SóProvas


ID
2174206
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise os protocolos abaixo.
1) ARP
2) HTTP
3) SMTP
4) FTP
5) RIP
Dentre os protocolos apresentados, são protocolos TCP/IP da camada de aplicação, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra C

     

    A camada de aplicação é a camada que a maioria dos programas de rede usa de forma a se comunicar através de uma rede com outros programas. Processos que rodam nessa camada são específicos da aplicação; o dado é passado do programa de rede, no formato usado internamente por essa aplicação, e é codificado dentro do padrão de um protocolo.

    Alguns programas específicos são levados em conta nessa camada. Eles proveem serviços que suportam diretamente aplicações do usuário. Esses programas e seus correspondentes protocolos incluem o HTTP (navegação na World Wide Web), FTP (transporte de arquivos), SMTP (envio de email), SSH (login remoto seguro), DNS (pesquisas nome <-> IP) e muitos outros.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/TCP/IP#A_camada_de_aplica.C3.A7.C3.A3o

  • Aplicação: HTTP, SMTP, FTP, SSH, TELNET, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, DNS, PING, BittOrrent

  • ARP é um protocolo, da camada Internet, relacionado com IP, usado para mapear um endereço de IP até uma máquina física para que seja reconhecida na rede local.

  • 2) HTTP

    3) SMTP

    4) FTP

  • Gabarito letra C.

    "O Modelo OSI (acrônimo do inglês Open System Interconnection) é um modelo de rede de computador referência da ISO dividido em camadas de funções, criado em 1971 e formalizado em 1983, com objetivo de ser um padrão, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas em uma rede local (Ethernet), garantindo a comunicação entre dois sistemas computacionais (end-to-end).

    Este modelo divide as redes de computadores em 7 camadas, de forma a se obter camadas de abstração. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.

    Segundo Tanenbaum o Modelo OSI não é uma arquitetura de redes, pois não especifica os serviços e protocolos exatos que devem ser usados em cada camada. Ele apenas informa o que cada camada deve fazer.

    O Modelo OSI permite comunicação entre máquinas heterogêneas e define diretivas genéricas para a construção de redes de computadores (seja de curta, média ou longa distância) independente da tecnologia utilizada.

    O conceito de layers (camadas de software) separa os módulos de um software em camadas, cada uma com sua contribuição para a execução do software. As camadas separam o código-fonte seguindo uma forma lógica, podendo gerar pacotes físicos, mas não implicam necessariamente em separação física, assim as camadas podem compartilhar CPU e até processos iguais.[4]

    Este modelo é dividido em sete camadas hierárquicas, ou seja, cada camada usa as funções da própria ou da camada anterior, para esconder a complexidade e transparecer de modo simples as operações ao usuário, seja ele um programa ou uma outra camada.

    As camadas são empilhadas na seguinte ordem:

    7. Camada de aplicação;

    6. Camada de apresentação;

    5. Camada de sessão;

    4. Camada de transporte;

    3. Camada de rede;

    2. Camada de enlace de dados;

    1. Camada física."

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_OSI

  • MODELO OSI

     

    7. Camada de aplicação - HTTP, SMTP, FTP, SSH, TELNET, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, DNS, PING, BittOrrent

     

    6. Camada de apresentação - preocupa-se com a sintaxe e a semântica das informações transmitidas, para tornar possível a comunicação entre computadores com diferentes representações de dados

     

    5. Camada de sessão - A camada de sessão permite que os usuários de diferentes máquinas estabeleçam sessões entre eles. Uma sessão oferece diversos serviços, inclusive o controle de diálogo (mantendo o controle de quem deve transmitir em cada momento), o gerenciamento de token (impedindo que duas partes tentem executar a mesma tarefa crítica ao mesmo tempo) e a sincronização (realizando a verificação periódica de transmissões longas para permitir que elas continuem a partir do ponto em que estavam ao ocorrer uma falha)

     

    4. Camada de transporte - A função básica da camada de transporte é receber os dados da camada acima dela, dividi-los em unidades menores caso necessário (segmentos), repassar essas unidades à camada de rede e assegurar que todos os fragmentos chegarão corretamente à outra extremidade. Na recepção, ela une os segmentos e encaminha à camada de Sessão.

     

    3. Camada de rede - A camada de rede é responsável pelo endereçamento dos pacotes de rede, também conhecidos por datagramas, associando endereços lógicos (IP) em endereços físicos (MAC), de forma que os pacotes de rede consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada também determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, baseada em fatores como condições de tráfego da rede e prioridades. Falou-se em endereço IP

     

    2. Camada de enlace de dados - A principal tarefa da camada de enlace de dados é transformar um canal de comunicação bruto em uma linha que pareça livre de erros de transmissão não detectados para a camada de rede. Essa camada faz com que o transmissor divida os dados de entrada em quadros de dados (frames). Ainda, estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados, e estabelece controle de fluxo, por meio da medição do buffer do receptor no momento da transmissão, impedindo que uma quantidade excessiva de dados trave um receptor mais lento

    Cabe ainda destacar que a camada de enlace de dados subdivide-se em camada MAC (Media Access Control – Controle de Acesso ao Meio) e LLC (Logical Link Control – Controle do Enlace Lógico)

     

    1. Camada física - A camada física trata da transmissão de bits brutos por um canal de comunicação.

     

     

    PROTOCOLOS TC/IP

     

    5- Camada de aplicação - HTTP, SMTP, FTP, SSH, TELNET, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, DNS, PING, BittOrrent

     

    4- TRANSPORTE:  TCP, UDP, RTP, DCCP

     

    3- REDE - IP  IPv4 IPv6, ARP, RARP, ICMP, Roteador

     

    2- ENLACE - Ethernet, 802.11 WIFI, IEEE 8021Q, 80211g, HDLC,  Token ring, FDDI, PPP, Switch, Frame relay

     

    1- FÍSICA - Modem, RDIS, RS-232, EIA-422, RS-449, Bluetooth, USB, HUB e Repetido

     

  • Só sei que RIP é " descanse em paz" em inglês kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gabarito''C''.

    Camada de aplicação - HTTP, SMTP, FTP, SSH, TELNET, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, DNS, PING, BittOrrent.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • O RIP (Routing Information Protocol) é um padrão para troca de informações entre os gateways e hosts de roteamento. Em resumo, o RIP (Routing Information Protocol) foi o primeiro protocolo de roteamento padrão desenvolvido para ambientes TCP/IP.

  • PROTOCOLOS TC/IP

     

    5- Camada de aplicação - HTTP, SMTP, FTP, SSH, TELNET, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, DNS, PING, BittOrrent

     

    4- TRANSPORTE: TCP, UDP, RTP, DCCP

     

    3- REDE - IP IPv4 IPv6, ARP, RARP, ICMP, Roteador

     

    2- ENLACE - Ethernet, 802.11 WIFI, IEEE 8021Q, 80211g, HDLC, Token ring, FDDI, PPP, Switch, Frame relay

     

    1- FÍSICA - Modem, RDIS, RS-232, EIA-422, RS-449, Bluetooth, USB, HUB e Repetido

     

  • 2, 3 e 4.

  • RIP está na camada de rede.