SóProvas


ID
218293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito de gerenciamento de projetos e do guia PMBOK, julgue
os itens a seguir.

A EAP tem topologia em árvore, hierárquica, orientada a entregas necessárias à conclusão do projeto, a qual apresenta, como dificuldade, a questão da decisão sobre quando parar de quebrar a árvore. Nessa estrutura, o planejamento em ondas sucessivas é uma forma de elaboração progressiva em grandes projetos que estabelece um planejamento de tempo regular para essa atividade (elaboração progressiva).

Alternativas
Comentários
  •  "A decomposição pode não ser possível para uma entrega ou subprojeto que serão efetuados num futuro distante. A equipe de gerenciamento de projeto normalmente espera até que a entrega ou subprojeto sejam clarificados para que os detalhes da EAP possam ser desenvolvidos. Às vezes, essa técnica é chamada de planejamento em ondas sucessivas." - PMBOK 4ª Edição, página 105.

  • "Planejamento em ondas sucessivas é normalmente utilizados em projetos com longo período de tempo (normalmente acima de um ano), onde as incertezas são grandes demais para serem planejadas detalhadamente.

    Planejar em ondas sucessivas é trabalhar parcialmente com os pacotes de trabalho da sua EAP, ou seja, os trabalhos estarão na EAP, mas o nível de detalhes nela serão maiores nos pacotes de trabalho que serão feitos primeiro, detalhamos até os pacotes de baixo nível, com que devemos nos preocupar, as demais ficam “em aberto”, sabemos que serão feitas, mas não gastamos tempo com elas agora. Vencida essa etapa, avaliamos os resultados, e passamos a planejar detalhadamente a etapa subsequente e assim sucessivamente. "

    Fonte : http://gpnapratica.wordpress.com/2009/10/06/planejando-em-ondas-sucessivas/

  • A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é um diagrama com níveis hierárquicos, formado pelos pacotes de trabalho que compõem um projeto. Em projetos com ações sequenciadas (em cascata), facilita o detalhamento dos processos e o gerenciamento do escopo, da equipe e dos recursos ao longo da realização do produto.

    Em Gerência de projetos, uma Estrutura Analítica de Projetos (EAP), do Inglês, Work breakdown structure (WBS) é uma ferramenta de decomposição do trabalho do projeto em partes manejáveis.

    É estruturada em árvore exaustiva, hierárquica (de mais geral para mais específica) orientada às entregas (deliverables) que precisam ser feitas para completar um projeto.

  • Planejamento em ondas sucessivas

    1- Técnica para eventos desconhecidos

    2- Planejamento a curto prazo, eventos de maior incerteza depois

    3- projeto evolui e as incertezas diminuem, a próxima onda é planejada.