SóProvas


ID
2182195
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Devido à atividade que desenvolve no ambiente laboral, um trabalhador adquiriu Catarata. Conforme a lista de doenças do olho e anexos relacionadas com o trabalho, do Ministério da Saúde, assinale a alternativa com o agente etiológico ou fator de risco de natureza ocupacional associado a essa doença.

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

     

    As cataratas de origem ocupacional geralmente aparecem na idade produtiva.

     

    A radiação infravermelha é reconhecida como uma causa importante da catarata dos vidreiros, atuando sobre a íris e provocando exfoliação do cristalino. Os indivíduos que trabalham em fornos de fundições ou laminação a quente de metais são sujeitos a este tipo de catarata.

     

    As radiações ionizantes podem provocar catarata, descrita em trabalhadores da indústria nuclear, fabricação de tubos de raios X, radiologistas, acometendo indivíduos jovens, com um tempo de latência de 2 a 3 anos.

     

    Na catarata pela solda elétrica, a presença de queimadura nas pálpebras tem grande valor médico- legal. Apresenta evolução insidiosa, surgindo após um longo intervalo da notificação do acidente. São unilaterais em 2/3 dos casos.

     

    Em trabalhadores expostos a esses agentes patogênicos, a catarata, com as características acima descritas e excluídas outras causas não-ocupacionais, deve ser considerada como doença relacionada com o trabalho, do Grupo I da Classificação de Schilling, em que o trabalho é considerado causa necessária.
     

     

    http://doencas-trabalho.f1cf.com.br/doencas-trabalho-449-catarata-epidemiologia-e-fatores-de-risco.html

  • radiação IONIZANTE OU NÃO IONIZANTE.

    catarata é quando a radiação consegue acertar a pupila, do olho, para cada lugar do olho é um tipo de doença tipo, catarata, conjutivite, querutite, outros.

  • A questão quer que marquemos a única alternativa que associe corretamente o(s) agente(s) etiológico(s) ou fator(es) de risco de natureza ocupacional capazes de causar a doença catarata.

    De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde nº 1339 de 1999e com o Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde de Doenças Relacionadas ao Trabalho do Ministério da Saúde, a relação doença/agente é feita da seguinte forma:

    A- Correta.

    A radiação ionizante está relacionada às seguintes doenças, entre outras:

    • Neoplasia maligna da cavidade nasal e dos seios paranasais.
    • Neoplasia maligna dos brônquios e do pulmão.
    • Neoplasia maligna dos ossos e cartilagens articulares dos membros.
    • Outras neoplasias malignas da pele.
    • Leucemias.
    • Síndromes Mielodisplásicas.
    • Conjuntivite.
    • Queratite e Queratoconjuntivite.
    • Catarata.
    • Pneumonite por radiação.
    • Gastroenterite e Colites tóxicas.
    • Infertilidade Masculina.

    Portanto, a catarata está relacionada à exposição as radiações ionizantes. Além disso, a Portaria do MS, relaciona também às radiações infravermelhas (consideradas como um tipo de radiação não-ionizante).

    B- Incorreta.

    O mercúrio está associado às doenças mentais, transtornos de personalidade, depressivos, gengivite, dermatites, entre outros. Porém, esse agente e seus compostos tóxicos não guardam relação com o surgimento da catarata.

    C- Incorreta.

    Secreção ocular é um sintoma e não agente etiológico.

    D- Incorreta.

    Os acrilatos são capazes de causar conjuntivite e rinites, mas não estão associadas ao surgimento da catarata.

    E- Incorreta.

    O ácido sulfídrico é uma substância classificada como asfixiante que pode causar demência, bronquites, conjuntivites, entre outras doenças, mas não está associado à catarata.

    Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.

    GABARITO: LETRA A