A) A educação está isenta da intromissão direta determinada pelas relações sociais que estabelecemos ao longo da vida.
Errada! Para Marx a educação sofre influência direta das relações sociais estabelecidas na sociedade.
B) A educação do futuro não deveria nascer do sistema fabril, pois este método não colaboraria para produzir seres humanos integralmente desenvolvidos.
Errada! Marx entendia que a educação do futuro deveria nascer do sistema fabril.
C) A educação é parte da totalidade social, incluindo as relações de determinação e influência que ela recebe da estrutura econômica.
Certa! Para Marx, a transformação da educação deveria ocorrer simultaneamente à revolução social. Ela deveria acompanhar e acelerar esse movimento revolucionário, mas não se encarregar exclusivamente de desencadeá-lo, nem de fazê-lo triunfar. Por essa lógica, a educação é parte da totalidade social, incluindo as relações de determinação e influência que ela recebe da estrutura econômica.
D) Apenas a educação deveria se encarregar de desencadear o desenvolvimento total do homem e a mudança das relações sociais.
Errada! Marx entendia que a educação é parte da totalidade social, a transformação da educação deveria ocorrer simultaneamente à revolução social.
E) A transformação educativa deveria ocorrer após a revolução social, pois seria necessária a mudança das condições sociais para se criar um novo sistema de ensino.
Errada! Mesma justificativa da letra “D”.
GABARITO: alternativa “C”