SóProvas


ID
2184229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Transportes e Trânsito

No que se refere ao transporte urbano, garantido como serviço público essencial pela Constituição Federal de 1988, julgue o item subsecutivo.

Os custos do transporte público por ônibus, no Brasil, são cobertos exclusivamente pela arrecadação tarifária, e o valor da tarifa, calculado em base quilométrica, deriva do rateio do custo total do transporte entre os usuários pagantes do sistema.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, os custos do transporte público por ônibus sempre foram cobertos exclusivamente pela arrecadação tarifária, com raríssimos casos de subsídios estatais, a exemplo da cidade de São Paulo, que cobre atualmente cerca de 20% do custo do sistema com recursos orçamentários da prefeitura. O cálculo final da tarifa é um rateio do custo total do transporte entre os usuários pagantes do sistema, considerando os diversos níveis tarifários.

  • Nâo era pra estar correta a questão?

     

    Conforme a literatura: "No Brasil, os custos do transporte público por ônibus sempre foram cobertos exclusivamente pela arrecadação tarifária, com raríssimos casos de subsídios estatais, a exemplo da cidade de São Paulo, que cobre atualmente cerca de 20% do custo do sistema com recursos orçamentários da prefeitura. O cálculo final da tarifa é um rateio do custo total do transporte entre os usuários pagantes do sistema, considerando os diversos níveis tarifários. Geralmente, esse cálculo é feito na base quilométrica, ou seja, o custo quilométrico dividido pelo Índice de Passageiros por Quilômetro (IPK) do sistema."

    Fonte: Transporte e mobilidade urbana. Eduardo Alcântara de Vasconcellos.

  • Então, caro M G, o erro está justamente no "exclusivamente"