SóProvas


ID
218308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Quanto ao gerenciamento de processos, julgue os itens
de 107 a 110.

Macroprocessos são conjuntos de atividades executadas de forma sequencial e contínua, necessárias e suficientes para a obtenção de soluções integradas de produtos e serviços capazes de satisfazer às necessidades dos clientes. Os macroprocessos são autônomos, respondem por um resultado específico e têm, perfeitamente definidos e sob sua gestão, não somente os objetivos a serem atendidos, mas também os meios necessários para a obtenção dos resultados pactuados.

Alternativas
Comentários
  • Macro Processo
    Conjunto de processos executados de forma ordenada, em uma ou mais Unidades, para realização de objetivos e metas da empresa.

    fonte: http://www.tiespecialistas.com.br/2010/11/inovacao-usando-a-cadeia-de-valor-macro-processos-e-processos-de-negocio/#.UYRY7aLU-7Y
  • Macroprocessos são compostos de vários processos, que por sua vez são compostos de vários subprocessos e, por sua vez, cada subprocesso compõe-se de várias atividades e estas produzirão várias tarefas.


    Apesar dessa hierarquia, não está errado dizer que um macroprocesso é composto de várias atividades, apesar de atividades não estarem diretamente "ligadas" aos macroprocessos.

  • Os macroprocessos são autônomos ????  Muito estranho essa afirmação.

  • Devemos ficar atento, pois o CESPE gosta de usar a palavra "atividades" como substituta para "processos" na definição do macroprocesso. Vou colocar outra questão que pode corroborar com esse raciocínio.


    Ano: 2008              Banca: CESPE          Órgão: TCU               Prova: Analista de Controle Externo - Planejamento e Gestão


    Macroprocessos são grandes conjuntos de atividades por meio das quais a organização cumpre a sua missão, gerando valor para o cliente. Correspondem às grandes funções da organização, para as quais devem estar voltadas todas as suas unidades internas e descentralizadas.


    GAB: CORRETO

  • 2.2 Níveis dos processos
    As partes do sistema organizacional estão relacionadas e, para se entender isso, é importante visualizar os processos em cinco níveis de detalhamento:


    Macroprocessos: são processos mais abrangentes da organização, ou seja, conjuntos de atividades executadas de forma sequencial e contínua necessárias à obtenção de soluções integradas de produtos e serviços capazes de atender  às necessidades dos clientes do Governo do Distrito Federal.


    Processos: referem-se a qualquer atividade ou conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) – podem ser tanto informações ou orientações quanto prestação ou fornecimento de serviços e/ou produtos – em produtos ou serviços (saídas) e os coloca à disposição dos clientes específicos. Os processos representam o segundo nível de detalhamento.


    Subprocessos: são conjuntos de atividades executadas de forma sequencial e contínua necessárias à execução de cada
    processo da organização.


    Atividades: são conjuntos de tarefas, com início e fim identificável, reunidas segundo critérios de similaridade e de  complementaridade, executadas continuamente, de forma cíclica, simultânea ou sequencialmente para a consecução dos objetivos das etapas.


    Tarefas: são uma sequência de passos/etapas predeterminados para realizar uma atividade. Cada um desses passos pode demandar a necessidade de explicações detalhadas de “como fazer” justificando a construção de procedimentos documentados pertinentes.

     

    Fonte: http://www.seplag.df.gov.br/servicos/modernizacao-da-gestao/doc_download/1146-manual-de-analise-e-melhoria-de-processos.html

  • Concordo com a Ana Alves, pois entendo que não podemos afirmar que Macroprocessos são autônomos pois dependem em grande parte de variaveis do ambiente externo estando sujeito a essas mudanças. 

  • http://www.seplag.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/10/Manual-de-An%C3%A1lise-e-Melhoria-de-Processos.pdf