios conceitos. Correta como esta teoria estuda o consciente e o inconciente é difícil ser validade cientificamente já que necessita de algo prático e vísivel.( V) A teoria do ambiente vê o desenvolvimento como uma série de tarefas que precisam ser alcançadas em determinado espaço de tempo, a fim de garantir a adequada progressão desenvolvimental do indivíduo. Correta o behaviorismo ou ambientalista trabalha com o estímulo resposta várias tarefas realizadas em um determinado tempo sobre um reforço positivo. ( F) A teoria do desenvolvimento cognitivo enfatiza principalmente a aquisição dos processos motores do desenvolvimento. Errada enfatiza a maturação biológica de um modo geral ( F ) Estar “fora de foco” na teoria da maturação é quando a criança exibe elevado grau de domínio em situações no ambiente imediato e apresenta equilíbrio de comportamento. Errada "estar fora de foco é quando a criança não corresponde ao estágio de desenvolviemento de acordo com a idade.


ID
5463223
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Curuá - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entre as abordagens que orientam as concepções e as práticas de educação, é possível destacar a abordagem funcionalista, que enfatiza a integração social e considera a educação como um dos subsistemas integradores, responsável pela socialização. Já a abordagem dialética

Alternativas
Comentários
  • A educação na abordagem dialética, ou seje, numa perspectiva marxista, funciona como um processo por meio do qual provaca transformação radical da sociabilidade, supondo promoção da liberdade verdadeira, desenvolvendo homens omnilateral, contrário ao capitalismo.

  • A abordagem dialética envolve a pedagogia freiriana e nesse sentido a educação é visto como um espaço social capaz de instrumentalizar politicamente os indivíduos para a transformação social, promovendo, dessa forma, sua liberdade, ou seja, construindo uma leitura crítica de mundo que possibilite das massas serem conscientes da opressão que vivem.

    Gabarito A


ID
5518936
Banca
Máxima
Órgão
Prefeitura de Heliodora - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Qualquer grupo está permeado por questões de poder. O poder é inerente ao ser humano. E isso porque o poder é político. E o homem é um animal político.
Para Weber, o poder está nas relações de mando e obediência, na relação entre empregador e empregado. Para Foucault, o poder só pode ser conquistado com barganha. Segundo essa concepção do pensador francês, o poder é uma relação desigual de trocas, onde os mais privilegiados dão o mínimo (pequenos benefícios) para os menos privilegiados, que são condicionados a serem submissos. Essas coisas mínimas fazem com que os menos privilegiados fiquem passíveis. Somado essa atitude à outras práticas, podemos dizer que é assim que se criam corpos dóceis. Já para Pagès, a organização estimula a formação de um ideal coletivo. Com esse coletivo, surge algo parecido como uma “coerção própria”. Isto é, o sujeito não se sente digno e capaz de pertencer ao coletivo. A partir daí, ele obedece às regras. Também se criam corpos dóceis dessa forma, afastando a possibilidade desses sujeitos serem críticos. Quer dizer, eles são críticos, mas estão inseridos dentro de um contexto que permite sua criticidade”.
Fonte: Costa, Lucas Carneiro. Relações de poder e gestão escolar na contemporaneidade. 10 de junho de 2020.
Disponível em: <https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/relacoes-de-poder-egestao-escolar-na-contemporaneidade/> Data de acesso: 10/8/2021

Nesse sentido, as relações de poder na escola envolvem, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • Acho que o examinador queria que o candidato analisasse os elementos que envolvem a escola e apontar qual que não é possível traçarmos uma análise sobre as relações de poder.

    Nesse sentido, a atuação do professor e do diretor claramente envolve relações de poder.

    A democratização da escola é urgente, porque existem relações de poder que levam ao autoritarismo e a centralização.

    No entanto, as instâncias educacionais ( e é aqui que você precisa saber o que é: são os órgãos colegiados, grêmio estudantil, conselho da escola, etc) não necessariamente envolve relações de poder, pois suas decisões são sempre tomadas a partir do coletivo, da vontade da maioria, não havendo, portanto, uma relação desigual entre as partes.

    Acho bem questionável esse raciocínio, mas é uma questão bastante subjetiva, portanto, não tem muito o que fazer.

    Gabarito C

  • Acertei pela palavra disciplinadas