SóProvas


ID
2184232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Transportes e Trânsito

No que se refere ao transporte urbano, garantido como serviço público essencial pela Constituição Federal de 1988, julgue o item subsecutivo.

Os veículos de transporte coletivo com tração elétrica, considerados mais eficientes dos pontos de vista ambiental e energético, têm seu uso inviabilizado devido aos elevados custos de implantação e expansão das redes, à elevação e ao caráter horo-sazonal das tarifas de energia elétrica.

Alternativas
Comentários
  • Além da tarifa da energia elétrica convencional, aquelas que determinam os valores das contas de energia dos consumidores residenciais e das pequenas instalações industriais e comerciais, foi adotada para as grandes indústrias outra estrutura tarifária conhecida como HORO-SAZONAL que visa a estimular o uso de energia nos períodos mais favoráveis, a fim de otimizar a geração e o consumo.


    Lembrando que o sistema de geração de energia tem que ter capacidade para suprir o pico de consumo que se dá no intervalo das 17h30min às 20h30min, e que a energia gerada para suprir essas cargas neste intervalo de tempo, tem o custo mais alto resultante do consumo do combustível utilizado pelas usinas termelétricas e do investimento em instalações.


    A tarifa HORO-SAZONAL estabelece valores para os horários de PONTA e FORA DE PONTA e ainda fixa valores distintos para os períodos do ano compreendidos entre maio e novembro, definido como PERÍODO SECO e entre dezembro e abril como PERÍODO ÚMIDO. Os valores são fixados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que é o órgão regulador das relações entre as concessionárias e consumidores, estabelecendo os diversos tipos de contratos, normas e instruções.


    É de suma importância incentivar a desconcentração de consumo do horário de PONTA para outros horários FORA DE PONTA, o que resulta em melhor aproveitamento da capacidade instalada.

  • Os trens urbanos não são elétricos?

  • Questão errada!!!

    Contra exemplo: Troller (capital de SP), transporte coletivo de passageiros