-
GABARITO: CERTO
A Administração Científica tem ênfase nas tarefas, na padronização de técnicas e métodos, no aumento da produtividiade através de incentivos salariais. Uma das críticas à Administração Científica era de que esta teoria tratava o trabalhador como máquina, sem considerar seus aspectos motivacionais e humanos.
"O homem, visto como uma máquina pela Administração Científica, foi pouco considerado por essa teoria, que o percebia apenas como um instrumento de trabalho como qualquer outro, não considerando diversos aspectos motivacionais além do dinheiro." (Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos)
-
Administração científica
Principal autor: Taylor.
Visão de homem: homem econômico.
Ênfase principal: nas tarefas.
-----------------------------------------------------------------------------
Teoria das Relações Humanas
Principal autor: Elton Mayo.
Visão de homem: homem social.
Ênfase principal: nas pessoas.
Fonte:
Apostila do Prof. Carlos Xavier.
-
ABORDAGEM CLÁSSICA
1) Administração Científica> Taylor
2) Escola Clássica > Fayol
Carcatéristica comuns entre 1 e 2 :
Visão Mecanicista
Homus economicus
Estudo da organização formal
Sistema Fechado (foco nos processo interno e operacionais)
Abordagem prescritiva e normativa
---
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
O movimento das relações humanas, ocorrido na década de 20, inaugurou o estudo
de uma nova filosofia de administração, com foco nas pessoas, mudando as relações
entre empregado e empregador, calcado ern valores humanísticos e democráticos, incorporando a psicologia ao estudo da administração.
-
Teoria das Relaçõe Humanas
>Elton Mayo e seus colaboradores, denominados grupo de Hawthorme
>Homo Social: o homem é motivado por recompensas sociais e simbólicas
>Oposição à teoria Clássica
>Atenção a comunicação, motivação, lidenraça, dinâmica de grupo e conflitos
#FORÇA
-
GABARITO: CORRETO
-
CERTO
Na Administração Científica, o Homem era visto como Apêndice da Máquina!
-
A ADC nem sequer se preocupou com a organização informal - Teoria da Máquina -
-
Pra mim, quem visava mudanças administrativas era Fayol apenas.
-
A administração científica se preocupava mais com os processos administrativos do que com os funcionários, simples assim.
-
Na administração científica, o foco era nas tarefas e os indivíduos eram vistos como Homo Economicus, ou seja, a produtividade estava realcionada ao pagamento. Quanto maior fosse a retribuição salarial, maior seria a produtividade.
-
1900 - ABORDAGEM CIENTÍFICA:
HOMO ECONOMICUS: O trabalhador somente se motiva pelas recompensas materiais. A visão do homem como "econômico", em relação à mão de obra.
1930 - ABORDAGEM HUMANAS:
HOMO SOCIAL: O trabalhador é motivado, principalmente, pela necessidade de reconhecimento, de participação e de aprovação social nas atividades dos grupos sociais onde vive, ou seja, pela motivação por recompensas sociais e simbólicas.
GABARITO CERTO
-
Eu achei estranho o termo "práticas administrativas". Achei que o certo seria "práticas operacionais". Práticas administrativas dá a entender que é algo mais estrutural, que é a ideia do Fayol. Porém, tem uma parte do livro Shop Management do Taylor que diz que deve haver cooperação entre trabalhadores e administradores. Talvez isso seja uma das justificativas para a questão estar certa já que envolve "a prática administrativa". Será que esse raciocínio estaria certo?
-
-
Gabarito: Correto.
A administração científica dava ênfase nas tarefas, no métodos e nos estudos dos movimentos e tempos. Ela não importava tanto com o bem estar do trabalhador, mas sim com asu produtividade que era incentivado por meio de aumento salariais. A preocupação com o trabalhador foi ganhar ênfase com a teoria das relações humanas.
-
Gab. "CERTO"
Administração Científica-------------> TAYLOR
*Ênfase nas tarefas. (Visão Micro) (Baixo para cima)
Escola Clássica------------------------> FAYOL
*Ênfase na eatrutura e no funcionamento. (Visão Macro) (De cima para baixo)
#DeusnoControle
-
QUESTÃO ERRADA. A Adminsitração Científica, de Winston Taylor, preconizava, basicamente, o Homo Economicus, a racionalização do trabalho no nível operacional. Mais tarde surgiram as escolas humanistas que viam o homem além da "máquina que trabalha por dinheiro". Estas foram as primeiras teorias do que seriam as perspectivas de Gestão de Pessoas nas organizações.
-
Lucas Daniel, Confude a cabeça do povo não ...Questão Certa
-
Questão corretíssima. A ênfase da administração científica era a tarefa.
-
Questão certa.
Dizer: bate com esse martelo aqui. E para o outra aperta com essa chave ali.
São práticas administrativas. Não conceituem "práticas administrativas" como apenas assinar papel.
-
A Administração Científica foi desenvolvida por Taylor, no início do Século XX, com o objetivo de maximizar o desempenho das organizações através do atingimento do melhor desempenho possível no exercício das tarefas, reduzindo as perdas e os desperdícios de qualquer natureza, gerando lucro para empresa e para o trabalhador (ênfase: nas tarefas).
-
Alguém pode me explicar a parte da MUDANÇA em práticas administrativas como pressuposto da administração científica. Pq só errei por conta desta "bendita" palavra. Agradeço.
-
CERTO
A banca diz, em outras palavras, que segundo o ponto de vista da adm. científica, se forem feitas mudanças nas práticas administrativas a produtividade no trabalho aumentará muito mais do que se forem feitos investimentos nas relações humanas.
De fato, a escola da adm. científica não tinha preocupação com as relações humanas. Portanto, falar em adm. científica e em investimentos nas relações humanas é algo que não combina. Sendo assim, é correto afirmar que SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA ADM. CIENTÍFICA, a produtividade no trabalho aumenta mais com mudanças nas práticas administrativas que com investimentos nas relações humanas.
-
Esse gabarito não é questionável? Administração cientifica tem enfase nas tarefas (Taylor) enquanto a Administração Clássica tem enfase na estrutura organizaçional (Fayol)....logo: "Os pressupostos da administração científica dispõem que a produtividade no trabalho aumenta mais com mudanças nas práticas administrativas (aqui não está falando de Fayol? - Adminstração clássica?)" que com investimentos nas relações humanas.
-
CERTO. "Taylor enfocava o estudo dos tempos e movimentos dos empregados como forma de melhorar o desempenho no chão de fábrica. O homem, visto como uma máquina pela Administração Científica, foi pouco considerado por essa teoria, que o percebia apenas como um instrumento de trabalho como qualquer outro, não considerando diversos aspectos motivacionais além do dinheiro. O trabalhador deveria ser superespecializado nas poucas tarefas que executava rotineiramente".
Fonte: Prof. Carlos Xavier
-
Ótima uestão.
Administração cientifíca nos remete ao taylorismo. No Taylorismo pregava-se a ídeia que o ser humano devia ser tratado como uma máquina. Relação humana não era importante dentro dessa teoria, pois o pensamento era: produzir, produzir, produzir. Estragou ? Troca por outro.
Espero ter ajudado!
Vamooos passar!
-
Correta! O foco da administração científica está na prática administrativa, ou seja, no estudos dos melhores meios de fazer o trabalho e não, como supõem a questão, no investimento em capital humano.
-
Gabarito: CERTO.
Na administração científica, o foco era nas tarefas e os indivíduos eram vistos como Homo Economicus, ou seja, a produtividade estava relacionada ao pagamento.
PONTO DOS CONCURSOS.
-
Explicação da Professora, TOP!!!
-
CERTO
A administração científica tinha como foco as tarefas. As relações humanas só começaram a ser estudadas/valorizadas na abordagem humanística.
Taylor acreditava que os operários aumentariam a produtividade se :
- recebessem salários melhores;
- fossem cientificamente selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas;
- eliminassem os movimentos inúteis e os esforços desnecessários.
Fonte: Introdução à teoria geral da administração, CHIAVENATO, 2014.
-
mudanças nas práticas ADM? o que é isso?
-
O que causa confusão é a palavra práticas administrativas, mas o gabarito está correto. Saber interpretar é a chave do negócio.
-
Administração científica de Taylor = TRABALHO/TAREFAS
Fayol=ESTRUTURA-DIVISÃO DAS FUNÇÕES
-
nossa.Essa matéria é do capiroto
-
Valdir MPU / INSS, Não confunda, cara!
Administração de Taylor a ênfase realmente era no trabalho, agora Fayol era na Estrutura.
-
Para Taylor (adm científica) a melhoria das práticas administrativas (para tarefas/processos) aumenta a produtividade.
A confusão esta em "práticas adminstrativas" por sempre classificarmos a teoria clássica como mecanicista (focada na tarefa), mas isso não quer dizer que não havia um planejamento das práticas adminstrativas para aumentar a produtividade.
-
Ótima questão, bem didática estilo Cespe de testar candidato...
-
se pensarmo
Administração Científica – Taylor
- início do Século XX;
- maximizar o desempenho das organizações através do atingimento do melhor desempenho possível no exercício das tarefas;
- redução das perdas e os desperdícios de qualquer natureza;
- gerando lucro para a empresa e para o trabalhador;
- foco nos tempos e movimentos dos empregados (como melhoria do desempenho no chão da fábrica);
- uniformidade das técnicas e métodos de trabalho;
- funcionários deveriam ser bem remunerados = MAIOR PRODUTIVIDADE E DESEMPENHO;
se pensamos muito é erro na certa.
GAB CERTO
-
Na administração científica, o foco era nas tarefas e os indivíduos eram
vistos como Homo Economicus, ou seja, a produtividade estava relacionada ao pagamento.
CERTA!
-
Princípios da Supervisão Elementar de Taylor:
Seleção Científica: atribuir a cada trabalhador a tarefa (simples) conforme suas aptidões. Tempo Padrão: a produção de cada trabalhador nunca pode ser inferior ao padrão estabelecido Incentivo Salarial: atribuir tarifas de remuneração por unidade produzida para quem produzir acima dos padrões estabelecidos.
-
Evolução da administração pública no Brasil...
1903 – Administração Científica: Essa Teoria criada por Taylor e com ênfase nas tarefas, busca a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, visa garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
TAYLOR (ADM. CIENTÍFICA) = FOCO NA TAREFAS.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (TAYLOR) = ÊNFASE NAS TAREFAS, VISÃO DA PARTE PARA O TODO.
Administração CienTífica ----> Taylor -----> foco nas Tarefas
Tinha como pressupostos:
1. Análise do trabalho em si e estudo dos tempos e movimentos;
2. Estudo da fadiga humana;
3. Divisão do trabalho e especialização do trabalhador;
4. Desenho de cargos e tarefas;
5. Incentivos e prêmios salariais por produção;
6. A ideia do Homo Economicus;
7. O ambiente de trabalho;
8. Padronização.
Acreditava-se que a especialização/especificação traria os melhores resultados.
#VAI
-
TAYLOR FOCAVA NA EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE... TRABALHADOR COMO MÁQUINA PODERIA TROCAR O TRABALHO POR DINHEIRO
-
Depois de muito ler entendi a colocação dessa palavra:
mudanças nas práticas administrativas QUE COM investimentos nas relações humanas.
-
Administração Científica= Ênfase nas TAREFAS.
TJAM2019
-
EM OUTRAS PALAVRAS : TAYLOR ERA DE EXATAS E FAYOL ERA DE HUMANAS .
-
Homo economicus