-
Se for INVENTÁRIO PERIÓDICO não se pode conhecer o Estoque final nem o CMV após cada venda. Para isso é necessário fazer a contagem física das mercadorias e atribuir um preço unitário a elas.
Já no INVENTÁRIO PERMANENTE é possível obter informações atualizadas sobre Estoque e CMV, independentemente de inventário físico.
-
Isso não fere o princípio da competência?
-
ERRADO.
CMV no momento da venda refere-se apenas ao inventário permanente. Respondendo ao colega acima, o princípio da competência será respeitado normalmente no momento da venda com as contas patrimoniais , por exemplo: D-Caixa e C-Estoque.
O CMV é uma conta de resultado (despesa) que, pelo método periódico, também será calculado mas na data da contagem física.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
-
Somente no Inventário Permanente que o CMV é apurado no momento da venda.
Errada.
Bons estudos!
-
Acredito que há uma mitigação do princípio da oportunidade, não da competência. Alguém sabe?
-
No caso, no inventário periódico, não se registra o CMV nem a Receita, correto? Pois, do contrário, estaria ferindo o princípio da competência - confronto das receitas e despesas no momento de sua realização.
-
INVENTÁRIO PERMANENTE
1. Quando compra mercadoria:
D - Mercadoria
C - Caixa
2. Quando vende mercadoria:
D - Caixa
C - Receita de vendas
D - Custo de Mercadoria Vendida
C - Mercadorias
INVENTÁRIO PERIÓDICO
1. Quando compra mercadoria:
D - Compra de Mercadorias
C - Caixa
2. Quando vende mercadoria:
D - Caixa
C - Receita de Vendas
-
Periódico -> conta mercadoria mista
-
No sistema periódico~> é um sistema de contas desdobrada nas contas: compras líquidas, abatimentos, devoluções, descontos incondicionais e vendas. As movimentações durante o exercício social são feitas nas compras líquidas, que ao final do exercício são transferidas pra conta CMV. A conta estoque inicial, entre os períodos, fica intacta, mudando somente após o exercício (se o estoque final do período for diferente do estoque inicial).
No sistema permanente~> a conta estoques varia a cada baixa, mudando também a conta CMV a cada operação feita. Para o acompanhamento das operações para estimar o CMV são utilizadas fichas (baseadas no PEPS, UEPS ou M.Pond.)