SóProvas


ID
2187226
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à Teoria Clássica da administração, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ótima questão. gabarito letra E.

    a teoria clássica via a organização sob um aspecto de comportamento de máquina. ela foi uma aborgadem totalmente mecânica, lógica e determinística. daí ela acabou recebendo a denominação de teoria da máquina.

     

    as outras alternativas são trechos tirados do livro citado abaixo, porém com trocas de palavras que fez com que a alternativa ficasse errada.

     

    fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 6 ed. pag 105

     

    rumo à eear porra!

  • B) para a Teoria Clássica a divisão do trabalho pode acontecer em duas direções: divisão vertical do trabalho e divisão transversal do trabalho.

    "Para a Teoria Clássica, a divisão do trabalho pode dar-se em duas direções, a saber:

    a. Vertical, segundo os níveis de autoridade e responsabilidade (como na escala hierárquica de Fayol ou no princípio escalar de Mooney), definindo os escalões da organização que detêm diferentes níveis de autoridade. A autoridade aumenta na medida em que se sobe na hierarquia da organização. A hierarquia define a graduação das responsabilidades conforme os graus de autoridade. Em toda organização há uma escala hierárquica de autoridade (princípio escalar ou cadeia escalar). Daí a denominação autoridade de linha para significar a autoridade de comando de um superior sobre um subordinado.

    b. Horizontal, segundo os diferentes tipos de atividades da organização (como na especialização de Fayol ou no princípio de homogeneidade de Gulick). No mesmo nível hierárquico cada departamento ou seção passa a ser responsável por uma atividade específica e própna"

    E) Teoria Clássica também recebe o nome de teoria da máquina, tendo uma abordagem mecânica, lógica e determinística da organização.

    4. "Teoria da máquina"

    A Teoria Clássica recebe a denominação de teoria da máquina pelo fato de considerar a organização sob o prisma do comportamento mecânico de uma máquina: a determinadas ações ou causas decorrem determinados efeitos ou conseqüências dentro de uma correlação determinística. A organização deve ser arranjada tal como uma máquina. Os modelos administrativos correspondem à divisão mecanicista do trabalho, em que a divisão do trabalho é a mola do sistema. A abordagem mecânica, lógica e determinística da organização foi o fator que conduziu erradamente os clássicos à busca de uma ciência da Administração.