SóProvas


ID
2183155
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Terra de Areia - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com base em DUL e WEERDMEESTER e considerando-se os fatores ambientais que podem afetar positiva ou negativamente o ambiente de trabalho, analisar a sentença abaixo:
A intensidade da luz que incide sobre a superfície de trabalho não precisa ser suficiente para garantir uma boa visibilidade (1ª parte). A presença de ruídos elevados no ambiente de trabalho pode perturbar e, com o tempo, acaba provocando surdez (2ª parte). O frio e o calor intenso são desconfortáveis e provocam sobrecarga energética no corpo, principalmente no coração e pulmões. Além disso, partes do corpo podem sofrer danos como queimaduras ou congelamentos. Dessa forma, o clima de trabalho deve satisfazer as diversas condições, para ser considerado confortável (3ª parte).
A sentença está:

Alternativas
Comentários
  • Claro que a intensidade da luz deve ser suficiente, não é à toa que se é exigido níveis padrões de luminosidade no ambiente de trabalho.

  • ---> E) Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.

    1ª -> A intensidade da luz que incide sobre a superfície de trabalho deve ser suficiente para garantir uma boa visibilidade. Além disso, o contraste entre a figura e o fundo também é importante (DUL & WEERDMEESTER). 

    2ª -> A presença de ruídos elevados no ambiente de trabalho pode perturbar e, com o tempo, acaba provocando surdez. O primeiro sintoma é a dificuldade cada vez maior para entender a fala em ambientes barulhentos. (DUL & WEERDMEESTER). 

    3ª -> O frio e calor intensos são desconfortáveis e provocam sobrecarga energética no corpo, principalmente no coração e pulmões. Além disso, partes do corpo podem sofrer danos com queimaduras ou congelamentos.(DUL & WEERDMEESTER). 

  • Gabarito E

    Para DUL e WEERDMEESTER (1998) os vários aspectos estudados pela ergonomia são a postura e os movimentos corporais, os fatores ambientais, as informações, os controles, os cargos e tarefas.

    A execução de tarefas deve ser feita com o mínimo de consumo energético para melhor controle das tarefas e dos produtos, assim como para a proteção do próprio trabalhador.

    Tem o objetivo de proporcionar ao homem, no ambiente de trabalho ou não, maiores condições de saúde, eficiência, de qualidade de vida, de produtividade, de segurança e de conforto, adequando assim máquinas, ferramentas de trabalho, móveis, postos de trabalho, etc às necessidades humanas.