CERTO.
O tema da questão está relacionado a Teoria de Portfólio de Markowitz. Para quem não conhece segue o link do assunto http://www.wrprates.com/teoria-de-markowitz-teoria-da-carteira-e-a-fronteira-eficiente/.
Essa teoria analisa o risco e o retorno dos investimentos que uma empresa irá ter ao aplicar os recursos que possui. Esses investimentos compõem uma carteira de investimentos, que no dia a dia da área financeira chamamos de portfólio de investimento. Ao compor uma carteira de investimentos a empresa deve se ater a seguinte máxima: quanto maior o risco do investimento, maior o seu retorno. Assim, cada investimento receberá uma nota, quanto ao risco que possui e seu rendimento e é aqui que entra a ponderação.
Por exemplo, podemos pensar na poupança (investimento seguro, sem risco e com baixa rentablidade) e na aquisição de ações (investimento com risco e de alta rendabilidade). Se a empresa possui aversão ao risco ela poderá aplicar mais em poupança, por exemplo, 99% dos recursos em poupança e os outros 1% em ações ou fazer exatamente ao contrário, caso saiba trabalhar com o risco. E onde entra a média aritmética ponderada? Exatamente no estudo que a área financeira faz para determinar quanto cada tipo de investimento irá contribuir com o ganho da empresa. Lembra do exemplo da poupança e da ação, 99% e 1%? Agora imagina isso considerando 10 ou 20 tipos de investimentos? Ao ponderar a empresa irá sinalizar que tipo de investimento que equilibra a relação risco e retorno que ela está disposta a trabalhar. Um ditado explica essa teoria: não coloque todos os ovos em uma só cesta!
Tentei explicar da maneira mais simples possível dentro do conhecimento que tenho sobre o assunto. Espero ter ajudado. Abraços