SóProvas


ID
2171038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

A respeito de orçamento público, julgue o item que se segue.

Considere que a Procuradoria da Fazenda tenha ajuizado ação judicial de execução de determinado crédito, que, anteriormente, havia sido inscrito na dívida ativa da União. Nessa situação, o ato de ajuizar a ação integra o ciclo orçamentário.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. O Ciclo Orçamentário
    O ciclo orçamentário compreende o período de tempo em que se processam as atividades típicas do Orçamento Público; ou seja, a elaboração orçamentária, a aprovação, a execução orçamentária e financeira, e o controle e avaliação. O ciclo orçamentário é maior que o exercício financeiro. Inicia-se com a elaboração (no ano anterior), a execução e o controle (no exercício) e o controle e a avaliação (no ano seguinte).
    ATENÇÃO  As etapas do ciclo orçamentário anual encontram-se abordadas ao longo deste livro, aqui apenas as contextualizamos em relação ao ciclo, e acrescentamos conceitos relacionados a controle e avaliação.
    O ciclo orçamentário é constituído de quatro fases: elaboração; votação e aprovação; execução orçamentária/financeira; controle e avaliação. 

     

    FONTE: PALUDO (2013)

  • Uma coisa é ação judicial e outra e execução de crédito orçamentário, que são duas coisas totalmente diferente. A questão quis confundir o candidato ao misturar ação judicial de execução de crédito com fases do ciclo orçamentário.

     

    As fases do ciclo(processo) orçamentário são:

     

    1- Elaboração

    2- Discussão/Estudo/Aprovação

    3- Execução

    4- Avaliação e controle

     

    Ao conhecermos as respectivas fases, fica fácil analisar que referida ação não tem nada a ver com o ciclo orçamentário.

     

    Fonte: https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/198257

  • orçamento autorizativo...

  • O ciclo orçamentário envolve todo o período de elaboração e planejamento da proposta orçamentária, a aprovação da LOA, a execução orçamentária e financeira e o controle e a avaliação do orçamento, tanto no aspecto físico quanto no financeiro.

     

    O ato de ajuizar a ação é mero ato administrativo. Pode até afetar o controle contábil, mas não há como afirmar que esse ato integra o ciclo orçamentário. 

     

    Rodrigo Noleto e Vinícius Saraiva.