SóProvas


ID
2170441
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        Problemas de trânsito

    O trânsito sempre foi sinônimo de confusão, e tragédias. Agora, infelizmente, às vésperas do final do ano, o número de acidentes e mortes tende a aumentar ainda mais. A má conservação das estradas e a irresponsabilidade de alguns motoristas contribuem para que esse quadro se agrave ainda mais.

     Além disso, a cada dia que passa, o número de carros cresce, tornando o trânsito nas grandes cidades ainda mais caótico.

     Será preciso muito trabalho e investimento para acabar com os problemas do trânsito brasileiro. Construção de estradas mais seguras, adoção de leis mais enérgicas, investimento em transporte público, ampliação do número de agentes de trânsito e, é claro, a conscientização de motoristas trarão menos dor de cabeça a muita gente.

(Adaptado. www.blogmail.com.br)

O slogan “Se beber, não dirija; se dirigir, não beba!” funciona como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B) um conselho amigo.

  • Estou desaprendendo!!!

  • Para resolver essa questão, é preciso entender que a FGV seleciona pessoas não pela dificuldade das questões, mas pela sorte que elas têm em marcar a opção correta.

    Se você marcou B está com sorte! Caso contrário, não desanime. A prova foi feita pra ser um concurso de prognósticos (também conhecido como loteria)

  • Como pode ser um conselho, se os verbos estão no imperativo?

  • eu só consigo rir dessa questão (rindo de nervoso mesmo)!

  • é empenhativa a questão porque muitas variantes devem compor o raciocinio para chegar a conclusao de ser um "conselho amigo"

    variante 1> é um slogan

    variante 2> slogan de uma campanha publicitária para reduzir as causas de acidentes de transito por embriagues

    variante 3> quem faz a campanha ? Geralmente o Governo. Logo o Governo não vai me dar ordens do que e do quanto devo beber, mas orientar-me pra um comportamento mais prudente sim .

    Ordens que venham do governo só em casos mais pontuais e exigentes como guerra, ou pandemia seilá ..

  • preciso de um ombro amigo, estou desesperado

  • Pessoal,essas questões sempre caem pra nivel médio:

    Verbos no IMPERATIVO podem representar ORDEM mas também CONSELHO

  • Regra da contrapositiva. kkk

  • Verbos no imperativo, exclamação... Sim, amigo, trata-se de um conselho, hein.

  • A ausência de pontuação – especificamente de um sinal de exclamação - elimina as alternativas “A”, “B” e “D”, já que aquele sinal marcaria, no discurso, uma maior ênfase àquilo que se enuncia. Por sua vez, uma informação superficial não precisaria ser repetida de forma inversa, já que não teria, por sua superficialidade, tanta relevância assim. Bastaria dizer “se beber, não dirija” OU “se dirigir não beba”. Isso elide também a alternativa “C”. Sendo assim, ficamos com a alternativa “E”, um conselho amigo. É esse o tom mais ameno para o discurso que se enuncia devido à repetição de ideias e à ausência de pontuação que dê ao período maior ênfase à informação. 

    Gab. B