-
Estas análises de cenário se dividem em:
ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal
ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.
-
IMAGINEM QUE NÓS TEMOS UM TANQUE : DENTRO DELE TENHO S e W . SÓ POSSO CONTROLAR O QUE TÁ DENTRO ... O QUE TÁ FORA NÃO TEM COMO .E O QUE É QUE TÁ FORA DO MEU TANQUE ? T e O
O-OPORTUNIDADES > NÃO CONTROLO O QUE TÁ FORA DO TANQUE
T - AMEAÇAS > NÃO CONTROLO O QUE TÁ FORA DO TANQUE
---------------------------------------------------------------------------------------------( AQUI É O TANQUE )
W - FRAQUEZAS > CONTROLO O QUE TÁ DENTRO DO TANQUE.
S - FORÇAS > CONTROLO O QUE TÁ DENTRO DO TANQUE .
obs : Pode ser palhaçada ,mas essa anologia deu certo pra mim . Espero que ajude vocês ... Abraço ..
-
✿ A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.
✎ Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.
✎ Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Prof. Heron Lemos – Vol 03 (Adm. Geral)
-
A questão em exame pergunta qual das alternativas apresenta as variáveis da Análise SWOT em relação aos fatores externos quais pontos devem ser considerados. Para responder corretamente, vamos analisar o que está envolvido na referida ferramenta. Em seguida, teremos melhores condições para avaliar qual alternativa é a correta. Vamos lá.
A Análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico dos ambientes (interno e externo) da organização. Sua finalidade está na avaliação dos aspectos positivos e negativos que podem impactar no negócio da organização em cenários futuros. A Sigla SWOT é uma abreviação de Strengths, Weaknesses, Threats, Opportunities, que significa Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.
As Forças e as Fraquezas estão situadas no ambiente interno da organização, pertencem, por isso, àqueles aspectos que podem ser por ela controlados. Por outro lado, o ambiente externo, contém os aspectos incontroláveis pela organização, as Ameaças e as oportunidades.
Dos ambientes.
AMBIENTE INTERNO
- Forças/Strengths: representam aquilo que a organização tem de melhor, que funciona bem para o alcance das suas metas.
- Fraquezas/Weaknesses: são aqueles aspectos que têm o que melhorar para não comprometer o desempenho organizacional.
AMBIENTE EXTERNO
- Ameaças/Threats: são situações que colocam o negócio da organização em risco.
- Oportunidades/Opportunities: são situações que podem, se aproveitadas, alavancar o negócio da organização.
Diante do que foi acima exposto, e comparando com as alternativas da questão, podemos notar que as variáveis externas da Análise SWOT estão corretamente identificadas na alternativa "E".
GABARITO: E