SóProvas


ID
2180731
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

                                Setenta anos, por que não?

      Acho essa coisa da idade fascinante: tem a ver com o modo como lidamos com a vida. Se a gente a considera uma ladeira que desce a partir da primeira ruga, ou do começo de barriguinha, então viver é de certa forma uma desgraceira que acaba na morte. Desse ponto de vista, a vida passa a ser uma doença crônica de prognóstico sombrio. Nessa festa sem graça, quem fica animado? Quem não se amargura?

      [...]

      Pois se minhas avós eram damas idosas aos 50 anos, sempre de livro na mão lendo na poltrona junto à janela, com vestidos discretíssimos, pretos de florzinha branca (ou, em horas mais festivas, minúsculas flores ou bolinhas coloridas), hoje aos 70 estamos fazendo projetos, viajando (pode ser simplesmente à cidade vizinha para visitar uma amiga), indo ao teatro e ao cinema, indo a restaurante (pode ser o de quilo, ali na esquina), eventualmente namorando ou casando de novo. Ou dando risada à toa com os netos, e fazendo uma excursão com os filhos. Tudo isso sem esquecer a universidade, ou aprender a ler, ou visitar pela primeira vez uma galeria de arte, ou comer sorvete na calçada batendo papo com alguma nova amiga.

      [...]

      Não precisamos ser tão incrivelmente sérios, cobrar tanto de nós, dos outros e da vida, críticos o tempo todo, vendo só o lado mais feio do mundo. Das pessoas. Da própria família. Dos amigos. Se formos os eternos acusadores, acabaremos com um gosto amargo na boca: o amargor de nossas próprias palavras e sentimentos. Se não soubermos rir, se tivermos desaprendido como dar uma boa risada, ficaremos com a cara hirta das máscaras das cirurgias exageradas, dos remendos e intervenções para manter ou recuperar a “beleza”. A alma tem suas dores, e para se curar necessita de projetos e afetos. Precisa acreditar em alguma coisa.

                                                       (LUFT, Lya. In: http://veja.abril.com.br. Acesso em 18/09/16)

Para ampliar a expressividade de seu texto, a autora faz uso reiterado da linguagem figurada. Assinale a opção em que NÃO se percebe um exemplo desse recurso linguístico.

Alternativas
Comentários
  • C

    “Pois se minhas avós eram damas idosas aos 50 anos, sempre de livro na mão” (2º§)

  • Letra C

    Todas as alternativas contem linguagem figuradas menos a letra C "Pois se minhas avós eram damas idosas aos 50 anos, sempre de livro na mão"

  • Na alternativa C, percebe-se o predomínio da linguagem objetiva, que não adimite mais de uma interpretação. A finalidade para o recptor é informativa. Portanto, é a alternativa onde NÃO há uso da linguagem figurada.

  • lembrando que a METÁFORA é uma comparação sem conectivo.

     

    GABARITO ''C''

  • Fiquei em dúvida na "e" e na "c", escolhi a "e" e errei, não achei a figura dela.

     A) pleonasmo (ladeira de desce)

    B) Metafóra

    C) não há nenhuma figura (certa)

    D) pleonasmo (gosto na boca)

    E) ?

  • Diego, fiquei na mesma dúvida. Talvez a figura de linguagem da letra "e" seja pleonasmo também, por dizer "cara (...) das máscaras".
  • Nós  "ficaremos com a cara hirta das máscaras das cirurgias exageradas;" - Elipse ( Em resposta a dúvida da Juliana e Diego)

     

  • “ficaremos com a cara hirta das máscaras das cirurgias exageradas”: acredito que seja o caso de uma comparação implícita, logo uma metáfora. Compara-se, sem o uso de conectivos, a cara hirta (tensa, imóvel) com máscaras. Tem também a omissão do sujeito "nós" que é inclusive chamado pelos gramáticos de sujeito oculto, desinencial, implícito ou elíptico, logo, haveria também uma elipse na oração.

  • A- Pleonasmo (ladeira que desce).

    B- Metafora (vida-doença crônica).

    C- GABARITO.

    D-  Elipse (acabaremos - quem? nós)  

    E- Elipse (ficaremos - quem? nós)

     

  • Anderson Silva, ADMITE, e não "adimite".

  • Significado de Hirto

    adjetivoDuro, inteiriçado, muito teso.Arrepiado.Ereto, imóvel.Áspero, eriçado.[Figurado] Ríspido, intratável.

     

    Fonte: https://www.dicio.com.br/hirto/

  • Não sei se eu sou burro ou se aqui só tem ninja, porque ninguém erra não. kkkkkkkkk    

    bons estudos!

  • Na minha interpretação essa alternativa C parece um anacoluto. Mas... a banca é...

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    DENOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.

    De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial

    CONOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.

    De maneira geral, é possível encontrarmos o uso da linguagem conotativa nos gêneros discursivos textuais primários, ou seja, nos diálogos informais do cotidiano.

    FONTE: https://portugues.uol.com.br/redacao/denotacao-conotacao.html

  • "Sempre de livro na mão" como é possível uma pessoa estar sempre de livro na mão?