SóProvas


ID
2174497
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PM-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                 OMS: 80% dos habitantes sofrem com poluição

                                           em 3 mil cidades


      Oito de cada dez pessoas que vivem em zonas urbanas respiram um ar com níveis de poluição que supera os limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com uma situação notoriamente mais grave nos países de renda média e baixa. Neste último grupo de países, 98% das cidades com mais de 100 mil habitantes não cumpre com as normas internacionais em matéria de qualidade do ar, enquanto nos países ricos essa porcentagem cai para 56%. Esses são alguns dados mais relevantes da base de dados sobre poluição ambiental apresentada hoje pela OMS, que inclui informações de 3.000 cidades em 103 países, o que representa a maior compilação de dados feita até o momento.

   “Na maioria dos países pobres, a qualidade do ar está piorando e isso se tornou uma tendência, enquanto se observa o contrário nos países com uma renda maior”, declarou o coordenador do Departamento de Saúde Pública da OMS, Carlos Dora.

      Se for feita uma extrapolação dos dados pode-se sustentar que mais da metade da população urbana vive em cidades com um nível de poluição 2,5 vezes maior do que o recomendado e que somente 16% respira um ar que cumpre com as normas. Na apresentação desses dados à imprensa, Carlos Dora destacou que em todas as regiões, inclusive demasiadamente pobres, algumas cidades estão conseguindo melhorar a qualidade de seu ar, mas lamentou que “a maioria de cidades estejam no caminho errado”.

    No entanto, a poluição ambiental não deve ser observada como uma fatalidade nos países pobres: “há certas cidades que pertencem a países com poucos recursos e que melhoraram a qualidade de seu ar e isso é muito promissor”.

      A OMS atribui mais de 7 milhões de mortes por ano à poluição do ar, causada pela elevada concentração de partículas pequenas e finas que provocam diversas doenças - câncer de pulmão e doenças respiratórias - e aumenta o risco de derrame cerebral e cardiopatia.

     Segundo Carlos Dora, se a poluição do ar fosse reduzida para uma quarta parte, conforme os limites estabelecidos pela OMS, se conseguiria reduzir em 15% a mortalidade.

     As cidades que experimentaram progressos o fizeram graças a melhoras em seus sistemas de transporte coletivo e incentivando o uso de veículos não motorizados, particularmente bicicletas, aumentando os espaços verdes e melhorando a gestão dos resíduos.


(Portal Terra, 12/05/2016. Disponível em https://noticias.terra.com.br/ ciencia/sustentabilidade/oms-80-dos-habitantes-de-cidades-sofremcom-poluicao-acima-dos-limites,85960d8d6fc49e578118846e37dde- 0c08wmhfiu7.html)

Em relação ao TEXTO 2 e aos aspectos linguísticos da Língua Portuguesa, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.

Infere-se do TEXTO 2 que mais de 50% das cidades do mundo apresentam grau de contaminação do ar acima do nível saudável. Em contrapartida, um número irrisório de cidades dispõe de um ar com qualidade.

Alternativas
Comentários
  • (...)com uma situação notoriamente mais grave nos países de renda média e baixa. Neste último grupo de países, 98% das cidades com mais de 100 mil habitantes não cumpre com as normas internacionais em matéria de qualidade do ar, enquanto nos países ricos essa porcentagem cai para 56%.

     

    Okay que 98% é mais que 50%, mas os 98% referem-se aos países de renda baixa, não a todas as cidades do mundo, como afirma a questao.

     

    Gabarito: Errado.

  • Eu analisei um trecho diferente do texto: "Se for feita uma extrapolação dos dados pode-se sustentar que mais da metade da população urbana vive em cidades com um nível de poluição 2,5 vezes maior do que o recomendado e que somente 16% respira um ar que cumpre com as normas".

     

    Acabei marcando falso por achar que 16% não é um número irrisório. 

     

    Porém, após ler o comentário de Isa, me parece mesmo que o erro está no trecho da questão "das cidades do mundo", sendo que o texto cita que o estudo "inclui informações de 3.000 cidades em 103 países".

     

    Alguém mais opina? 

     

  • Caro colega Adilson, apenas para tentar colaborar com comentários já feitos, acrescento como "interpretei" o erro da questão. Ao meu ver a banca tentou confundir o candidato na questão "mais da metade da população" x "mais da metade das cidades".

    Em uma leitura desatenta, poderia-se presumir [de forma errada] que ambos significam a mesma coisa.

    No mais, também concordo com as justificativas já dadas por ti e pela colega Raíssa, ou seja, temos diversas alternativas para considerar a questão como errada.



    Espero ter colaborado, abraços.

  • "Se for feita uma extrapolação dos dados pode-se sustentar que mais da metade da população urbana vive em cidades com um nível de poluição 2,5 vezes maior do que o recomendado e que somente 16% respira um ar que cumpre com as normas."


    Esse "Se" faz parte de uma oração CONDICIONAL, logo tem valor de hipótese, de possibilidade...

    Outro, é a palavra "extrapolação", tenta generalizar com base em dados parciais ou reduzidos; estender a validade de uma afirmação ou conclusão além dos limites em que ela é comprovável; por isso, torna-se uma extrapolação (exagero) afirmar que mais de 50% das cidades do mundo apresentam grau de contaminação do ar acima do nível saudável. rsrs


    Gab E



  • O Inicio do texto nos deixa claro:


    OMS: 80% dos habitantes sofrem com poluição

                          em 3 mil cidades


    Gabarito: Errado.

  • "Esses são alguns dados mais relevantes da base de dados sobre poluição ambiental apresentada hoje pela OMS, que inclui INFORMAÇÕES DE 3.000 CIDADES EM 103 PAÍSES, o que representa a maior compilação de dados feita até o momento."

    [...] NA INTRODUÇÃO DO TEXTO HÁ UMA INFORMAÇÃO EXPLÍCITA DO QUE SE TRATA O TEXTO, TODOS OS DEMAIS ARGUMENTOS APENAS DESENVOLVEM AS INFORMAÇOES CONTIDAS NO BANCO DE DADOS DA OMS SOBRE POLUIÇÃO AMBIENTAL. "3.000 CIDADES EM 103 PAÍSES", E NÃO EM TODO O MUNDO COMO AFIRMA O PRIMEIRO ARGUMENTO DA QUESTÃO.

    POLÍCIA PENAL RR 2020

  • nome disso é extrapolaçao, a pergunta disse mais do que o texto, por isso esta.

    ERRADA

  • eu errei a questão, não sei o que deu na hora, porém agora percebo que ela extrapola quando diz que mais de 50% das cidades do mundo apresentam grau de contaminação do ar acima do nível saudável.

    O estudo se refere a cidades com mais de 100.000 mil habitantes, ou seja, se a questão trouxesse essa informação estaria correta pois:

    nos países com renda média a baixa, temos um percentual de 98%.

    nos países ricos, temos 56% (maior que 50%)

  • QUESTÃO DE COMPREENSÃO (INFERE-SE) EM NENHUM MOMENTO ELE FALA NESSES 50%.

  • dados pode-se sustentar que mais da metade da população urbana vive em cidades com um nível de poluição 2,5 vezes maior do que o recomendado e que somente 16% respira um ar que cumpre com as normas."

    98% das cidades com mais de 100 mil habitantes não cumpre com as normas internacionais em matéria de qualidade do ar, 

    Gab E