Gabarito B. Noções básicas sobre backup
Backup (lê-se “becáp”) é a operação de copiar arquivos por segurança em um local (disco ou memória) diferente do original.
Se um determinado usuário possui arquivos importantes em seu computador, ele poderá copiá-los para um disquete ou um CD para que, caso haja algum problema com as informações originais (falha no micro, por exemplo), ele possa recuperá-las posteriormente (porque as tem gravadas em outro lugar).
Por mais banal que pareça, o simples ato de copiar um arquivo do seu disco rígido para um pen drive, e guardá-lo por segurança (note o intuito de tê-lo armazenado em outro lugar POR SEGURANÇA), já constitui um processo de backup. Copiar os arquivos de um computador para um CD ou DVD virgem (para guardar tais discos) também é um backup.
Fonte: João Antonio, 5ª Edição.
INICIAR -- PAINEL DE CONTROLE --- SISTEMA E SEGURANÇA ---- FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS:
AGENDADOR DE TAREFAS
CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA
DIAGNÓSTICO DE MEMÓRIA
SEGURANÇA LOCAL
FIREWALL DO WINDOWS
FONTES DE DADOS - OBDC
GERENCIA IMPRESSÃO OU COMPUTADOR
INICIA SCSI
MONITOR DE DESEMPENHO
SERVIÇOS COMPONENTES
VISUALIZADOR DE EVENTOS
WONDOWS POWERSHELL
SCSI sigla de Small Computer System Interface, é uma tecnologia que permite ao usuário conectar uma larga gama de periféricos, tais como discos rígidos, unidades CD-ROM, impressoras e scanners. Características físicas e elétricas de uma interface de entrada e/ou saída (E/S) projetadas para se conectarem e se comunicarem com dispositivos periféricos são definidas pelo SCSI.
ODBC (acrônimo para Open Database Connectivity) é um padrão para acesso a sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD). Este padrão define um conjunto de interfaces que permitem o uso de linguagens de programação como Visual Basic, Delphi, Visual C++, Java, entre outras capazes de utilizar estas interfaces, para ter acesso a uma vasta gama de bases de dados distintas sem a necessidade de codificar métodos de acesso especializados.[1]
O ODBC atinge a independência de bancos de dados usando drivers para operarem como uma camada de tradução entre a aplicação e o SGBD. As aplicações usam funções ODBC através de um gerenciador de driver ODBC (ODBC driver manager) com a qual está ligada e o driver passa a query para o SGBD.
A implementação de uma aplicação baseada em ODBC permite que a mesma possa utilizar simultaneamente o MySQL, o Access e o SQL Server com pouca necessidade de mudanças na sua camada de dados. O uso destas interfaces está condicionado à existência de drivers ODBC específicos para as bases de dados que se deseja acessar
Os comandos SQL enviados pelas aplicações para o ODBC devem ser compatíveis com o SGBD utilizado, exigindo às vezes pequenas implementações especificas na aplicação para suporte a um SGBD especifico.