SóProvas


ID
2167351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    A Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o projeto de emenda constitucional que acaba com o voto secreto em todas as votações em sessões plenárias no Congresso Nacional. Para virar lei, o texto ainda precisa ser analisado pelos senadores, e a tramitação demorará, no mínimo, mais um mês. Parlamentares de oposição temem que esse processo demore e o projeto não seja votado logo.

O Globo, capa, 4/9/2013 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema que ele aborda, julgue o próximo item.

Há consenso entre os analistas políticos de que o Congresso Nacional ficou indiferente diante das manifestações populares, no último mês de junho, nas ruas de diversas cidades brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • Nossa senhora, questão baseada em atualidades, porém sem nenhuma texto referência, fica difícil fazê-la 3 anos depois...

    CHUTEI "errado", pois acredito que nessa época houve muito protesto e muito envolvimento dos políticos, e por isso eles não ficaram indiferentes.

  • Sim Mariana... e tem o fato de term recuado em muitos projetos de leis ( não me recordo quais, rsrs) que, se aprovados, iam vim rasgando nos brasileiros.

  • CERTO. No entanto, essa questão é de atualidades e não de língua portuguesa. Verifiquei na prova que a questão está localizada em posição diversa das de língua portuguesa. No edital do concurso, atualidades consta como uma disciplina a ser cobrada.

    Fontes:

    https://www.qconcursos.com/arquivos/prova/arquivo_prova/33696/cespe-2013-fub-tecnico-de-tecnologia-da-informacao-prova.pdf

    https://www.qconcursos.com/arquivos/regulamento/arquivo/2273/fub-2013-edital.pdf

  • ERRADA!

    Dica: quando alguma questão de atualidade mencionar "há consenso", na maioria das vezes, a alternativa está errada!

  • eu vou la saber

  • Na verdade, pelo texto dá para responder, porque os analistas políticos entraram em consenso que a câmara dos deputados ficou indiferente, afinal, a votação lá foi unanime, mas não no congresso, pois o congresso é a soma da câmara + senado, e como o senado ainda não havia votado não se pode afirmar se ele ficou indiferente ou não, só após a votação.

  • Na prova, as questões desse texto, estavam em português ou atualidades?.... se estavam em atualidades, o QC se equivocou em colocá-las no filtro de português... rsr

  • Observe bem a questão e veja que ela própria se contradiz

    "Há consenso" e "ficou indiferente"