O nitrogênio ocorre nos solos principalmente em combinações orgänicas. Contudo, säo as formas inorgänicas que säo disponiveis para os vegetais.
A amônia formada, em combinacäo com água, fornece o ion - amônio (NH3 + H2O -» NHt + OH"), que é passivel de ser absorvido pelas plantas, porém em geral é quase todo convertido em nitrato.
A planta absrove N pelas vias simplastica e apoplastica com ou sem ajuda de microoganismo.
Outro detalhe:
saber-se hoje que as plantas superiores são capazes de absorver pequenas quantidades de N-NH, da atmosfera (MATTSON & SCHJOERRING 1997).
(...) as plantas não conseguem absorver sem a ajuda de microrganismos. Questão mal formulada, as plantas, como demostrado acima de trecho do livro de fertilidade do solo de Raij, absorver tranquilamente N SEM A AJUDA DE MICROORGANISMO, na forma de ions de amônia, amônio ou nitrato pelas simplastica e apoplastica.
c) Nitrogênio.
O nitrogênio compõe aproximadamente 80% da atmosfera. Entretanto, os animais e as plantas não podem absorvê-lo diretamente do ar, e sim na forma de amônia solúvel em água ou na forma de nitrato, nas quais é convertido por bactérias. Certas bactérias do solo e as algas azuis dos oceanos convertem o nitrogênio do ar em amônia. Algumas plantas absorvem diretamente essa amônia. As bactérias transformam a amônia em nitritos e em seguida em nitratos, que as plantas usam para os compostos como as proteínas, DNA e RNA. Ao comerem as plantas, os animais herbívoros acabam absorvendo nitrogênio. Os animais carnívoros, ao comerem os herbívoros, também absorvem nitrogênio, assim como toda a cadeia alimentar. Quando os animais e plantas morrem, certas bactérias e fungos, também chamados de decompositores, convertem seus compostos de nitrogênio em gás nitrogênio, que retorna à atmosfera, reiniciando o ciclo do nitrogênio.