SóProvas


ID
2168419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao trabalho em equipe.


Inovação, promoção, desenvolvimento, organização, produção, inspeção e manutenção são competências necessárias ao bom desempenho da equipe.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo - 

    1.2 Equipes de trabalho  = As equipes de trabalho geram uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.


     ATENÇÃO!
    As equipes ajustam-se melhor a culturas coletivistas.
    O desafio é manter o sucesso do indivíduo como parte de uma equipe. Esse desafio se torna maior quando:
    a) a cultura vigente é altamente individualista;
    b) as equipes estão sendo introduzidas em uma organização que sempre valorizou as realizações individuais.
    As principais características de uma equipe são cooperação, sinergia e coesão.
    A palavra sinergia é derivada do grego synergia – syn – cooperação, érgon – trabalho. Diz-se que o todo supera a soma das partes. O oposto de sinergia, dentro da organização, refere-se à entropia, que significa a desorganização do sistema.

    Questão de Concurso = (Cespe/Anatel/Técnico Administrativo/2012) A implementação do conceito de sinergia no ambiente organizacional auxilia as organizações a reduzir o nível de entropia e a aperfeiçoar a utilização dos recursos.
    Gabarito: certo. A sinergia reduz a entropia e aperfeiçoa a utilização dos recursos.
    A palavra coesão significa aderência, força (padrão comportamental compartilhado) que une e guia os membros de uma equipe

  • Não concordo com o gabarito. Inovação, promoção, desenvolvimento, organização, produção, inspeção e manutenção são competências???

  • Concordo com a Bárbara, não são competências!

  • GAB: C

     

     

    A maioria das atividades dentro de uma organização vai além da capacidade de uma única pessoa realizar o trabalho. As evidências sugerem que as EQUIPES de trabalho normalmente superam os indivíduos e os grupos quando a tarefa necessita de múltiplas habilidades, capacidade de análise e experiência.

     

    Já uma EQUIPE, de acordo com Chiavenato, é um grupo de pessoas com habilidades complementares e que trabalham em conjunto para alcançar um propósito comum pelo qual são coletivamente responsáveis. Uma EQUIPE DE TRABALHO gera sinergia positiva através de uma coordenação de seu trabalho, ou seja, o somatório de seu resultado é maior do que seria o somatório dos resultados isolados de seus membros.

  • Margerison e McCann sugerem uma roda da equipe composta por nove fatores de desempenho (ou participantes) que precisam estar presentes em toda equipe:

    1.      Assessoria: fator relacionado a dar e receber informação.

    2.      Inovação: fator relacionado com a criação e a experimentação de novas idéias.

    3.      Promoção: fator relacionado com a identificação e exploração de oportunidades.

    4.      Desenvolvimento: fator relacionado com a avaliação e o teste de aplicabilidade de novas abordagens.

    5.      Organização: fator relacionado com o estabelecimento e a implementação das maneiras de trabalhar.

    6.      Produção: fator relacionado com a conclusão e a entrega de resultados.

    7.      Inspeção: fator relacionado com o controle e a auditoria dos sistemas de trabalho.

    8.      Manutenção: fator relacionado com a salvaguarda de padrões e processos.

    9.      Ligação: fator relacionado com a coordenação e a integração do trabalho dos membros da equipe.

    Equipes eficazes demonstram um foco em todos os nove fatores. Em geral, elas possuem membros que atuam como assessores, outros como inovadores, desenvolvedores, organizadores, integradores, etc. Os oito fatores arranjados ao redor do centro da roda de trabalho em equipe mostram as funções da equipe de trabalho e apresentam forte interdependência. O nono fator – ligação, cuja atividade é interligar e inter-relacionar – no centro da roda é uma característica compartilhada com as outras oito funções no sentido de integrar e compor. É o papel de juntar as competências e extrair resultados multiplicados.

    Fonte: Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato, pag. 217 e apostila ponto dos concursos.

  • Gab. CERTO

     

    Sim, fazem parte de um todo que gera para a equipe um bom desempenho! Inovação, promoção, desenvolvimento, organização, produção, inspeção e manutenção. A questão diz NECESSÁRIAS, não acredito que esteja taxativa ao ponto de está errônea.

     

    #DeusnoControle

  • Tb acho que não são competências e que inspeção não é uma atividade conteporânea de equipes.

  • Já percebi que quase todas as questões de Administração e Gestão de Pessoas do CESPE podem ser consideradas certas ou erradas. Depende apenas do humor do elaborador no dia.

  • Inovação, promoção, desenvolvimento, organização, produção, inspeção e manutenção são competências necessárias ao bom desempenho da equipe.

    Correto.

    O desempenho das pessoas será uma consequência dos seguintes fatores: Motivação, Competências (CHA) e condições organizacionais favoráveis. E todos os itens citados na questão se enquandram em um dos fatores que eu mencionei acima. A questão não restringiu, portanto vejo como correta.

  • Inovação, promoção, desenvolvimento, organização, produção, inspeção e manutenção são competências necessárias ao bom desempenho da equipe. Resposta: Certo.

     

    Comentário: equipes precisam desenvolver diferentes fatores internos para que tenham um bom desempenho. Fatores levantados por Margerisson e McCann (Apud Chiavenato, 2007) são 9, formando a roda de gestão de equipes:

    assessoria (dar e receber informação);

    inovação (criação de novas ideias);

    promoção (exploração de oportunidades);

    desenvolvimento (compatibilidade de novas ideias às necessidades dos clientes ou usuários);

    organização (formas de trabalhar);

    produção (execução dos trabalhos);

    inspeção (controle e verificação das atividades);

    manutenção (continuidade dos padrões estabelecidos); e

    ligação (coordenação de trabalhos ou atividades individuais à equipe).

  • Gab C

    Inspeção: Ação ou efeito de olhar, de examinar, de verificar: inspeção realizada para detectar problemas.