Para PDRAE (1995), o Núcleo das Atividades Exclusivas de Estado seria formado pelos órgãos responsáveis pela fiscalização, regulamentação, segurança pública, fomento de atividades sociais e científicas, onde se exerce o "Poder Extroverso do Estado", a exemplo da cobrança e fiscalização dos impostos, polícia, previdência social básica, serviço de desemprego, fiscalização do cumprimento de normas sanitárias, serviço de trânsito, compra de serviços de saúde pelo Estado, controle do meio ambiente, subsídio à educação básica, serviço de emissão de passaportes, etc.
A propriedade seria estatal e a forma de administrar gerencial, atendendo aos cidadãos com boa qualidade a um custo baixo, com eficiência. Tinha como objetivos específicos:
- Transformar as autarquias e fundações em agências autônomas, administradas segundo contrato de gestão, cujo dirigente terá liberdade para administrar os recursos humanos, materiais, financeiros, desde que atinja os objetivos qualitativos e quantitativos (indicadores de desempenho) acordados.
- Substituir a administração do controle a priori para o controle a posteriori dos resultados e promover a competição administrada.
-Fortalecer o controle social e práticas de participação popular.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)