Gabarito A = Formatando Discos = Formatar é preparar um disco (ou uma partição) para ser usado como superfície de gravação. Quando se formata um disco, seus dados são supostamente apagados (na verdade, a FAT tem seu conteúdo completamente apagado), deixando todos os clusters prontos para serem utilizados para a gravação de outros dados. Lembre-se: na formatação, assim como no apagamento de arquivos, apenas a tabela de alocação é afetada. Os dados, continuam existindo em um disco recém-formatado (isso permite que sejam recuperados pelos “programas especiais” de que falei anteriormente). Para formatar uma unidade de disco, vá ao item “Computador”, selecione a unidade a ser formatada (no nosso caso a unidade F:) e acione o comando Formatar, no menu Arquivo (lembre-se da tecla ALT). Observe que é durante a formatação que são escolhidos o sistema de arquivos (NTFS, no nosso exemplo) e o tamanho dos clusters daquela unidade (4.096 Bytes, no exemplo).
Antes de iniciar o processo de formatação propriamente dito, é possível escolher algumas opções, a saber:
• Formatação rápida: que resultará, simplesmente, no apagamento da FAT (ou MFT, no caso do NTFS). Quando não se escolhe a formatação rápida, o Windows realiza a formatação completa, que significa apagar a FAT e verificar erros nos setores (clusters) após esse apagamento.• Rótulo do Volume: o nome da unidade de disco (nome que é apresentado no Windows Explorer).• Criar disco de Inicialização do MS-DOS: copia, para o novo disco formatado, os arquivos iniciais do sistema operacional (para que aquele disco possa ser usado para iniciar uma máquina – ou seja, fazê-la funcionar). Essa opção não está disponível para todos os tipos de discos.
Lembre-se: o Windows não deixará o usuário formatar a unidade de disco onde ele está instalado (normalmente a unidade C:). Outras unidades de disco rígido que não são importantes podem ser formatadas perfeitamente.
Lembre-se também: o comando FORMATAR pode ser encontrado, também, por meio do botão direito do mouse sendo clicado na unidade de disco que se deseja formatar!
Fonte: João Antonio, 5ª edição.
Quando um disco é formatado, ele simplesmente é organizado à maneira do sistema operacional, preparado para receber dados. A esta organização damos o nome de “sistema de arquivos”. Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. O computador, no decorrer de sua utilização, tem seu desempenho geral afetado, em decorrência da instalação e remoção de diversos softwares, inclusive alguns que não removem todos os arquivos e informações do seu computador, ocasionando lentidão na sua execução. O software básico (o sistema operacional) pode apresentar falhas de funcionamento (travamentos), instabilidade no uso, espera no carregamento de programas e softwares diversos, ou casos extremos de corrompimento do sistema operacional (falhas na execução do próprio) em decorrência de uso ilegal ou ataques de vírus de computador.