SóProvas


ID
2176171
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A maioria das raças de animais, criadas no Brasil, são estrangeiras. As raças Wessex e Pietrain são utilizadas na

Alternativas
Comentários
  • Wessex

    São contraditórias as opiniões sobre a origem desta raça, embora seu aperfeiçoamento seja relativamente recente. Consta que era criado na Ilha de Puerbeck, na Grã-Bretanha, há mais de 100 anos (ou 200 anos, segundo outros estudiosos). Foi melhorado na Inglaterra com a introdução do sangue Napolitano e possivelmente Chinês. Deu origem ao Hampshire Americano. Na Inglaterra é a segunda raça em importância, vindo logo depois da Yorkshire.

    Wessex é um porco que se dá excelentemente num regime de pastoreio em todas as fases da criação. Pertence ao tipo intermediário, mas também pode ser usado para carne magra, principalmente nos cruzamentos com Landrace.

    É uma raça notável pela prolificidade, produtividade, mansidão e excepcional qualidade materna. As reprodutoras são muito leiteiras e capazes de aleitar grandes ninhadas de leitões, robustos e uniformes; não têm tanta tendência a engordar como se observa em algumas raças americanas, principalmente quando em regime de pastoreio. É bastante rústica e suporta bem as variações de temperatura, tendo se adaptado perfeitamente ao Brasil, onde foi introduzida em 1934 pelo Ministério da Agricultura. Seu prestígio nos estados do Centro e do Sul é cada vez maior. Os mestiços provenientes de seu cruzamento com as porcas de raça nacional são excepcionalmente bons. Podem, pois, servir de lastro para melhoramento dos rebanhos mais primitivos.

    (SEBRAE)

    Pietrain é uma raça suína, originária da Bélgica, sendo que até  o ano de 1950 era uma raça praticamente desconhecida na Europa. A partir da mudança dos hábitos alimentares da população, esses animais tornaram-se conhecidos no continente por possuírem uma menor porcentagem de gordura em sua carcaça. Desde 1970, essa raça é utilizada em programas genéticos, objetivando melhoramento da qualidade da carne, sendo que a cada ano sua participação nesses programas tem aumentado.