A aprendizagem na pedagogia tecnicista trata-se de:
A) Um processo contínuo e se dá a partir da experiência concreta da vida dos educandos.
Errada! Na pedagogia tecnicista, a aprendizagem é vista como uma questão de modificação do desempenho, o bom ensino depende de uma organização eficiente das varáveis estimuladoras. A ideia da educação como “um processo contínuo a partir da experiência concreta dos educandos” pode estar relacionada, por exemplo, à pedagogia renovada.
B) Aprender é um ato de transmissão e assimilação dos conteúdos historicamente construídos.
Errada! Essa afirmativa está mais relacionada à pedagogia tradicional, pois nela os conteúdos são a expressão das descobertas progressivas da humanidade, são os conhecimentos e valores consagrados socialmente e positivados por meio da legislação educacional. A pedagogia tradicional não relaciona os conteúdos à realidade social e nem às experiências dos alunos.
C) O educando aprende quando desenvolve o senso crítico acerca do conhecimento.
Errada! A construção do senso crítico acerca do conhecimento não é uma característica da pedagogia tecnicista, porém essa ideia pode ser encontrada na pedagogia crítico-social dos conteúdos.
D) A aprendizagem é autônoma e individual e por isso dispensa a ação pedagógica do docente.
Errada! Na pedagogia tecnicista o foco da aprendizagem é no conhecimento de conteúdos que sirvam para produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho. Dessa forma, é incorreto falar em aprendizagem autônoma, assim como dizer que se dispensa a ação pedagógica docente.
E) Um processo que envolve atividades comportamentais de estímulo-resposta.
Certa! A aprendizagem é vista como uma questão de modificação do desempenho, o bom ensino depende de uma organização eficiente das varáveis estimuladoras. Nesse caso, o ensino funciona como um processo de condicionamento pelo reforço das repostas que se deseja obter. Ou seja, um processo que envolve atividades comportamentais de estímulo-resposta.
GABARITO: alternativa “E”