SóProvas


ID
2169601
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à infecção por HIV/AIDS, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • qual erro da letra C ?

  • Segundo o Ministério da Saúde a infecção pelo HIV eleva o risco de desenvolvimento de tuberculose ativa em indivíduos com tuberculose latente, sendo o mais importante fator identificado de risco para TB. Resposta A está correta.
    Adultos e adolescentes que vivem com HIV podem receber todas as vacinas do calendário nacional, desde que não apresentem deficiência imunológica importante.
    A medida que aumenta a imunodepressão, eleva-se também o risco relacionado a administração de vacinas de agentes vivos, bem como se reduz a possibilidade de resposta imunológica consistente.
    O período de incubação do HIV é compreendido entre a infecção pelo HIV e o aparecimento de sinais e sintomas da fase aguda, podendo variar de 5 a 30 dias. Já o período de latência é a fase de infecção aguda, até o desenvolvimento da imunodeficiência. Esse período varia entre 5 e 10 anos, media de seis anos.
    A infecção aguda é definida como as primeiras semanas da infecção pelo HIV, até o aparecimento dos anticorpos anti-HIV (soroconversão), que costuma ocorrer em torno da quarta semana após a infecção. Janela imunológica é o intervalo de tempo decorrido entre a infecção pelo HIV até a primeira detecção de anticorpos anti-HIV produzidos pelo sistema de defesa do organismo.
    Na maioria dos casos a duração da janela imunológica é de 30 dias. Porém, a duração desse período pode alterar dependendo da reação do organismo do indivíduo frente a infecção e do tipo do teste (quanto ao método utilizado e sensibilidade).
    Se um teste para detecção de anticorpos anti-HIV é realizado durante o período da janela imunológica, há a possibilidade de gerar um resultado não reagente. Desta forma, recomenda-se que, nos casos de testes com resultados não reagentes em que permaneça a suspeita de infecção pelo HIV, a testagem seja repetida após 30 dias com a coleta de uma nova amostra.

    Gabarito do Professor: Letra A

    Bibliografia

    Brasil, Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Adultos Vivendo com HIV/AIDS. Brasília, 2013. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.
  • A - CORRETO

    B - Portadores do HIV podem receber vacinas que não são compostas por vírus atenuados;

    C - O organismo não produz anticorpos contra o HIV;

    D - Para evitar um falso positivo, o teste deve ser repetido com 30 e 60 dias. 

  • C- A partir do momento que o indivíduo entra em contato com o vírus, já é infectado seu genoma. O que a literatura fala em relação a isso é o período de "eclipse", na qual o vírus por cerca de 10 dias não faz replicação nenhuma e por isso não é detectado no plasma humano, através dos exames. O organismo leva de 8 a 12 semanas após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV (detectados nos testes rápidos e imunoensaios), porém estes não são suficientes para conferir proteção definitiva ao vírus em virtude de sua intensa mutação. Não entendo bem qual o erro encontrado nessa questão (acredito que seja pela definição de janela imunológica?)

    D - Durante a janela imunológica há possibilidade do exame dar falso-negativo, uma vez que não houve tempo para produzir anticorpos que serão detectados nos exames. Além disso o teste de fluido oral tb detecta anticorpos. Caso FR1 E TR2 deem reagentes, deve-se encaminhar para a quantificação de carga viral RNA-HIV1 (Fluxograma 2)

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2409-hiv-e-aids