Gabarito B
protocolo ARP (Address Resolution Protocol ou, em português, Protocolo de Resolução de Endereço) tem um papel fundamental entre os protocolos da camada Internet da suíte TCP/IP, porque permite conhecer o endereço físico de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP.
Cada máquina ligada à rede possui um número de identificação de 48 bits. Este número é um número único que é fixado a partir da fabricação da placa na fábrica. Contudo, a comunicação na Internet não é feita diretamente a partir deste número (porque seria necessário alterar o endereçamento dos computadores cada vez que se alterasse uma placa de rede), mas a partir de um endereço dito lógico, atribuído por um organismo, o endereço IP.
Assim, para fazer a correspondência entre os endereços físicos e os endereços lógicos, o protocolo ARP interroga as máquinas da rede para conhecer o seu endereço físico e depois cria uma tabela de correspondência entre os endereços lógicos e os endereços físicos numa memória secreta. Quando uma máquina tem que se comunicar com outra, ela consulta a tabela de correspondência. Se, por acaso, o endereço solicitado não se encontra na tabela, o protocolo ARP emite um pedido na rede. Desta forma, o conjunto das máquinas da rede vai comparar este endereço lógico ao seu. Se uma delas se identificar com esse endereço, a máquina vai responder ao ARP, que vai armazenar o par de endereços na tabela de correspondência e, assim, a comunicação pode ser feita.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
Resumindo o comentário do nosso colega Ibsen Maciel.
ARP é uma tabela que faz o seguinte: ARPatir do Ip acha o MAC, isto é, a partir do lógico acha o físico.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Corrigindo um comentário do nosso colega, João Pedro Jardim.
ARP está na camada de rede(L3).
Raciocinem: como esse protocolo faria a tabela de conversão entre o Ip e o MAC se ele não sai da camada de enlace? Não faz muito sentido, ner?! Se ainda não acredita em mim, vejam o link: https://www.hardware.com.br/dicas/icmp-arp.html