SóProvas


ID
2171113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item seguinte, quanto aos efeitos — preço, renda e substituição.

Caso ocorra um efeito preço positivo sobre um bem inferior, o efeito renda será maior que o efeito substituição.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar? ñ consigo ver erro nisso. Se o efeito preço total é positivo, quer dizer que preço sobe e qtde tbm. Assim sendo, temos bem de giffen com efeito renda suplantando efeito substituição. 

  • Esta é mais uma questão desta prova que parece ter problemas. Reparemos o seguinte: se o efeito preço é positivo, é porque variações no preço do bem estão sendo acompanhadas por variações no mesmo sentido na quantidade demandada. Ou seja, se o preço do bem sobe, sua demanda sobe.

    Esta é a característica dos bens de Giffen, um caso particular dos bens inferiores. Ora, pessoal: sabemos que nos bens de Giffen, de fato, o efeito renda agirá em sentido contrário e, em módulo, será maior que o efeito substituição.

    Um bem de Giffen é um caso particular dos bens inferiores. Trata-se de um bem tão inferior que o efeito renda supera o efeito substituição. O que ocorre é que o efeito substituição sempre será negativo, ou seja, uma redução do preço do bem faz com que o consumidor procure mais o outro.

    O efeito renda de um bem inferior é positivo, ou seja, uma redução no preço do bem faz (via efeito renda) cair o consumo deste.

    Um bem de Giffen tem um efeito renda positivo o suficiente para superar o efeito substituição. Assim sendo, a afirmação da questão estaria correta, contrariando o gabarito.

    A única explicação para o gabarito da questão seria que o examinador supôs que um efeito preço positivo é aquele genérico (aquele em que vale a lei geral da demanda), quando queda no preço eleva a demanda.

    Mas isso não faz sentido matemático, já que se a redução de uma variável gera elevação da outra, temos uma relação inversa, um efeito negativo.

    Gabarito: Errado

    fonte: http://dbconcurseiro.blogspot.com.br/2016/08/tce-ro-2013-economia-especificas_22.html

  • Entendi de forma intuitiva, então posso (provavelmente) estar errado.

    Se o bem é inferior e ocorre um efeito positivo sobre seu preço, este cairá e a demanda aumentará. Porém, por ser um bem inferior, o consumidor troca a proporção da renda aumentada (com a redução do preço) pelo consumo de um bem normal. Então o efeito substituição é maior do que o efeito renda, já que ao invés de consumir mais do bem inferior, com sua renda extra, prefere consumir um bem normal.

  • Essa prova teve fraude, só olhar as de economia anteriores, tudo com gabarito contrário.

  • Encontrei algumas questões tratando do mesmo assunto. Quando existe a expressão "em valor absoluto", a questão é considerada correta.

     

    Exemplo: "efeito-renda é maior, em valor absoluto, que o efeito-substituição"

     

    Talvez a CESPE entenda que para ocorrer o Efeito Preço positivo é necessário que o Efeito Renda seja maior, em valor absoluto, que o Efeito Substituição.

     

    Lembrando que valor absoluto é o mesmo que módulo. Ou seja, se o valor é negativo, deve-se considerar ele como sendo positivo.

     

    Bom, essa pode ser uma explicação para esse gabarito.

     

  • NOSSA QUE QUESTÃO ZUNHA!



    ERREI UMAS 5 VEZES....



    PORQUE TAMBÉM PENSO QUE O GIFFEN É UM BEM INFERIOR, ENTÃO O EFEITO RENDA VAI SUPLANTAR O EFEITO SUBSTITUIÇÃO.



    POIS BEM....CESPE SENDO CESPE....


    possível resolução:


    Dado que há um efeito POSITIVO, uma DIMINUIÇÃO NO PREÇO de UM BEM INFERIOR, fará com que AUMENTE SEU CONSUMO ( LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A TEORIA OXD ) . MAS, como a RENDA AUMENTOU de forma relativa à DIMINUIÇÃO do PREÇO, o consumidor irá preferir comprar um BEM NORMAL e NÃO CONSUMIR MAIS DO BEM INFERIOR.


    EFEITO SUBSTITUIÇÃO MAIOR QUE O EFEITO RENDA.




    CERTA.

  • Essa questão deveria estar com gabarito CORRETO.

    Caso ocorra um efeito preço positivo sobre um bem inferior, o efeito renda será maior que o efeito substituição.

    O item é correto, pois ele descreve o que ocorre com o bem de Giffen, que é um caso particular de bem inferior. supondo que haja aumento de preço, que o item não fala, mas é o que o CESPE considera sempre que isso não é dito.

    PS: Como regra, o efeito preço sobre um item inferior geral é negativo

    Prof. Fábio D'Áquilla (Gran)