SóProvas


ID
216772
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O responsável pela divisão de arquivo de um banco, preocupado com a degradação dos documentos, solicitou a análise química de todo o acervo. O laudo apresentado informou que a destruição da cola dos documentos acontecia em virtude do ataque por fungos proteolíticos, que tornava a documentação higroscópica frágil e vulnerável, causando a contaminação por esses fungos. Diante do laudo técnico, o responsável pelo arquivo estabeleceu, num primeiro momento, uma medida de profilaxia que consistia em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    No papel, os fungos costumam assuimir a cor amarelada, produzindo manchas mais escuras no centro e mais claras nas extremidades, geralmente não podem ser vistos a olho nu, quando isto se faz possível é quando a infestação ja esta em um nível bastante elevado, onde se forma um pó superficial, de densidade bastante baixa, são os esporos.
    Como a questão pede uma medida preventiva e inicial, a resposta que mais se enquadra é a alternativa C, a higienização periódica evita a proliferação e instalação dos fungos - fungos são seres pluricelulares que se reproduzem de forma esporulada, os esporos são as ''bolinhas'', geralmente de cor azulada, que vemos quando a infestação esta elevada. Além da higienização o controle de umidade e temperatura são indispensáveis porque ao limpar um documento é quase que inevitável que o fungo passe para outro.

    Forte abraço!!
  • Essa palavra periódica faz a questão ficar errada. Periódica dá impressão de continuidade, e ele pede a solução para um primeiro momento. Caberia anulação!
  • O significado de profilaxia é o conjunto de precauções que podemos tomar para evitar certas doenças. nesse caso combater o fungos letra c

  • eu me perguntei da onde eles tiraram essa questão, então achei no livro Manual de conservação de documentos, da Ingrid Beck (pg 19, 20)

    "A destruição da cola por fungos proteolíticos deixa o papel enfraquecido, higroscópico e vulnerável a novas infestações, sendo comum a sucessão dos fungos celulolíticos. É freqüente a formação de blocos compactos de folhas de tal forma fragilizadas que aderem umas às outras.

    (...)

    A fim de se prevenir a proliferação de microrganismos, recomenda- se a higienização periódica do acervo..."

    Gab: letra C