SóProvas


ID
2180440
Banca
FMP Concursos
Órgão
TJ-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Lavrador foi preso em flagrante por atividade lesiva ao meio ambiente. Realizou abate de animal que consta como espécie ameaçada listada em relatórios oficiais de autoridades competentes. Em razão do fato acima é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 15. São circunstâncias que agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime:

    I - reincidência nos crimes de natureza ambiental;

    II - ter o agente cometido a infração:

    a) para obter vantagem pecuniária;

    b) coagindo outrem para a execução material da infração;

    c) afetando ou expondo a perigo, de maneira grave, a saúde pública ou o meio ambiente;

    d) concorrendo para danos à propriedade alheia;

    e) atingindo áreas de unidades de conservação ou áreas sujeitas, por ato do Poder Público, a regime especial de uso;

    f) atingindo áreas urbanas ou quaisquer assentamentos humanos;

    g) em período de defeso à fauna;

    h) em domingos ou feriados;

    i) à noite;

    j) em épocas de seca ou inundações;

    l) no interior do espaço territorial especialmente protegido;

    m) com o emprego de métodos cruéis para abate ou captura de animais;

    n) mediante fraude ou abuso de confiança;

    o) mediante abuso do direito de licença, permissão ou autorização ambiental;

    p) no interesse de pessoa jurídica mantida, total ou parcialmente, por verbas públicas ou beneficiada por incentivos fiscais;

    q) atingindo espécies ameaçadas, listadas em relatórios oficiais das autoridades competentes;

    r) facilitada por funcionário público no exercício de suas funções.

     

    Lei de crimes ambientais.

  • A alternativa A é INCORRETA. Conforme Lei 9.605: Art. 29. (...) § 4º A pena é aumentada de metade, se o crime é praticado: (...) V - em unidade de conservação; VI - com emprego de métodos ou instrumentos capazes de provocar destruição em massa. § 5º A pena é aumentada até o triplo, se o crime decorre do exercício de caça profissional.

    A alternativa B é correta. Conforme CP: Art. 23 - Não há crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade. Estado de necessidade - Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.

    A alternativa C é correta, conforme Lei 9.605: Art. 23. A prestação de serviços à comunidade pela pessoa jurídica consistirá em: (...) III - manutenção de espaços públicos.

    A alternativa D é correta, conforme Lei 9.605: Art. 15. São circunstâncias que agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime: (...) II - ter o agente cometido a infração: (...) h) em domingos ou feriados; i) à noite.

    A alternativa E é correta, conforme Lei 9.605: art. 25, § 5º Os instrumentos utilizados na prática da infração serão vendidos, garantida a sua descaracterização por meio da reciclagem.

  • A fim de responder à questão, impõe-se a análise da situação hipotética descrita no enunciado e o cotejo com as alternativas constantes dos seus itens, de modo a se verificar qual delas está em consonância com os dispositivos legais pertinentes.  
    Item (A) - O referido crime está tipificado no artigo 29 da Lei nº 9.605/1998, que assim dispõe: "matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida". Na hipótese de o crime ser praticado em unidade de conservação, incide a majorante prevista no inciso V, do § 4º, do artigo mencionado. Todavia, de modo diverso do afirmado neste item, a pena não é aumentada até o triplo, mas sim até a metade. Assim sendo, a presente alternativa é falsa. 
    Item (B) - Nos termos do artigo 37, inciso II, da Lei nº 9.605/1998, fica afastada a ilicitude da conduta quando praticada "em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família". Desta feita, a presente alternativa está correta.
    Item (C) - A prestação de serviços à comunidade consistente na manutenção de espaços públicos é prevista expressamente como uma das modalidades de penas restritivas de direitos aplicáveis à pessoa jurídica, nos termos do artigo 23, inciso III, da Lei nº 9.605/1998. Nada obstante, em vista da generalidade do disposto no artigo 9º do mesmo diploma legal, que trata das penas restritivas de direitos nos casos de crimes ambientais, pode-se concluir que não há óbices para que às pessoas físicas também se possa aplicar a referida pena de prestação de serviços. Assim sendo, a presente alternativa está correta.
    Item (D) - A assertiva contida neste item está prevista explicitamente no inciso II, alínea "h", do artigo 15 da Lei 9.605/1998, razão pela qual a presente alternativa está correta.
    Item (E) - A assertiva contida neste item está expressamente prevista no § 5º, do artigo 25, da Lei nº 9.605/1998, motivo pelo qual a presente alternativa está correta.
    Diante de todas as considerações acima efetivadas, verifica-se que a assertiva contida no item (A) é a incorreta, sendo essa, portanto, a alternativa buscada pelo examinador.
    Gabarito do professor: (A)