SóProvas


ID
2174092
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um estudante de Fisioterapia relatou episódios de tremor e dificuldade de escrever enquanto assistia às aulas. Nesses momentos, sua letra tornou-se cada vez pior, e sensações de tontura, acompanhada de dificuldade de ouvir o que o professor dizia estavam cada vez mais presentes. Sua sensação era de estar perdendo os sentidos. Esses sintomas são recorrentes e duradouros, persistindo por semanas e comprometendo o seu cotidiano. Diante do exposto, a hipótese diagnóstica do caso é:

Alternativas
Comentários
  • depressão reativa é uma forma de depressão causada por um evento traumático ou uma pressão psicológica excessiva. A depressão reativa atinge pessoas fragilizadas por ocorrências graves como um acidente ou uma morte. Pacientes em depressão reativa estão sujeitos a choros intempestivos e distúrbios de sono e apresentam sintomas da depressão clássica: tristeza, perda de interesse e motivação em suas tarefas, vazio existencial, lentidão psíquica e motora e alterações de comportamento.

    A síndrome do pânico, na linguagem psiquiátrica chamada de transtorno do pânico, é uma enfermidade que se caracteriza por crises absolutamente inesperadas de medo e desespero. O sujeito tem a tem a sensação de morte iminente, sente sintomas de um ataque cardíaco, porque o coração dispara, sente falta de ar e tem sudorese abundante.

    A Fobia social se caracteriza por ansiedade  intensa, levando a uma crise aguda, e se diferencia da timidez comum, já que o grau da ansiedade é maior antes e durante a situação social, e o grau de prejuízos que ocorrem na vida profissional, escolar e social da pessoa também a compromete. Ela então começa a evitar: interações sociais, encontrar um conhecido, falar em público, interagir com estranhos, fazer contato visual, iniciar conversas, ir à escola ou ao trabalho, namorar, dentre outras atividades normais do dia a dia.

  • porque não poderia ser o transtorno do pânico?

  • Na síndrome do pânico os sintomas são intermitentes