SóProvas


ID
2183761
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Conheça as profissões “mais ameaçadas” pela tecnologia

Cargos nas áreas de educação, saúde, arte, mídia, gestão, negócios e finanças são os que têm maior probabilidade de sobreviver aos avanços da tecnologia, aponta estudo da Universidade de Oxford. A crescente informatização, porém, continuará a eliminar profissões, principalmente aquelas que não exigem habilidades criativas, sociais e percepção espacial mais sofisticada. São atividades em áreas como vendas, produção industrial, suporte administrativo, transporte e construção civil.” Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/01/ 140130_profissoes_estudo_oxford_pai_ms (acesso em 19/03/2016)

A matéria acima dá algum alívio a certas categorias profissionais. De fato, a informatização impacta profundamente as atividades prestadoras de serviço, neste século, mas a análise proposta acima é superficial quando se trata de todo o universo do trabalho. Na verdade, a extinção de várias profissões e a emergência de outras é um processo que se delineia desde a segunda metade do século passado, antes do advento e da disseminação da informática. No setor industrial, por exemplo, além da robotização e automatização, novas relações de trabalho foram introduzidas no processo produtivo, como just-in-time, mais ágil e flexível, ao contrário do método repetitivo do fordismo. Por sua vez, é cada vez mais tênue a linha que separa os tradicionais três setores da economia. Ciência, técnica e interesses mercantilistas são aliados que permeiam todas as esferas do espaço econômico. Este quadro histórico descrito é conhecido como revolução técnico-científica que corresponde à:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A 

     

    III Revolução Industrial – também chamada de Revolução Técnico-Científica-Informacional – iniciou-se em meados do século XX e correspondeu ao processo de inovações no campo da informática e suas aplicações nos campos da produção e do consumo. As grandes realizações desse período são o desenvolvimento da chamada química fina, a biotecnologia, a escalada espacial, a robótica, a genética, entre outros importantes avanços.

     

    Dessa forma, entres as principais consequências da III Revolução Industrial, podemos destacar: a) os rápidos avanços e desenvolvimento nos setores de Ciência e Tecnologia; b) a consolidação do sistema capitalista financeiro; c) a formação e expansão das multinacionais ou empresas globais; d) a relativa descentralização industrial (não há mais a necessidade de as indústrias estarem uma do lado da outra, apesar de isso ainda ser comum); e) a flexibilização do trabalho ou Toyotismo; f) a terciarização da economia.

     

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm

     

  • A título de curiosidade, a 3ª Revolução Industrial também ficou conhecida como 'Revolução Microeletrônica', da invenção de microchips e avanços eletrônicos. É caracterizada, também, por pontos negativos e positivos:

    P. -> Avanço na ciência medicinal, encurtamento na distância de comunicação (Whatsapp), objetiva não poluir com documentos digitais.

    N. -> Especulação financeira (o capitalista prefere investir ao empreender), dependência do homem pela máquina, consumismo exacerbado, padronização do estilo 'American Way of Life'.