SóProvas


ID
2177896
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao se utilizar a entrevista como método de coleta de dados para estudos de usuários, tem-se por vantagem a seguinte afirmativa:

Alternativas
Comentários
  • Após o questionário, a entrevista é o método mais utilizado. Ela pode ser: não-estruturada, semi-estruturada ou estruturada.

    Vantagens: permite captar reações, sentimentos, hábitos do entrevitado e possibilita que o entrevistador esclareça alguma pergunta ou terminologia não compreendida pelo entrevitado

    Desvantagens: possibilidade de dupla distorção, possibildiade de afetar as respotas do entrevistado, necessidade de que o entrevistador ganhe a confiança para que as respostas sejam confiáveis, os custos são maiores do que o quistionário e de a obtenção de dados é conseguida com riqueza de detalhes.

  • Conforme Baptista & Cunha (2007, p. 177-179):

    Cunha (1982) aponta as vantagens e desvantagens do questionário:

    • vantagens: método rápido em termos de tempo; baixo custo; permite se atingir uma grande população dispersa; dá maior grau de liberdade e tempo ao respondente; dá a possibilidade de serem menores as distorções; permite a obtenção de dados muitas vezes superficiais e os dados mais detalhados podem ser obtidos com as questões abertas.
    • desvantagens: dificulta o esclarecimento de dúvidas; nem sempre refletem os problemas dos usuários, a terminologia pode ser inadequada; o índice de resposta é quase sempre baixo; muitos questionários não são computados; difícil saber se a resposta foi espontânea e as respostas podem ser afetadas ou direcionadas.

    Após o questionário, a entrevista é o método mais utilizado. Ela pode ser: a) não-estruturada; b) semi-estruturada e c) estruturada.

    Cunha (1982) menciona as vantagens e desvantagens da entrevista:

    • vantagens: permite captar reações, sentimentos, hábitos do entrevistado e possibilita que o entrevistador esclareça alguma pergunta ou terminologia não compreendida pelo entrevistado e
    • desvantagens: possibilidade de dupla distorção; possibilidade de afetar as respostas do entrevistado; necessidade de que o entrevistador ganhe a confiança para que as respostas sejam confiáveis; os custos são maiores do que o questionário e a obtenção dos dados é conseguida com riqueza de detalhes.

    Gab. B

    BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em ciência da informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/h6HP4rNKxTby9VZzgzp8qGQ/?lang=pt