SóProvas


ID
218596
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Controle Externo
Assuntos

O controle externo das contas públicas que tem como objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento é efetuado previamente, antes de sua aprovação,

Alternativas
Comentários
  • Questão anulável. Subordinação te leva a pensar em falta de autonomia. E os tribunais de contas têm autonomia administrativa e financeira em relação aos titulares do controle externo de cada respectivo ente federativo. Os TC's fazem sim parte da estrutura do Poder Legislativo e auxiliam, no caso da União, o Congresso Nacional no controle externo, mas a palavra subordinação aplicada ai não ficou nm um pouco legal.

    De qualquer forma, segue a fundamentação:

    Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União

  • De fato, o Tribunal de Contas não é subordinado ao Legislativo, mas sim vinculado a este e o auxilia na fiscalização das contas públicas. Houve uma certa imprecisão por parte da redação do item correto.

    As letras A, B e C de cara poderiam ser descartadas.

    A letra E fala de controle interno, e a questão cobra conhecimentos referentes ao controle externo.
  • O gabarito tá errado!!!

    O Tribunal de Contas não é subordinado ao legislativo!!!! É órgão que auxilia o Congresso Nacional no Controle externo da administração pública Federal.
    CF  Art. 71 - O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:(...)

    As alternativas A,B,C e D falam em subordinação que não existe, restando a letra E, que por lógica seria o órgão responsável previamente pelo cumprimento da lei de orçamento, ANTES de sua aprovação pelo controle externo (TC). Antes, pressupõe controle prévio que é realizado pelo controle interno de cada órgão, assim sendo, o gabarito só pode ser letra E. 
  • Questão deveria ser anulada gera interpretação duvidosa.

  • oi? Tribunal de Contas SUBORDINADO ao Poder Legislativo? affff....

  • Resposta: Letra D. (Segundo a banca)

    Na realidade, a questão não traz resposta correta; até mesmo a d) contém um erro irremediável, pois diz que o TC ou equivalente é órgão subordinado do Poder Legislativo. Uma falácia.

  • Questão que caberia recurso, porque o TC não é subordinado do legislativo. Entretanto, todas as outras alternativas são muito mais bizarras. Certamente, a banca não anularia a questão por isso.

  • POVÃO, VAMOS SEGUIR UMA VEZ QUE A QUESTÃO É DE 2010.

    TREINO DIFÍCIL, COMBATE FÁCIL.

    VAMOS QUE VAMOS.

  • Desde quando TCs são "SUBORDINADOS" ao P.Legislativo????? Ah fala sério.

  • kkkkkkk que absurdo