O que é o SAS ?
O Serial Attached SCSI é a evolução tecnológica que veio para atender a demanda das necessidades das empresas e data center´s. Ela reúne o melhor dos dois mundos: A confiabilidade e utilidade do protocolo SCSI com a performance e a flexibilidade da tecnologia serial. Como resultado, temos meios de transmissão de baixo custo, full-duplex (transmite e recebe dados ao mesmo tempo) e com taxas de transferência de 3Gbps (gigabits por segundo) em cada meio utilizado ! (0.0)
Características do Serial Attached SCSI:
* Completamente compatível com os atuais ambientes SCSI, seja software ou middleware (computação distribuída).
* Possibilidade de maior economia ao se usar a interface SATA convencional.
* Imprescindível custo/benefício devido a sua arquitetura adaptável, conectando múltiplos drives à múltiplos dispositivos.
E tem mais:
* Melhorias na performance e confiabilidade.
* Capacidade de redundância de cabos no mesmo disco.
* Interface serial ponto-a-ponto de simples cabeamento.
* Possibilidade de aumento de configuração e performance.
* Capacidade de expansão e atualização para múltiplas futuras gerações.
* Clientes/usuários poderão escolher entre discos SAS de dupla redundância de cabos e alta performance, ou convencionais discos SATA de alta performance e baixo custo no mesmo sistema.
fonte: http://www.boadica.com.br/dica/498/entendendo-a-tecnologia-serial-attached-scsi-%96-sas
=====================================================
"... o SAS permite o uso de extensores (expanders), dispositivos que permitem ligar diversos discos SAS a uma única porta. Existem dois tipos de extensores SAS, chamados de "Edge Expanders" e "Fanout Expanders". Os Edge Expanders permitem ligar até 128 discos na mesma porta, enquanto os Fanout Expanders permitem conectar até 128 Edge Expanders (cada um com seus 128 discos!), chegando a um limite teórico de até 16.384 discos por porta SAS.
Este recurso foi desenvolvido pensando sobretudo nos servidores de armazenamento. Com a popularização dos webmails e outros serviços, o armazenamento de grandes quantidades de dados tornou-se um problema. Não estamos falando aqui de alguns poucos gigabytes, mas sim de vários terabytes ou mesmo petabytes de dados. Imagine o caso do Gmail, por exemplo, onde temos vários milhões de usuários, cada um com mais de 2 GB de espaço disponível."
Fonte: http://www.guiadohardware.net/termos/sas