SóProvas


ID
2183467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

A respeito de risco e retorno e dos resultados clássicos relacionados à teoria de carteiras, julgue o seguinte item.

O retorno esperado médio de um portfólio é calculado a partir da média aritmética ponderada dos ativos que o compõem.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    O tema da questão está relacionado a Teoria de Portfólio de Markowitz. Para quem não conhece segue o link do assunto http://www.wrprates.com/teoria-de-markowitz-teoria-da-carteira-e-a-fronteira-eficiente/.

    Essa teoria analisa o risco e o retorno dos investimentos que uma empresa irá ter ao aplicar os recursos que possui. Esses investimentos compõem uma carteira de investimentos, que no dia a dia da área financeira chamamos de portfólio de investimento. Ao compor uma carteira de investimentos a empresa deve se ater a seguinte máxima: quanto maior o risco do investimento, maior o seu retorno. Assim, cada investimento receberá uma nota, quanto ao risco que possui e seu rendimento e é aqui que entra a ponderação.

    Por exemplo, podemos pensar na poupança (investimento seguro, sem risco e com baixa rentablidade) e na aquisição de ações (investimento com risco e de alta rendabilidade). Se a empresa possui aversão ao risco ela poderá aplicar mais em poupança, por exemplo, 99% dos recursos em poupança e os outros 1% em ações ou fazer exatamente ao contrário, caso saiba trabalhar com o risco. E onde entra a média aritmética ponderada? Exatamente no estudo que a área financeira faz para determinar quanto cada tipo de investimento irá contribuir com o ganho da empresa. Lembra do exemplo da poupança e da ação, 99% e 1%? Agora imagina isso considerando 10 ou 20 tipos de investimentos? Ao ponderar a empresa irá sinalizar que tipo de investimento que equilibra a relação risco e retorno que ela está disposta a trabalhar. Um ditado explica essa teoria: não coloque todos os ovos em uma só cesta! 

    Tentei explicar da maneira mais simples possível dentro do conhecimento que tenho sobre o assunto. Espero ter ajudado. Abraços

  • Marquei errado porque entendi que a taxa de retorno de cada ativo deveria ser considerada, afinal está se calculando retorno.
  • VP = 12.000,00 i = 3% a. m. = 0,03 VPM = 2.620,25 n = 5 parcelas Calculamos o valor dos juros no sistema PRICE da seguinte forma: J = VP*i J = 12.000*0,03 J = 360,00 Calculamos, agora, o valor da primeira amortização (amort1) amort1 = 2.620,25 – 360 amort1 = 2.260,25 Calculamos então a cota da segunda amortização pela fórmula amortt = amort1*(1 + i)^(t-1) amort2 = amort1*(1 + i)^(t-1) amort2 = 2.260,25*(1 +0,03)^(2-1) amort2 = 2.260,25*(1,03) amort2 = 2.328,06

    Gabarito: Letra “D".


  • Acredito que o examinador descreveu como é feito a Média (soma dos dados(ativos) dividido pelo número de elementos) de uma forma "mi mi mi" com sinônimos e palavras mais formais.

    (Hipótese)

  • Retorno Médio nada mais é do que a média dos retornos históricos de um determinado ativo. Normalmente, é calculado usando-se as formulações de Média Aritmética Simples ou Média Aritmética Ponderada.

    Pode ser usado a Média Aritmética Ponderada, caso o Retorno Médio fosse calculado observando-se um período mais longo de tempo.