SóProvas


ID
218311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Quanto ao gerenciamento de processos, julgue os itens
de 107 a 110.

Atividades são conjuntos de tarefas, com início e fim identificáveis, reunidas segundo critérios de similaridade e de complementaridade, executadas continuamente, de forma cíclica, simultânea ou sequencial para a consecução dos objetivos da função a que pertencem.

Alternativas
Comentários
  • Em várias publicações atividades e tarefas tem o mesmo significado, em outras, atividade é classificado como "o que" e tarefa é "quem faz o que" . Por tanto não concordo com a questão. Processo é um conjunto de atividades.

  • Concordo com o comentário do colega acima, entretanto há autores que afirmam que as atividades são compostas por tarefas. O próprio Tadeu Cruz segue essa linha de raciocínio. O processo define suas atividades e as tarefas são as partes atômicas das atividades.

  • Conceitos segundo BPMN

    Atividade: Termo genérico para o trabalho desempenhado pela empresa. Processos, subprocessos e tarefas são tipos de atividade.

    Tarefa (Task): É uma atividade atômica incluída num processo. No modelo de processos, a tarefa é o desdobramento máximo do trabalho executado no processo.

    Fonte: Livro Análise e Modelagem de Processos de Negócio (Rogério Valle e Saulo Barbará).

    Segundo os conceitos tarefa é o desdobramento máximo do trabalho, portanto é correto afirmar que atividades são conjuntos de tarefas.
  • 2.2 Níveis dos processos
    As partes do sistema organizacional estão relacionadas e, para se entender isso, é importante visualizar os processos em cinco níveis de detalhamento:


    Macroprocessos: são processos mais abrangentes da organização, ou seja, conjuntos de atividades executadas de forma sequencial e contínua necessárias à obtenção de soluções integradas de produtos e serviços capazes de atender  às necessidades dos clientes do Governo do Distrito Federal.


    Processos: referem-se a qualquer atividade ou conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) – podem ser tanto informações ou orientações quanto prestação ou fornecimento de serviços e/ou produtos – em produtos ou serviços (saídas) e os coloca à disposição dos clientes específicos. Os processos representam o segundo nível de detalhamento.


    Subprocessos: são conjuntos de atividades executadas de forma sequencial e contínua necessárias à execução de cada
    processo da organização.


    Atividades: são conjuntos de tarefas, com início e fim identificável, reunidas segundo critérios de similaridade e de  complementaridade, executadas continuamente, de forma cíclica, simultânea ou sequencialmente para a consecução dos objetivos das etapas.


    Tarefas: são uma sequência de passos/etapas predeterminados para realizar uma atividade. Cada um desses passos pode demandar a necessidade de explicações detalhadas de “como fazer” justificando a construção de procedimentos documentados pertinentes.

     

    Fonte: http://www.seplag.df.gov.br/servicos/modernizacao-da-gestao/doc_download/1146-manual-de-analise-e-melhoria-de-processos.html