SóProvas


ID
2176258
Banca
COPEVE-UFMS
Órgão
UFMS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NBR14931/2004 – “Execução de Estruturas de Concreto - Procedimento” estabelece os requisitos gerais para execução de concretagem e adensamento do concreto, definindo requisitos detalhados e necessários à execução de estruturais de concreto. Diante disso, assinale a resposta correta quanto ao processo de concretagem e adensamento.

Alternativas
Comentários
  •  a) Durante o processo da concretagem e do adensamento, sendo realizados por meio de vibradores, os mesmos têm função, dentre outras, de aumentar a resistência do concreto e também de homogeneizar a água presente na massa de concreto, evitando assim a sua exsudação.

     

    Errado. A função do vibrador é adensar o concreto, expulsando o ar de seu interior, o que de fato aumenta sua resistência. A homogeneização da mistura, no entanto, é feita na usina ou na betoneira, e utilizar o vibrador em excesso provoca a exsudação, não a evita.

     

    b) O concreto deve ser lançado e adensado de modo que toda a armadura, além dos componentes embutidos previstos no projeto, sejam adequadamente envolvidos na massa de concreto.

     

    Correto.

     

     c) Durante o processo de concretagem, a altura máxima recomendada para o lançamento do concreto, de forma a evitar a segregação da massa, é de 3,00 metros.

     

    Errado. A altura máxima recomendada é de 2,00 m.

     

     

    d) É extremamente importante que ocorra o fenômeno da exsudação no concreto, pois assim a peça concretada, irá "avisar" que houve excesso de água no concreto produzido nessa betonada, devendo portanto, diminuir a quantidade de água nas próximas betonadas.

     

    Errado. A exsudação é, de fato, um dos sinais de que há água em excesso na mistura (ou pouco aglomerante), mas é importante que isso não ocorra.

     

     e) Durante o adensamento, deverão ser tomados cuidados necessários para que não se formem nichos ou haja segregação dos materiais. É extremamente necessário que se faça vibração na armadura, pois assim o concreto irá ocupar toda a fôrma, não formará vazios ao seu redor e aumentará a sua aderência final.

     

    Errado. A vibração da armadura enfraquece a sua interface com o concreto, prejudicando o comportamento solidário entre ambos os materiais.

  • Não há item na norma estabelecendo Altura máx, ela fala que no lançamento deve-se eliminar ou reduizr a segregação, e que os Cuidados devem ser majorados quando a altura de queda livre do concreto ultrapassar 2 m,

    Estes Cuidados

    Usar concreto com teor de argamassa e consistência adequados --> concreto com características para bombeamento;

    Lançamento inicial de argamassa com composição igual à da argamassa do concreto estrutural;

    Uso de dispositivos que conduzam o concreto, diminuindo a segregação (funis, calhas e trombas)

  • Jonas Martini, muito com seu comentário, só discordo de um ponto, na letra a).

    Acredito que o processo de adensamento não tem função de aumentar a resistência do concreto, mas sim, de auxiliar no processo para que o concreto chegue na resistência planeada e calculada.

  • Quando falarem em vibrar a armadura, um rim de vocês tem que doer - porque é uma facada na norma!

    Vibrar/sacudir a armadura afasta os agregados da armadura, tirando a homogeneidade da mistura e deixando somente a pasta do cimento envolvendo a armadura. Trata-se de um ponto de fragilidade e mais tarde pode ser um problemão!

  • ÍNTEGRA DA NBR 14931/2004:

    ALTERNATIVA B

    Antes da aplicação do concreto, deve ser feita a remoção cuidadosa de detritos.

    O concreto deve ser lançado e adensado de modo que toda a armadura, além dos componentes embutidos previstos no projeto, sejam adequadamente envolvidos na massa de concreto.

    ALTERNATIVA C

    O concreto deve ser lançado com técnica que elimine ou reduza significativamente a segregação entre seus componentes, observando-se maiores cuidados quanto maiores forem a altura de lançamento e a densidade de armadura. Estes cuidados devem ser majorados quando a ALTURA DE QUEDA LIVRE DO CONCRETO ULTRAPASSAR 2 m, no caso de peças estreitas e altas, de modo a evitar a segregação e falta de argamassa (como nos pés de pilares e nas juntas de concretagem de paredes). Entre os cuidados que podem ser tomados, no todo ou em parte, recomenda-se o seguinte:

    - emprego de concreto com teor de argamassa e consistência adequados, a exemplo de concreto com características para bombeamento;

    - lançamento inicial de argamassa com composição igual à da argamassa do concreto estrutural;

    - uso de dispositivos que conduzam o concreto, minimizando a segregação (funis, calhas e trombas, por exemplo).

    ALTERNATIVA E

    Durante o adensamento devem ser tomados os cuidados necessários para que não se formem ninhos ou haja a segregação dos materiais. Deve-se EVITAR A VIBRAÇÃO DA ARMADURA para que não se formem vazios ao seu redor, com prejuízos da aderência.

    @ocivilengenheiro