SóProvas


ID
2176693
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Maturéia - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente de 38 anos de idade procurou atendimento no hospital municipal queixando -se de desconforto respiratório. Durante o atendimento, relatou que, há três dias, apresentava sintomas respiratórios com tosse, dispneia e febre. Ao exame clinico, apresentou cianose e taquipneia, e frequência respiratória de 36 irpm; a ausculta pulmonar revelou creptação na região inferior do pulmão esquerdo. O resultado da radiografia revelou pneumonia no lobo inferior esquerdo. A contagem do número de leucócitos foi igual a 17.00/mm³ e o resultado do ecocardiograma não mostrou alterações cardíacas significativas. A gasometria arterial (fio2=21% e a pressão barométrica de 760mmHg), mostrou o resultado da gasometria:

pH: 7,57; PaCO2: 38mmHg; SaO2: 78%; HCO3: 21 mmol/L, COHb = 1,5%; Hb: 14g/dL; Na+ : 140mEq/L, K+ : 4,2mEq/L, Cl: 106 mEq/L, CO2 = 20mEq/L.

Assinale a opção CORRESPONDENTE à condição ácido-base do paciente.

Alternativas
Comentários
  • PH >7.45 elevado evidenciando alcalose 

    paCo2 elevado >7.45 e HCO3 normal  evidenciando que o distúrbio é de cunho respiratório e não metabólico tudo isso ratificado pela sintomatologia  da  hiperventilação já que o paciente apresenta frequência respirátória de 36mrp .

  • Não tinha entendido o porque de ser alcalose respiratória mas quando vi o comentário da professora entendi menos ainda.

  • PH = Alcalino

    PaCO2: Normal

    HCO3: Ácido

    Clínica: Pneumonia, apresentando sintomas há 3 dias (Evento agudo)

    Logo, temos uma alcalose que não é metabólica gerada por um evento agudo.