Questão Completa: Assinale a opção que apresenta o modelo ou enfoque que aborda o porquê de certas politicas serem bem-sucedidas e outras não, partindo de uma definição de implementação como um processo em que "ações de atores públicos ou privados dirigidas ao cumprimento de objetivos definidos em decisões políticas anteriores".
Gestão e organização
Na gestão de arenas e organizações, os termos "top-down" e "bottom-up" respectivamente "de cima para baixo" e "de baixo para cima" são usados para indicar a forma como as decisões são tomadas.
Uma abordagem "top-down"(de cima para baixo) é aquela em que um executivo, responsável pelas decisões, ou outra pessoa ou organismo toma uma decisão. Esta abordagem é disseminada sob a sua autoridade para os níveis mais baixos da hierarquia, que são, em maior ou menor grau, vinculados por eles. Por exemplo, uma estrutura em que as decisões são ou aprovado por um gerente, ou aprovado por seus representantes autorizados com base em diretrizes anteriores do gerente, é a gestão de cima para baixo.
Aspectos positivos - incluem a sua eficiência e excelente visão geral de níveis mais elevados. Além disso, os efeitos externos podem ser internalizados. Do lado negativo, se as reformas são percebidos a ser imposta "de cima", pode ser difícil para os níveis mais baixos de aceitá-los.
- Hierarquia é o topo que toma as decisões.
Uma abordagem "bottom-up"(de baixo para cima) é aquela que trabalha a partir da base de um grande número de pessoas trabalhando em conjunto, fazendo com que a decisão de surgir a partir de seu envolvimento articular. A decisão de um número de ativistas, estudantes, ou vítimas de algum incidente de agir é uma decisão "bottom-up".
Permite uma maior experimentação e uma melhor sensação para o que é necessário na parte inferior.
- O Grupo é livre para tomar a suas decisões.
Resumindo:
Top-down - de cima para baixo - Centralização - Liderança autocrática: o líder centraliza as decisões
Bottom-up - de baixo para cima - Descentralização - Liderança liberal: o líder delegava totalmente as decisões ao grupo e deixava-o completamente à vontade e sem controle algum.
O QC não teve nem o trabalho de colocar o enunciado completo! Jesus!