SóProvas


ID
2169961
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma desvantagem da departamentalização por projeto é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.  A relação de tipos de estrutura e de departamentalização reúne diferentes visões de diferentes autores para facilitar sua vida no concurso. De qualquer forma, dado o nível de cobrança, resolvi fazer uma lista de vantagens e desvantagens dos principais tipos de departamentalização cobradas, tendo como base Chiavenato (2007): O foco é muito operacional; A temporalidade da estrutura também gera desvantagens; Os participantes podem ficar angustiados ao final do projeto, por não saber se serão alocados em um novo projeto; Cada projeto utiliza recursos e competências específicas, muitas vezes não aproveitáveis por outros projetos; Foco exclusivo no projeto; Outros tipos de departamentalização mais permanentes se fazem necessários.

  • Departamentalização por projeto: algumas organizações criam departamentos em função dos projetos que estão sendo desenvolvidos. Trata-se de uma forma interessante de lidar com problemas complexos associados ao desenvolvimento de projetos. Cabe lembrar que os projetos são atividades temporárias que produzem resultados exclusivos. Se a banca relacionar essas características na prova, você saberá que se trata da departamentalização por projeto!

     

     

    DESVANTAGENS: 

     

    O foco é muito operacional; A temporalidade da estrutura também gera desvantagens;

    Os participantes podem ficar angustiados ao final do projeto, por não saber se serão alocados em um novo projeto;

    Cada projeto utiliza recursos e competências específicas, muitas vezes não aproveitáveis por outros projetos;

    Foco exclusivo no projeto;

    Outros tipos de departamentalização mais permanentes se fazem necessários
     

     

    gabarito letra D. 
     

  • DESVANTAGENS

    ·         Quando termina um projeto, a empresa pode ser obrigada a dispensar pessoal ou paralisar máquinas e equipamentos se não tiver outro projeto em vista.

    ·         Devido à descontinuidade e limitações, a departamentalização por projeto pode provocar em muitas pessoas desanimo pela imprevisibilidade de futuro no emprego.

    GABARITO: D

    FONTE:http://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao

  • alguém pode comentar a letra e)?

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS = ANGÚSTIA = DESCONTINUIDADE

  • ❋ DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS

    Projeto é um evento temporário e não repetitivo, caracterizado por uma sequência lógica de atividades, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos e qualidade.

    O agrupamento ou organização na base de projetos envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as saídas e os resultados (outputs) relativos a um ou a vários projetos da empresa. É uma estratégia utilizada em empresas de grande porte e que produzem produtos que envolvam grande concentração de recursos e prolongado tempo para sua produção. Essa estratégia de organização adapta a estrutura da empresa aos projetos que ela se propõe a construir. Por meio desse critério, unidades e grupos de empregados são destacados e concentrados durante longo período em projetos específicos, e os recursos necessários são alocados em cada projeto. A departamentalização por projetos, portanto, é utilizada em empresas cujos produtos envolvem grandes concentrações de recursos por um determinado tempo (navios, fábricas, usinas hidrelétricas, pontes, estradas), que exigem tecnologia sofisticada e pessoal especializado. Como o produto é de grande porte, exige planejamento individual e detalhado e um extenso período de tempo para execução, cada produto é tratado como um projeto.

    Vantagens

    ✔ Concentração de recursos e especialistas para realizar um trabalho complexo;

    ✔ Foco no resultado;

    ✔ Melhoria no controle da execução.

    Desvantagens

    ✔ Cada projeto é único, inédito, e envolve muitas habilidades e conhecimentos dispersos na empresa ao longo de seu ciclo de execução. Assim, quando termina uma fase, ou mesmo o projeto, a empresa pode ser obrigada a dispensar pessoal ou a paralisar máquinas e equipamentos se não tiver outro projeto em vista;