SóProvas


ID
218392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

Com relação ao disposto nos princípios fundamentais de contabilidade sob a perspectiva do setor público, julgue os itens que se seguem.

O custo histórico dos componentes patrimoniais deve ser considerado nos registros dos atos e fatos contábeis.

Alternativas
Comentários
  •  Nos registros dos atos e fatos contábeis será considerado o valor original dos componentes patrimoniais.

    Valor Original, que ao longo do tempo não se confunde com o custo histórico, corresponde ao valor resultante de consensos de mensuração com agentes internos ou externos, com base em valores de entrada – a exemplo de custo histórico, custo histórico corrigido e custo corrente; ou valores de saída – a exemplo de valor de liquidação, valor de realização, valor presente do fluxo de benefício do ativo e valor
    RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.111/07

  • Questão ERRADA.

    Complementando o comentário do colega acima, temos como base o "Princípio do Registro pelo Valor Original", que, segundo a Resolução CFC nº 750/1993, artigo 7º:
    "determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional".

    No §1º, inciso I, desse mesmo artigo, é possível perceber que o CUSTO HISTÓRICO é uma base de mensuração, a qual "os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações".

    Bons estudos!
  • O ato administrativo, ao contrário do fato administrativo, não produz de imediato qualquer alteração no Patrimônio e não deve ser registrado na contabilidade. Se contabilizado, é chamado de operação extrapatrimonial (conta de compensação).

  • Qual a diferença entre custo histórico e valor original?