SóProvas


ID
2176900
Banca
FAEPESUL
Órgão
Prefeitura de Araranguá - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O emprego dos pronomes de tratamento, a forma dos fechos e a identificação do signatário são aspectos comuns a quase todas as modalidades de comunicação oficial. Sendo correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    .1.2. Concordância com os Pronomes de Tratamento

            Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: "Vossa Senhoria nomeará o substituto"; "Vossa Excelência conhece o assunto".

            Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomeará seu substituto" (e não "Vossa ... vosso...").

            Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; se for mulher, "Vossa Excelência está atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita".

  • Concordância com os Pronomes de Tratamento 

    Referem-se a segunda pessoa gramatical ( a pessoa com quem se fala, ou a quem dirige a comunicaçrão).

    Concordam com a terceira pesoa  ( aquele de quem se fala ).

    Gabarito C

  • Essa questão deve ser anulada. O gabarito dado pela banca (C) está errado. Veja (MRPR):

    Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução.

    Exemplos:

    Se o interlocutor for homem, o correto é: Vossa Excelência está atarefado.

    Se o interlocutor for mulher: Vossa Excelência está atarefada.