-
CERTO.
A auditoria interna é uma atividade realizada no âmbito da própria organização, a fim de alcançar o exame e avaliação da ADEQUAÇÃO, EFICIÊNCIA e EFICÁCIA dos sistema de controle, ou seja, tem como função prevenir erros e fraudes e melhoria contínua dos processos organizacionais.
-
CORRETO CONFORME A NBC TI 01 SUBITEM 12.1.3.1
– A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.
-
Gostaria de parabenizar o Silvelandio pelo comentário, o qual coloca o item e a norma, facilitando a veracidade da informção.
Parabéns!!!
-
Contribuindo:
(CESPE/INMETRO/2009) A responsabilidade primária na prevenção e identificação de fraudes e erros é do auditor contratado pela entidade, que deve comunicá-los imediatamente à administração. (ERRADO)
O responsável primário pela identificação e prevenção de fraudes e erros é a própria administração.
Cabe lembrar também que a Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.
FONTE: prof. Claudenir Brito.
bons estudos
-
Ao contrário do informado pelo colega Mateus Junior, o auditor interno NÃO TEM como função prevenir erros e fraudes.
Como corretamente apontou o Leandro Holmes, essa atribuiçao é da administração da entidade.
-
A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. Apesar de assessorar à administração, destaque-se que a responsabilidade primária na prevenção de fraudes e erros é da administração.
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,
Essa é uma das principais finalidades da auditoria interna, alinhada com o objetivo maior que é agregar valor ao resultado da organização. Tal entendimento está expresso na NBC TI 01.
- Veja:
- 12.1.3.1 – A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.
===
(CESPE – Analista Judiciário (TRE TO)/Contabilidade/ Administrativa – 2017) Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, são: Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em parte dos aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável. (ERRADO)
- ➱ TODOS OS aspectos relevantes, em conformidade…