-
Gabarito: errado.
Departamentalização Funcional
É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc.
Fonte:
Rodrigo Rennó. Administração Geral para Concursos, 2013.
-
Departamentalização Funcional e Departamentalização Geográfica são tipos de departamentalização distintos.
-
Errado
A questão trata na verdade da Departamentalização Geográfica ou Territorial
A departamentalização territorial, regional ou por localização requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. É utilizada geralmente por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos.
É altamente atrativa para empresas de larga-escala e cujas atividades estejam física ou geograficamente dispersas.
Vantagens
• Quando as circunstâncias externas indicam que o sucesso da organização depende particularmente do seu ajustamento às condições e necessidades locais e regionais;
• Permite fixar a responsabilidade de lucro e do desempenho no comportamento local ou regional;
• Permite encorajar os executivos a pensar em termos de sucesso de território;
• Indicada para firmas de varejo;
• O delineamento da organização pode acompanhar adequadamente as variações de condições e características locais.
Desvantagens
• O enfoque territorial pode deixar sem segundo plano a coordenação tanto dos aspectos de planejamento, execução ou controle como um todo, em face do grau de liberdade e autonomia nas regiões;
• A preocupação estritamente territorial concentra-se mais nos aspectos mercadológicos e de produção e quase não requer especialização.
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/29135/departamentalizacao-geografica
Bons estudos!
-
Por Função: Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.
Por Clientes: Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes. Um exemplo clássico são as lojas de departamentos.
Por Processos: Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção. Os exemplos mais óbvios desse tipo de departamentalização são as fábricas e montadoras de carros.
Por Produtos ou Serviços: Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.
Matricial: Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos, por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica. Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.
Geográfica ou Territorial: Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região. Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.
Por Projetos: Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir. Depois disso pode ocorrer alocação em outros projetos e por aí vai. Dois exemplos clássicos são os de consultorias e de agências de publicidade.
Fonte: http://blog.luz.vc/o-que-e/tipos-de-departamentalizacao/
GABARITO: ERRADO
-
A departamentalização funcional prevê a divisão de funções / especialização.
-
Prosseguindo, Maximiano (2011, p. 152), ao estabelecer os critérios de departamentalização, apresenta os seguintes dizeres: “A departamentalização funcional consiste em atribuir a cada uma das unidades de trabalho a responsabilidade por uma função organizacional – operações, marketing, finanças, recursos humanos e assim por diante.”
Segundo Djalma Oliveira (2011, p. 105-106), falando da departamentalização funcional, ensina que:“Nesse caso, as atividades são agrupadas de acordo com as funções da empresa, podendo ser considerado o critério de departamentalização mais usado nas empresas.”
Segundo Sobral e Peci (2013, p. 261): “O tipo de departamentalização mais comum nas organizações consiste na agregação de tarefas de acordo com a área funcional, constituindo-se os departamentos de marketing, finanças, recursos humanos, operações, pesquisa e desenvolvimento, entre outros. [...]
-
A departamentalização funcional prevê o uso de critério de ESPECIALIDADE para definição das unidades de trabalho da organização. (CORRETO)
GABARITO ERRADO
-
QUESTÃO ERRADA. DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL NÃO PREVÊ USO DE CRÍTERIO GEOGRÁFICO.
· funcional: atividades continuadas e rotineiras com alto grau de especialização em áreas específicas (tarefas desempenhadas de forma segura, mas prejudica a inovação e criatividade); indicada para organização com pouca variedade de produtos (pior cumprimento de prazos e orçamentos); relacionamento harmônico entre os servidores;
· Centralização na execução da perícia da organização.
-
ERRADO.
Departamentalização FUNCIONAL = por funções desempenhadas
Departamentaliação GEOGRÁFICA = por regiões onde a empresa atua.
-
ESTE RESUMINHO VAI SALVAR SUA VIDA, ANOTEM:
--
Tipos de Departamentalização :
--
1) Departamentalização Funcional: departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares;
--
2) Departamentalização Divisional: indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes são variantes dessa departamentalização: clientes; produtos ou serviços; critério geográfico;
--
3) Departamentalização Matricial: combinação simultânea entre a Departamentalização Funcional e a Departamentalização Divisional;
--
CORRIGINDO:
--
A departamentalização divisional prevê o uso de critério geográfico para definição das unidades de trabalho da organização.
--
GABARITO: ERRADO.
-
Gab: ERRADO
A abordagem FUNCIONAL é baseada nas habilidades, nos conhecimentos e nos recursos similares. A abordagem DIVISIONAL ocorre quando os departamentos são agrupados em divisões com base nos resultados. E a MATRICIAL é a junção das duas abordagens!
Fonte: CHIAVENATO, ADMINISTRAÇÃO GERAL e PÚBLICA. Pág; 364, 3º Edição.
Eu errava pra cacete questões desse assunto, então fiz esse esquema e consegui gravar. Espero ajudá-los.
Produtos / serviços / loc. geográfica = Divisional (pois tem a " / " para dividir, então é divisional).
Habilidades e conhecimentos = Funcional (lembro do edital, em que ao especificar as matérias a banca coloca CONHECIMENTOS E HABILIDADES e descreve cada "FUNÇÃO da matéria", então é funcional).
Bipolar = Matricial (pois esta tem 2 unidades de comando e atuação, já que é a junção das duas abordagens).
-
Departamentalização por funções - agrupa pessoas que exercem funções em uma determinada área, na organização. Caracterizada pela especialização das funções, o setor financeiro agrupa pessoas especialistas em finanças, o setor de marketing agrupa pessoas especialistas em marketing, etc. Adequada para pequenas e médias empresas e ambientes estáveis. Tem como vantagem a especialização, relacionamento entre funcionários dentro do setor e autoridade baseada no conhecimento; possui como desvantagem o fato de diminuir a visão global da empresa, perda de autoridade e dificuldade na tomada de decisão.
-
Errado.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, como diria o professor Hugo Goes.
departamentalização funcional prevê a divisão de funções / especialização.
Departamentaliação GEOGRÁFICA = por regiões onde a empresa atua
-
Departamentalização Funcional é o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc...
Departamentalização Territórial ou Geográfica A departamentalização geográfica é interessante quando a empresa está distribuída em um território muito grande. Nesse caso, é importante a empresa descentralizar recursos específicos para cada região.
Outro aspecto que pode apontar a necessidade de um tipo desses de departamentalização é quando existem uma diferença e especificidade grande de acesso a mercados consumidores e a pessoas qualificadas, bem como a matérias-primas.
Nesses casos, os administradores podem ficar especializados nas demandas e especificidades de cada região. Como por exemplo, uma empresa poderia ter gerências nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste etc...
Assim, quando a empresa estiver "cobrindo" áreas muito grandes e diferentes, a departamentalização pode ser indicada. Cada setor poderá, através da melhor compreensão de cada região, atingir mais facilmente os objetivos da organização.
Fonte: Rodrigo Rennó
-
Para respondermos à
questão, precisamos diferenciar a departamentalização funcional da geográfica.
As estruturas funcionais dividem as áreas da empresa conforme
suas funções. Esse tipo de estrutura é indicado para empresas em setores
mais estáveis e que seus produtos e serviços não estão em constante alteração.
Essa constância na produção permite ganhos de escala, com uma produção em
massa.
Por outro lado, a
Departamentalização Territorial ou Geográfica enfatiza a distribuição da
empresa no território de atuação. Esse tipo de organização é indicado para
empresas que operam em grandes áreas geográficas ou em mercados extensos. Essa
departamentalização possui algumas peculiaridades, entre elas, a de que devido
a sua amplitude de atuação, a área financeira da empresa fica centralizada na
matriz, enquanto as áreas de produção e vendas são descentralizadas. Essa
descentralização tem por função a adaptabilidade da empresa às necessidades da
região em que está situada e a rapidez na tomada de decisão, uma vez que essa
forma de gestão possibilita maior contato com os problemas operacionais.
Em face do exposto,
podemos afirmar que a questão em análise está errada.
Gabarito do Professor: ERRADO.