O sistema de laje nervurada tem sua origem em 1854, quando William Boutland Wilkinson patenteou um sistema em concreto armado de pequenas vigas regularmente espaçadas, onde os vazios entre as nervuras foram obtidos pela colocação de moldes de gesso, sendo uma fina capa de concreto executada como plano de piso.
Uma laje nervurada é constituída por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa. Esse elemento estrutural terá comportamento intermediário entre o de laje maciça e o de grelha.
Segundo a NBR 6118 lajes nervuradas são "lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte."
"As lajes plissadas são estruturas resistentes pela própria forma empregadas normalmente em coberturas, podendo adquirir os mais diversos formatos, inclusive circulares. Também é utilizada em muros de arrimo, pois sua forma resiste com eficiência às cargas horizontais (empuxo), provenientes das ações dos aterros ou da água.
É empregada mais para coberturas de grandes vãos. Possui uma ação portante tripla por apresentar um efeito de laje, de placa e de treliça."
Fonte: http://portalvirtuhab.paginas.ufsc.br/laje-plissada/