SóProvas


ID
218620
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre planejamento de obras, considere:

I. O planejamento da construção consiste na organização para a execução e inclui o orçamento e a programação da obra. O orçamento contribui para a distribuição das atividades no tempo e a programação refere-se ao controle das relações econômicas relacionada às etapas da obra.

II. O planejamento de médio prazo é mais geral, com baixo grau de detalhamento, considerando as grandes definições, tais como emprego de mão de obra própria ou terceirizada, nível de mecanização, organização do canteiro de obras, prazo de entrega, forma de contratação.

III. No nível de planejamento de longo prazo trabalha-se com atividades ou serviços a serem executados nos 4 a 6 meses seguintes. Nesse nível de planejamento a atenção está voltada para a remoção de empecilhos à produção, através da identificação com antecedência da necessidade de compra de materiais ou contratação de empreiteiros.

IV. Com a adoção da produção protegida contra os efeitos da incerteza, as atividades programadas têm grande chance de ocorrer, sendo comum medir a qualidade desse plano através da medição do Percentual de Planos Concluídos (PPC), com a identificação das causas das falhas, condição para o aprimoramento do planejamento das próximas atividades.

Está correto o que consta APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • O planejamento na construção civil consiste na organização para a execução, incluindo orçamento e a programação da obra. O orçamento contribui para a compreensão das questões econômicas e a programação relacionada com a distribuição das atividades no tempo.

     

    O planejamento das atividades de uma obra é o planejamento do processo de construção propriamente dito. Ele deve ser realizado através de uma permanente coordenação com o planejamento dos métodos, dos recursos, assim como do canteiro de obras e suas instalações.

    Por isso, o processo de planejamento de uma obra sucede-se em vários ciclos. Só através de um nível de planejamento que satisfaça aos requisitos gerais do empreendimento e aos critérios de otimização do processo de construção. (GEHBAUER 2002).

     

    Podemos diferenciar 3 tipos básicos de planejamento, curto, médio e longo prazo.

    A longo prazo temos uma visão macro da obra, nesse método podemos visualizar as principais necessidades que a obra terá e também podemos evitar alguns possíveis contratempos na execução como também evitar problemas financeiro, podendo observar melhor o custo global da obra.

    A médio prazo serve para readequar os planos produzidos no planejamento de longo prazo.

    O planejamento a curto prazo nada mais é que a obra propriamente dita, normalmente esquematizações das atividades mensais, semanais ou até mesmo diárias, tendo controle direto do andamento da obra.

  • A segunda se refere ao planejamento de longo prazo propriamente dito. A terceira se refere ao planejamento de médio prazo.

    A primeira não vou nem comentar, a própria banca já descartou!!!