-
GABARITO A
Gerenciar restrições, como escopo, cronograma, custo e riscos dos projetos individuais. Tudo isso é prerrogativa do GERENTE DE PROJETOS.
-
Cabe recurso, pois o PMI pode gerenciar projetos individuais, como atesta a alternativa D. Logo, a alternativa A também está correta
-
A alternativa A traz atribuições dos Gerentes de Projetos.
-
PMO (Escritório de Projetos): é uma unidade central que coordena, apoia e gerencia os projetos, podendo executá-los diretamente. Padroniza procedimentos, orientando os gerentes de projetos técnica e metodologicamente, além de dar suporte à alta administração. Tem relacionamento direto com todos os projetos da empresa, seja prestando consultoria e treinamento, seja efetuando auditoria e acompanhamento do desempenho.
PMP (Gerente de Projetos): gerencia as restrições dos projetos individuais, controlando os recursos disponíveis (orçamento, cronograma, etc). Possui capacidade de orientar, gerenciar e liderar seu pessoal.
Fonte: Apostila Prof. Giovanna Carranza
-
Escritórios de gerenciamento de projetos (PMO)
- É uma unidade organizacional centralizada que supervisiona o gerenciamento de projetos e programa de toda a organização.
- O PMO se encarrega da manutenção e arquivamento da documentação dos projetos para referência futura.
- Avalia o desempenho dos projetos ativos e sugere ações corretivas.
- O PMO é o responsável por gerenciar os objetivos, recursos ao longo dos projetos e as interdependências de todos os projetos dentro da autoridade dos PMOs.
Alternativa: A