SóProvas


ID
217864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A assistência social, compreendida historicamente como uma prática de benemerência ou assistencialista, foi plenamente superada pela sociedade brasileira, em razão da implantação dos equipamentos previstos pelo SUAS na sua totalidade.

Alternativas
Comentários
  • Eu gostaria que estivesse correta... Mas, infelizmente, não está...
  • A partir da Constituição de 1988 , a Assistência Social passou a ser direito do cidadão e dever do Estado. E a gestão nessa área fica a cargo do SUAS

  • O erro da questão estar no PLENAMENTE SUPERADA.

  • Erro:
    1-"plenamente superada"
    Errata:
    1-"sendo superada gradativamente"
    Abraço

  • Definição 


    Benemerência


    Indivíduo que é merecedor do bem: que é digno de honrarias, recompensas e eplausos por serviços importantes ou por procedimentos not´veis em favor de uma categoria, comunidade, sociedade, etc...Diz-se de uma pessoa ínclita, distinta, ilústre, praticante do bem.

  • ERRADA.

    Ainda não foi plenamente superada, está sendo superada aos poucos.

  • Errado.

    A Constituição Federal de 1988 inaugura um novo paradigma para Assistência Social, apontando para o seu status de política pública de proteção social, no campo da Seguridade, compondo junto a Saúde e a Previdência, o tripé da Seguridade Social brasileira. Logo, é reconhecida enquanto direito social e dever do Estado na sua garantia. Essa concepção rompe substancialmente com a lógica historicamente impregnada na trajetória da Assistência Social no Brasil, marcada pela caridade, benemerência, clientelismo, assistencialismo e focalização.

    Com a contrarreforma do Estado promovida a fim de que o Brasil alinhasse primeiramente ao receituário neoliberal e, posteriormente, em decorrência das recentes crises econômicas que vêm assolando os países de capitalismo central, o país novamente se ajusta ao ideário dos países hegemônicos através das medidas de corte pós-neoliberais nas políticas sociais. O Brasil, sem concluir a operacionalização da Assistência Social nos marcos dos princípios universalizantes assumidos na Constituição Federal de 1988, passou a organizar a PNAS nos limites das ações focalizadoras dirigidas a um público específico.Nesse sentido, instituições e entidades privadas de interesse público passam a compor o quadro de atendimento e prestação de serviços na área da Assistência Social, inclusive recebendo recursos na prestação e atuação na área. Essa possibilidade traz complexas e contraditórias relações que ao mesmo tempo em que oportuniza a participação da sociedade civil organizada não somente no controle social das políticas sociais, tão necessária para a construção da vida democrática, não raras vezes reitera práticas marcadas pela caridade, benemerência, clientelismo, assistencialismo e focalização, indo de encontro ao avanço e conquistas que a Constituição de 1988. trouxe.

     

    Fonte: ASSISTÊNCIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: UM DEBATE NECESSÁRIO NO ATUAL CENÁRIO DO SOCIAL-LIBERALISMO.III Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais.